Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Destrave conquistas em jogos antigos de Snes, GBA e etc

Todo mundo sabe que as conquistas em jogos são coisas que ajudam a elevar demais a vida útil da coisa. Com elas não basta você passar de um objetivo, mas você tem que passar de uma determinada maneira, coisas como "Vença um chefe sem usar armas de fogo" ou "Consiga uma pontuação X" gera uma pressão a mais no jogador, um "Você se acha bom? Então tenta fazer isso dessa maneira...". O fato de ser exibido para os amigos melhora ainda mais a coisa.


Infelizmente as conquistas só se popularizaram de verdade com a vinda da sétima geração de consoles, antes disso as conquistas eram algo "particular" de cada título e mesmo assim pouquíssimos tinham. A ideia de colocar algo para ser exibido para outros jogadores veio com a Xbox Live, e depois disso as outras empresas copiaram.

Mas apesar disso, imagina como seria legal se uma época "retro" tivesse adotado esse sistema? Por exemplo se o inovador Telegame tivesse dado certo e em plenos anos 80 tivessem implementado esse sistema para exibir aos amigos? Seria simplesmente um verdadeiro espetáculo, e até hoje muita gente joga jogos antigos pra caramba, vemos pessoas apaixonadas por certos títulos. Sendo assim foi uma surpresa quando o leitor Victor Fregati me apresentou algo chamado RetroAchievements.

Como já falei em uma matéria aqui no Nerd Maldito, os emuladores são muito mais importantes do que se imagina, mas além da importância natural deles, também abriram uma série de possibilidades incríveis como entrada de vários títulos para o fantástico mundo dos mods, coisa que para a maioria dos jogos era impossível, e assim surgiram emoções inéditas como jogar Super Mario 64 em modo cooperativo.

E o RetroAchievements é exatamente nesse estilo, só que é como se fosse uma Xbox Live, Steam ou PSN do mundo dos jogos antigos. Você se cadastra e baixa o emulador do console que você quer, e esse emulador trás suporte a conquistas em jogos. Quando você as obtém, elas são registradas na sua conta e seus amigos podem ver!

Uma coisa muito legal é que o suporte aos títulos é imenso, fazendo assim com que mesmo alguns bem desconhecidos sejam acessíveis, E são vários consoles, Mega Drive, Nintendo 8 Bits, Super Nintendo, Game Boy, Game Boy Advance e até mesmo jogos antigos de computador! Então sabe aquele joguinho antigo que você já zerou tantas vezes? Que tal dar um tempero a mais nele? Clique aqui para conferir.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Caraca, acabo de fazer os cálculos e cheguei à conclusão de que agora já posso parar de trabalhar e de fazer qualquer coisa da vida e mesmo assim sempre terei achievement de joguinhos para conquistar, enquanto viver!

    ResponderExcluir
  2. Curti demais, já estou fazendo download XD Valeu pela dica, Sky!

    ResponderExcluir