Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Entenda como funciona o jogo de cartas Illuminati

Em geral quando se ouve falar do polêmico jogo de cartas Illuminati New World Order (INWO), é sempre algo voltado para as supostas previsões presentes no jogo, todo aquele climinha de suspense sobre existir uma maldição ou uma teoria da conspiração cabulosa em cima delas. Mas você já se perguntou como é esse jogo? Quem joga isso morre ou o que? A verdade é que a lenda sombria envolvendo essas cartas é tão gigantesca que o povo até se esquece que no fim das contas ele faz parte do fantástico mundo dos jogadores de card games, sendo assim foi feito para oferecer o máximo de diversão possível. Essa postagem não é ensinando as regras do jogo, mas apresentando a jogabilidade.

Bom, eu fiquei interessado e decidi comprar dois decks desse jogo no final de 2014 e deu um total de 54 dólares (com frete já incluso), na época o dólar estava subindo, mas não estava um grande exagero. Comprei dois porque sabia que não iria achar ninguém tão facilmente para jogar, até porque nunca foi lançado no Brasil.

Agora um mistério que me prende demais, o que diabos aconteceu comesse jogo? Depois de toda a treta que rolou em cima dele a desenvolvedora deveria ter investido pesado pra lucrar um bocado com a coisa, certo? Pois é... Mas isso não aconteceu, pra falar a verdade as pessoas parecem não terem se importado muito em adquirir uma cópia da coisa. Claro, quando você fala sobre elas ficam doidas pra comprar e o fato de não ter sido lançado oficialmente no Brasil é o que desanima, mas tudo dá a entender que ninguém tá nem aí.

Seu lançamento foi em 1995 e ganhou o Prêmio Origins de Melhor Jogo de Cartas em 1997, o que leva a entender que pelo menos até aquele ano ele ainda era fabricado. A última informação que vi sobre ele foi de 2002, em relação a data de fabricação de uma caixa de boosters (aqueles pacotinhos) que vi a venda no amazon. Acredito eu que tenha sido esse o ano que cancelaram a coisa, faz bastante sentido até já que os ataques às torres gêmeas aconteceu em 2001 e levando em conta que até um trailer do homem aranha foi proibido na época, em meio à revoltas as pessoas podiam até tacar fogo na empresa por fabricar essas cartas.

Mas bom, o negócio chegou em março de 2015, lacrado e tal, fiquei super empolgado. Abri e foi uma surpresa e coincidência enorme ver no manual escrito "Março de 1995", exatamente 20 anos depois. Quando abri tinha um cheirinho de mofo kkkk, assim era aquele cheiro de novo que papel costuma ter, porém meio adocicado. Mas foi um baita de um prazer ter em mãos essa maravilha. Acredito que o jogo possa não ter sido um sucesso e ficado uma penca sem vender, lacrados.

Uma indicação do fracasso foi o lançamento do "Illuminati: Bavarian Fire Drill" em 2007, que muitos pensaram que era uma expansão, mas na verdade era uma expansão de um jogo lançado pela mesma empresa em 1982 e que inspirou IWNO, que foi o "Illuminati: The Game of Conspiracy". Ou seja... A empresa deu preferência a expandir um jogo de 25 anos antes ao invés de um de 12 anos antes, realmente me parece que não foi um sucesso a coisa.

O que comprei foi um kit com dois decks, especialmente dedicado a quem quer iniciar, "Unlimited Edition Starter Set", a coisa é bem simples, vieram duas caixinhas e atrás o manual dobrado pra ficar do tamanho delas, isso investido por um plástico.

Fui então dar uma lida sobre como funciona o jogo, saiba que embora seja possível jogar uma partida que contenha somente duas pessoas, depois descobri que para que tudo fique realmente divertido, é preciso de pelo menos três pessoas envolvidas e até seis pessoas podem jogar de uma vez, sendo assim não é o típico card game como o de Star Wars por exemplo que é só um contra um.

