Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Wired Sound - Entre no mundo de Serial Experiments Lain

Foram inúmeras as vezes em que citei Serial Experiments Lain aqui no blog, isso porque eu me empolgo demais quando começo a falar sobre o meu anime favorito. Acho SEL uma obra maravilhosa que passa uma essência muito própria. Sei bem que nem todo mundo gosta, que tem uma história esquisita e exatamente isso faz um bocado de gente se afastar, mas creio que quando você pega essa essência, fica difícil não se apaixonar.



Uma das coisas que estão presentes no anime é a Wired, que é como se fosse a internet. No entanto é algo um tanto distorcido. É comum aparecer muitos fios e chiados no anime, e a Wired te faz se conectar como se fosse uma realidade virtual psicodélica estranha, algo semelhante à Matrix de Neuromancer.

A sensação que tenho é que a Wired é um ambiente Seapunk, ou seja é algo avançado, no entanto é retro-futurístico. Isso porque você pode ver através da tela do Navi (o computador desse universo) e Navi Portátil (smartphone do universo), ou pode se conectar. Mas o anime não explica com clareza se você realmente entra na Wired ou se é apenas simbólico os personagens andando e conversando. Isso porque o ambiente não é todo certinho, é uma bagunça, chiado, distorção.

Facilmente vagar pela Wired faz pensar em estar no ano 2000 e vagar pela internet de madrugada, achando sites estranhos com designs psicodélicos e música eletrônica em formato mid tocando automaticamente. Eu lembro que no começo dessa década achei um simulador de Navi em Flash, ele não fazia nada, mas ver em tela cheia a interface de um Navi rodando no meu PC era maravilhoso. Na época o Google não era popular e era complicado achar coisas, eu vagava atrás de informações e até cheguei a fazer um site sobre Lain.

E uns tempos atrás um leitor (Jonathan Lucas) me mandou um site que me fez cair o queixo e ficar apaixonado imediatamente. O Wired Sound. É um site de um fã de Serial Experiments Lain feito em 2013, no entanto o projeto do cara não é comum, não foi um mero "Vamos falar coisas sobre esse anime". Ele parece uma verdadeira simulação do que é entrar na Wired.

O dono é programador e lá há diversas coisas que lembram o começo da década de 2000, jogos estranhos, imagens soltas, música psicodélica e muito chiado! Você vai vagando pelas páginas, vendo o conteúdo e se sente absorvido pelo lugar. A sensação é de estar de volta à conexão discada e descobrindo um novo mundo.

Um detalhe especial que pode chamar a atenção são as páginas em relação a sensações. Se você clicar na imagem da Lain da tela inicial, irá ser enviado para uma página com um nome, normalmente só uma palavra, um fundo psicodélico distorcido, uma imagem trêmula e música de fundo. No entanto todos esses elementos tem ligação, se unindo para formar uma única sensação. Por exemplo a página "Hidden" (escondido) que o fundo é preto, cheio de minúsculos olhos piscando, a imagem do meio são de grandes olhos preocupados tremendo. A música eletrônica de fundo tem uma mulher com voz suave cantando "Eu vejo você... Você me vê...".

Enfim, curte projetos que ressaltam a cibercultura? Tá afim de entrar de madrugada na internet e curtir um momento tranquilo, porém psicodélico com um certo toque aconchegante? Definitivamente Wired Sound pode te transportar para esse climinha noturno envolvendo tecnologia e estranheza. Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. "...[eu vagaba] atrás de informações e até..." Sky, por quê você tá se chamando de vagaba?

    Nossa, Lain é um dos meus animes favoritos. Lembro que meu cérebro deu um nó na primeira vez em que assisti. E ainda tinha aquela abertura... É coisa da minha cabeça, ou a letra da música foi feita pra insultar quem assiste? Porque eu me sentia ofendido quando a mulher dizia: "And you don't see to understand". Parecia que ela tava me zuando porque eu não entendia porra nenhuma do anime.

    ResponderExcluir