Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Koutetsujou no Kabaneri - Quase clone de Attack on Titan

Esse anime me foi indicado pelo leitor Silas, quando fui dar uma conferida nas imagens do google já achei interessante pela semelhança com Attack on Titan e logo depois descobri que não era mera coincidência. É um anime do mesmo diretor e feito pelo mesmo estúdio e assim a obra ficou com um toque realmente semelhante demais e fui dar uma conferida em "Kabaneri of the Iron Fortress".



A história se passa em uma realidade alternativa durante a revolução industrial quando um misterioso vírus aparece e começa a transformar as pessoas em mortos vivos chamados Kabane, criaturas sedentas por sangue prontos para atacar agressivamente qualquer humano. Porém a sua força surreal e quase invulnerabilidade faz as pessoas ficarem indefesas.

Sem alternativa de combate, a humanidade constrói fortalezas ao redor de estações de trem, se tornando assim o meio de transporte mais seguro para o mundo exterior, porém constantemente sofrendo ataques. E a trama tem foco na fuga dos cidadãos de uma das fortalezas quando um dos muros cai e o lugar é invadido.

O universo do anime é interessante pra caramba, bem bolado e tem toda uma cultura, pequenos detalhes que vão sendo apresentados aos poucos como por exemplo a paranoia das pessoas, como cada um que entra na cidade tem que ficar pelado e analisado parte por parte para ver se não tem uma mordida.

Mas apesar de tudo tenho que assumir que simplesmente não consegui me empolgar. Visitei um fórum e pelo jeito as pessoas estão gostando bastante, mas não consegui sentir carisma no anime, o que é estranho porque vi que é cheio de coisas interessantes, mas simplesmente não me empolguei. Me pareceu meio "Ah, eu já vi isso antes...".

Muito provavelmente isso é graças ao próprio Attack On Titan, lembram que falei na análise de Far Cry o quanto achei a coisa absurdamente parecida com Crysis? Pois é, aqui a sensação foi realmente no mesmo estilo, todo esse negócio da humanidade em fortalezas, as pessoas absurdamente medrosas, até mesmo o jeito de agir dos personagens. Tudo é tão Attack On Titan...

Eu acho que todo autor tem isso, ideias fantásticas que poderiam ser usadas com um pequeno detalhe mudado. Digo isso porque eu crio contos e as vezes me bate aquela sensação de "Nossa, mas e se ao invés disso eu colocasse aquilo?", e as duas ideias parecem boas, mas se eu fizer duas histórias vai ficar com carinha de "Que cópia safada" e então sou obrigado a escolher só uma.

Então a sensação que tive aqui foi a de que as duas foram escolhidas, mas maquiaram ao máximo para ficar distante. Por exemplo a história se passa durante a fuga no trem, e cada episódio vai mostrando novos desafios, ficando algo meio Battlestar Galactica, mas ainda assim eu simplesmente não consegui me desprender e a sensação que tenho é que é o mesmo universo e a qualquer momento pode aparecer um Titan ali.

E os personagens chatos pra cacete então? A líder que só fica "Gente, por favor, eu sou bondosa, sou muito bondosa, não façam isso" e ninguém nem aí pra vadia. O protagonista que pelo o que eu vi em fóruns de anime não fui só eu que o achei chato pra cacete, um baita chorão que fica de birrinha e tem uma história super Attack on Titan também mas ao invés de "Eu juro que vou matar TODOS os Titans!" é "Eu juro que vou matar TODOS os Kabanes!". A garotinha fofinha fodona "tonem aí" que luta pra cacete extremamente clichê de anime. O militar paranoico que quer matar o protagonista a todas as custas e não para de mostrar isso.

Ou seja, é um baita kit de personagens chatos pra cacete, isso sem contar com os cidadãos né? Não param de gritar, e aquela sensação de ingratidão constante dá um toque de realismo a coisa, mas ainda assim forçam tanto que chega ao exagero. Parece que fora os militares e amigos do protagonista, ninguém na cidade inteira tem vontade de tomar alguma atitude, só gritar e apontar os dedos dizendo quem é que tem que morrer porque pode tá infectado.

Os Kabane também não são lá a coisa mais original não viu, todo mundo sabe que zumbis são inimigos super comuns, aí tacaram um detalhe excêntrico, um ponto fraco luminoso amarelo, sabem? Igual aqueles de Lost Planet e uma penca de outros jogos, pois é... O que também os torna apenas algo meio genérico.

A animação é maravilhosa, mas também não conseguiu ter aquele impacto porque mais uma vez parece ter ficado às sombras de Attack On Titan que também apresentava exatamente o mesmo traço da coisa. Ou seja, é aquela coisa linda mas que não foi uma surpresa como quando vi na primeira vez e disse "Eita!".

Eu sei que eu to pegando no pé, mas enquanto existe a coleção de mangás de Shingeki no Kyojin, Koutetsujou no Kabaneri saiu direto pra anime. Isso me fez ter aquela sensaçãozinha ainda maior de um caça-níquel safado sem alma. Sim!!! Eu sei que tem animes maravilhosos que não foram baseados em mangás, mas esse em especial me passou bem essa sensação de "Nem precisa ser baseado em nada não, vamos só fazer um sucesso com algo parecido!".