O universo do jogo

Esse jogo tem uma ligação extremamente forte com a Trilogia Illuminatus, aqueles livros que dispararam de vez a paranoia no mundo e fizeram muitos ficarem loucões acreditando que "ELES" estão nos observando nesse instante. Sendo assim, a primeira coisa que você tem que notar, e que vai ser uma surpresa pra muita gente, é que não é um card game "DO MAL!", mas sim algo que é ironia e sarcasmo puro. Tem um clima obscuro, porém a zueira pode rolar solta. Mas obviamente quem acredita em teorias da conspiração não crê que algo ser engraçado signifique alguma coisa, já que o capeta se camufla com tudo kkkk.

Então aqui o que temos  são várias sociedades secretas que querem dominar o mundo e estão manipulando tudo e todos, porém precisam disputar para chegar ao seu objetivo primeiro e para isso terão que acabar com a concorrência. Todos eles são illuminati, mas com visões diferentes do futuro.

Os grupos presentes


Os adeptos de Hermes - Estão lembrados da Ordem hermética da aurora dourada? Desvendando a magia através da ciência? Muitos acham que ela acabou, mas a verdade é que apenas se ocultou nas sombras e quer criar um novo mundo onde a magia é algo comum e visto meramente como uma parte não compreendida da ciência.

Os Illuminati de Baviera - Os que dizem ser a verdadeira ordem dos Illuminati, procuram levar uma era de prosperidade ao mundo, com o máximo de 500 mil pessoas vivendo no mundo e um ambiente de prosperidade e harmonia entre a terra e a humanidade.

O Triângulo das Bermudas - O tempo é meramente mais uma barreira que é facilmente superado por essa sociedade secreta que pode estar em qualquer lugar não somente agora, mas em qualquer período. Através do portal localizado no Triângulo do Diabo, essa sociedade não vê apenas o presente, mas o futuro e o passado como um todo, que ela está pronta para dominar.


A Sociedade da Discórdia - Eles querem levar a terra à sua mais pura e verdadeira essência, o caos! Ao dominar o mundo, a religião discordianismo será aplicada a todos, permitindo assim que as pessoas sejam livres em uma essência pura em que o bem e o mal não existem.

Os Gnomos de Zurique - Lembram daqueles poderosos banqueiros que controlam e economia mundial? Pois eles existem de verdade! Levando governos à falência e à glória para seu próprio benefício, tempos de crise e progresso, guerra e paz, os Gnomos de Zurique tem o dedo em tudo que envolve dinheiro.

A rede - Sabem a sinistra Deep Web? É lá onde habitam aqueles que querem dominar o mundo através da tecnologia, eles tem olhos em todos os lugares, hackers poderosos estão prontos para invadir, roubar dados, trocar informações e conseguir tudo que quiserem, tendo todos os contatos necessários, pois a era dos computadores chegou e o futuro é a tecnologia.

Os servos de Cthulhu - A mente humana é incapaz de compreender o poder imenso de criaturas de outra dimensão, mas há aqueles que as teme e adoram, cultistas querem abrir um portal interdimensional na terra e trazer os seres dos Mitos de Cthulhu para andarem entre humanos e recompensarem aqueles que abriram foram fieis.

A sociedade dos Assassinos - Nada é verdade, tudo é permitido... A ordem dos Assassinos um dia esteve a vista de todos, mas se ocultou nas sombras e passou a manipular o curso da história através de assassinatos de figuras famosas, guiando a humanidade para a iluminação através de terrorismo constante, porém sem deixarem rastros.

Igreja do Subgenius - O mundo é mais estranho do que parecem, todas as pessoas são influenciadas por um mal conhecido como Nhee Ghee, porém a Igreja do Subgenius vai acabar com todas as religiões e tornar ela mesma a única existente, garantindo várias vantagens como sexo com pessoas gostosas, beleza além da compreensão humana, entre outras coisas mais.

Os OVNIS -  Eles estão entre nós! Alienígenas como a raça dos Greys dão o que falar em teorias da conspiração, mas era tudo verdade! Eles controlam os governos, estão disfarçados como humanos e querem assumir o controle da terra sem interferências.

Shangri-La -Em um lugar do mundo existe um lugar onde apenas seres iluminados estão, é uma terra chamada Shangri-la, porém está na hora de usarem essa superioridade para segurarem as rédeas da humanidade e guiarem para um novo curso.

Cada grupo tem seus objetivos próprios e se conseguirem atingi-los, é uma das formas de ganhar o jogo, mas há outras como destruir todos os inimigos.

Os tipos de cartas

Cada deck do jogo é dividido em dois baralhos, eles tem versos de cores diferentes. O baralho de enredo, que tem o verso azul e o baralho de grupos, que tem o verso vermelho. As cartas de enredo mostram acontecimentos que vão rolando durante o jogo, lembre que a coisa é pra ser vista como uma historinha envolvendo teoria da conspiração. Já a cara de grupos, mostra corporações, celebridades, lugares e outros grupos envolvidos durante o jogo.
Existem quatro tipos de grupos no jogo, as organizações, os illuminati (aquele grupos que citei ali em cima), lugares e personalidades. E esses são os que vão estar presentes o tempo todo durante a partida, enquanto as cartas de enredo são em geral momentâneas, coisas que acontecem e muitas vezes são direcionadas a um desses grupos presentes.

Os alinhamentos de grupos

Existe uma coisa no jogo chamada "Alinhamento", que são as formas de se ver as coisas do ponto de vista de um grupo. Existem os seguintes alinhamentos:

Governamental - Estão envolvidos diretamente ao governo e são opostos às Corporações.
Corporações - Ligadas diretamente aos negócios e lucro, são opostas ao alinhamento Governamental.
Liberais - São grupos relacionados politicamente à "Esquerda" e são opostos aos Conservadores.
Conservadores - Gostam das coisas à moda antiga e são opostos a Liberais.
Pacifistas - São contra o uso da força e opostos aos grupos Violentos.
Violentos - Acham que mudança só acontece na marra e são opostos a grupos Pacifistas.
Populares - Não seria exatamente essa a tradução para "Straight" nesse caso acho que seria o mais adequado, são os grupos que estão acomodados com as coisas como são e são opostos aos Esquisitões.
Esquisitões - Estão à margem da sociedade e são opostos aos Populares.
Criminosos - Cometem fraudes e fazem todos os tipos de crimes, se dão bem às custas do suor e sangue de cidadãos comuns. São opostos aos Fanáticos.
Fanáticos - Esses conseguem ver muito bem a conspiração, coisas que os outros não veem, eles notam o que está acontecendo lá fora e são opostos aos Criminosos.

Os alinhamentos são grupos controlados pelos illuminati e quando aqueles do mesmo tipo trabalham juntos, ganham bônus, por outro lado recebem penalidades se grupos diferentes trabalham juntos. Por exemplo se os pastores de televisão decidem promover o amor entre gays, recebem uma penalidade imensa em cima disso, já que um dos grupos é dos "Populares" e o outro é dos "Esquisitões". Por outro lado se o programa de TV do dinossauro Viking Björne decide apoiar os escoteiros, ambos receberão bônus, pois são "Pacifistas".

Os mestres e as marionetes

O jogo tem uma mecânica de mestres e marionetes, lembre-se que estamos falando de conspiração, então sabem aquele negócio de "O governo é controlado pela mídia!"? É basicamente isso que acontece aqui, cada grupo vai controlando outro. O primeiro grupo é o Illuminati que você escolheu e ele tem quatro setas apontando para fora da carta, ali você pode encaixar os grupos que o seu Illuminati controla.

Mas o Illuminati é só o começo da coisa, as outras cartas de grupo sempre tem uma seta apontando pra elas, significando que são a marionete de alguém, e tem setas apontando pra fora delas, significando que serão os mestres dos grupos que você encaixar ali. E que fique claro que grupos podem ser de tudo, desde nerds jogadores fracassados de video game até políticos famosos. OS ILLUMINATI ESTÃO POR TRÁS DE TUDO! Dessa forma pode-se rolar coisas engraçadas colocando grupos inusitados controlando outros.