A ausência de mistério é algo que também mata, e isso não é frescura! Em Attack on Titan você se via diversas vezes com o "Caramba! O QUE É ISSO?!", você não sabia por que aconteciam certas coisas, os Titans são estudados, não se sabe quase nada sobre eles. Muitas vezes você se pergunta como. Nesse aqui tudo já é revelado logo de primeira, existe mistério nenhum na bagaceira e os episódios se resumem a viajar de trem, enfrentar o perigo e passar.

Aliás, a diversão do anime se concentra mesmo nas dificuldades que encontram, um lugar bloqueado, problemas no trem. Não é aquele tipo que você quer assistir porque quer descobrir o que está por trás daquilo, mas sim pra passar o tempo ver como os personagens vão enfrentar determinadas situações que vão aparecendo no caminho.

Enfim, eu sei que eu comparei demais com Attack On Titan, mas qual é né? Os criadores quase imploraram para que o povo fizesse essa comparação. O anime não é ruim e tenho certeza que a maioria das pessoas vai gostar bastante, mas eu simplesmente não consegui me empolgar com ele. Tem um universo interessante, tem muitas cenas de ação, mas me pareceu muito uma obra sem carisma por sugar muito de outra. De qualquer forma recomendo ao menos assistir os três primeiros episódios, talvez você adore, mas eu acho que vou ter que esperar uma segunda temporada pra ver se animo.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. pra n esta vendo esse anime assistam ele é bom

    ResponderExcluir
  2. Caramba Sky, não sabia que você assistia animes em temporada.(tradução: animes em exibição)

    Eu concordo com essa falta de empolgação vendo o anime, eu acho que o pessoal do estúdio tava pensando o seguinte:
    "-Ei, cambada! Vai sair atrasada a segunda temporada de Attack on Titan!!!"
    "-Oh, não! Como nós iremos tirar dinheiro desses otaquinhos fãs dessa desgraça?!!"
    "-Tive uma idéia!!! Vamos pegar Attack on Titan, mudar o nome, mudar o universo e os personagens. Pronto! Virou outro anime!!!" '-'

    Clonagem safada essa aí! Até parece...

    SPOILERS!!!

    ... o Shirou e o Archer de Fate/stay night. Maior dupla Ctrl/C + Ctrl/V da história dos animes.

    ResponderExcluir
  3. dessa temporada eu recomendaria re:zero msm, e JoJo, mas JoJo já é a 4° temporada e o estilo de JoJo é meio diferente, muitas pessoas não dão nem chance pro anime pot causa dos traços e coisas assim, mas quem vê geralmente se empolga com o universo do anime

    ResponderExcluir
  4. Nossa na hora que li o título da postagem pensei: CARALHO OUTRO ANIME SOBRE ZUMBIS! Afinal até então eu só conhecia um anime sobre zumbis até o momento, e lá no Japão as produtoras não gostam de ter sua imagem relacionada a zumbis, por algum motivo isso não é algo que faz muito sucesso no Japão. Só que dai li a postagem me desanimei um pouco, porém acho que vou ver se assisto algum dia com os amigos...

    Agora sobre o único anime de zumbis que conheço(que eu assisti) é o HOTD, muita gente fala mal dele simplesmente porque é Ecchi e tal, mas porra.. vou te falar, eu nunca vi um universo de zumbis mais bem apresentado que aquele, EM NADA, nem em filmes, nem em séries, nada. Lá mostra como acontece o começo do apocalipse zumbi, todo o sofrimento, e a desgraça da coisa, e como o mundo muda, como as pessoas mudam, tem uma cena que é a minha preferida, é o seguinte: Tem duas colegiais que estão fugindo dos zumbis, ai elas seguram a mão e então dizem "vamos ser amigas pra sempre nunca vamos deixa uma ou outra pra trás" e dai elas começam a subir uma escada pra fugir dos zumbis, e então a que tava atrás tem o pé agarrado por um zumbi, e pede desesperadamente ajuda pra outra, então a outra fala "SOLTA A MINHA MÃO" e a outra gritando pedindo ajuda dela, então ela repete "EU DISSE SOLTA MINHA MÃO" e começa a chutar a cara dela kkkk até que se solta pra sair correndo e se deparar com outro zumbi e ser pega... Mas enfim, além disso tudo, é legal que além de focar nos personagens principais, o anime ainda mostra como a política se posiciona sobre assunto, o impacto que tem, revoltas que são formadas nos locais que ainda são seguros da cidade, e sempre mostrando o enorme desespero das pessoas, enfim o anime é muito bom, eu recomendaria você assistir Sky, mesmo sabendo que você provavelmente não ia considerar muito por ser Ecchi, mas eu afirmo, apesar do Ecchi, ele é sério.

    ResponderExcluir
  5. Satama

    Eu assisto qualquer anime, estando ou não em exibição, o que depende é do meu ânimo pra coisa no momento, às vezes assisto um atrás do outro, mas na maioria das vezes eu fico meses ou passa de um ano sem eu ver nenhum, então depende mesmo.

    Unknown

    Quando esse anime saiu eu assisti o primeiro episódio, eu tenho quase certeza que li parte do mangá também, mas nunca continuei. Talvez um dia eu veja inteiro, mas depende da vontade do momento hehehe.

    ResponderExcluir