E assim você vai tendo grupo controlando grupo, alguns sendo mestres, alguns sendo fantoches, alguns podendo controlar mais que um grupo, e outros tendo setas para controlar apenas um ou nenhum, e assim vai formando a sua "Estrutura de Poder". Quanto mais grupos você tiver, mais poderoso será. E era a essa ligação que eu me referia quando falei de um grupo "apoiando" outro, era essa ligação que eles tem.

O enredo acontecendo

Enquanto um grupo vai controlando o outro, os Illuminati vão tentando se destruir e usando esses grupos para se atacarem. Cada grupo sempre tem um ponto de ação, ele pode ser usado para atacar e para defender, se você decide usar esse ponto para atacar, significa que até o seu próximo turno, não terá ação, não podendo assim se defender se acontecer um ataque. Por outro lado você pode receber o apoio das cartas dos grupos que estão ligados a aquele, que podem defendê-lo, os ataques são feitos baseados nas estatísticas da carta e lançamento de dados para definir acertos e erros.

É preciso estratégia, por isso você tem que ser esperto, vamos supor por exemplo que você use todos os pontos de ação de todos os seus grupos e cometa uma penca de ataques direcionados a determinados grupos, pode ser bonito de se ver, mas quando seu turno acabar, todos os jogadores vão estar olhando para sua estrutura de poder e vendo o quanto ela vai estar vulnerável.

Mas além da sua estrutura de poder, você conta com as cartas de enredo, e com elas pode aplicar ações instantâneas, se livrando de muitos ataques ou aperfeiçoando outros, o enredo pode fazer tudo quanto é tipo de coisas. Por exemplo existem as cartas de assassinato, como o veneno, que são exclusivas para personalidades, enquanto existem cartas de desastres naturais (lembram do HAARP? Os Illuminati podem controlar o tempo!) que podem ser lançados em lugares e detonar tudo.

Os jogadores podem atacar as estruturas de poder para destruir ou para controlar. Sendo assim se decidem destruir um grupo, ele cai e leva todas as suas marionetes junto. Já os ataques para controlar te deixam no controle daquele grupo e das marionetes. Nessa parte existe todo aquele sistema de alinhamentos, sendo que uma marionete do mesmo alinhamento que o mestre é mais fiel que uma marionete oposta a aquela causa.

Tudo quanto é conspiração existe dentro do jogo, sabe a Sociedade Secreta dos Vampiros? Ela existe aqui, vacina com vírus pra matar a população? Tá presente também! Desarmamento para que os cidadãos não possam se proteger? Com certeza você acha! Então tudo quanto é história envolvendo "ELES" ou algo muito grande que está oculto é visto aqui.

O apoio e negociações

Sabem o viciante jogo Munchkin? Ele é cheio de traições e é possível pedir a ajuda de outros jogadores, lembram? Pois é, há quem diga que Munchkin é um subproduto de Illuminati, pois além de ser da mesma empresa, existe uma certa semelhança na mecânica de jogo, como os dois decks presentes. Além do mais, Munchkin é de 2001, se Illuminati teve descontinuidade em 2002 mesmo, há uma lógica em continuar a diversão de outra forma.

E aqui é a parte que tem a ver com o que falei no começo da matéria, que é bom ser jogado com no mínimo três pessoas. Isso porque se você estiver sendo atacado, pode negociar com outro jogador da mesa, pedir ajuda naquele momento e oferecer algo em troca. Alianças e traições são um dos brilhos de Illuminati, além de que a estratégia pode rolar solta, um grupo não simplesmente vai ficar parando ver outro crescer, os jogadores caem em cima uns dos outros, tem suas prioridades e veem oportunidades constantemente.

Outros detalhes

E claro, existem várias outras pequenas coisas no jogo que tornam ele muito mais divertidos, por exemplo se um jogador tiver controle em um tipo de grupo e outro jogador ter aquele mesmo grupo na mão, ele não pode controlá-lo, no entanto aquilo se torna uma carta de espião, ou seja o grupo tem um traidor com informações.

As cartas de recursos são outras que tornam a coisa super interessante, elas servem para fornecer vantagens ao jogador enquanto controlá-la. Por exemplo se a pessoa tiver a carta "Brasil", os recursos naturais do lugar fornecem uma ação extra por turnos. Mas cartas de recursos não são apenas lugares, tem de tudo indo desde tecnologias a itens mágicos.

Por exemplo estão lembrados do livro maldito Necronomicon? Ele é uma das cartas, e se você tiver controle sobre ele, o poder do grupo é dobrado! No entanto as criações do H.P. Lovecraft vem com um preço não é? E no caso do Necronomicon esse poder é mais que destrutível, portanto apesar do jogador ficar poderoso, se ele tirar 11 ou 12 ao fazer qualquer ação, o grupo é destruído imediatamente!

Considerações Finais

Então agora quem conhecia apenas a lenda por trás do jogo Illuminati, agora conhece também a mecânica do jogo. Legal pra caramba não é? Os decks que comprei vinham cada um com 55 com cartas aleatórias, sendo padrões apenas a quantidade de tipos de cartas, sendo assim eu poderia comprar várias vezes e sempre teria cartas diferentes.

Uma dica para conseguir de uma forma mais barata o jogo, é comprar via boosters e procurar o manual de regras na internet mesmo, quando vi que uma partida de quatro jogadores é a mais agradável, ao invés de comprar outro pacote inicial, decidi comprar 10 boosters (aqueles pacotinhos) de 16 cartas, cada booster custou 3,99 e com o frete no final ficou pouco mais que 50 dólares. O manual de regras diz que a quantidade recomendada pra um deck "ok" é 45 cartas, sendo assim comprar 10 pacotes me deu 160 cartas extras, o suficiente para criar três decks e ainda sobra cartas pra dar uma variada. Comprei no ebay, mas no mercado livre vendem também e pode sair bem mais barato.

E quanto ao jogo ser em inglês, não se assustem, leiam minha matéria sobre jogar cardgames em inglês ser ridiculamente fácil e vão ver que esse é um medo que as pessoas tem, mas que se pensarem um pouco é uma coisa bem boba, pois não precisam saber absolutamente nada de inglês e conseguir jogar tranquilamente. Mas e aí, o que acharam do jogo? Parece divertido pra vocês? *-*

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Realmente parece interessante.
    Eu fui um dos que aderiram a essa onda das teorias da conspiração, mas estou mais preocupado com outras coisas agora, como o avanço da quebra de valores morais, do que ficar maquinando sobre o olho que tudo vê usado à exaustão em tudo quanté lugar (apesar disso estar interligado).

    ResponderExcluir
  2. Então, andei olhando aqui e no mercado livre não tem muita coisa não, ão poucos boosters e tal . Mas tem um la muito louco, deve ter todas as cartas haha .

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-685518167-inwo-illuminati-one-with-everything-factory-set-lacrado-_JM

    ResponderExcluir
  3. Sky fica brincando de ser Illuminati, qdo eles te pegarem vai ver que a parada é seria '-'

    Mas aproveitando o tema, quais as chances de rolar um post sobre "I, pet goat 2"?

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a e assustador... quero ter todas as cartas sabendo q os fatos ocorrem... colocar na sequencia, ate porque a carta enogh is enogh eh do trump....confirmado agora em novembro dezembro de 2016...

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a e assustador... quero ter todas as cartas sabendo q os fatos ocorrem... colocar na sequencia, ate porque a carta enogh is enogh eh do trump....confirmado agora em novembro dezembro de 2016...

    ResponderExcluir
  6. Olá, uma dúvida : vc comprou o jogo de onde exatamente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só fui no ebay e procurei por "illuminati deck" aí escolhi algum dos vendedores. Vi que o preço aumentou absurdamente. Só achei preços absurdos.

      Excluir