Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Conheça a chamativa aparência do Batman Original

Uma coisa que todo mundo sabe muito bem, é que naturalmente com o tempo, Super Heróis vão sofrendo alterações, isso ocorre especialmente porque as tendências mudam e esteticamente algumas coisas envelhecem, ficando interessante dar uma atualizada. Quem nunca foi olhar as versões anteriores de alguns heróis e achou um tanto brega? Por exemplo o Flash, que usava uma coisa parecida com uma panela na cabeça. E com Batman não poderia ter sido diferente, no entanto o herói sofreu uma mudança brusca já no início de sua existência, e hoje vou falar sobre ela.

Bom, como falei na matéria sobre a primeira história em quadrinhos em que Batman apareceu, tudo começou quando a revista Action Comics foi aclamada pelo público com a sua edição de estreia, apresentando o Super Homem em 1938, e isso deixou os editores bastante eufóricos, pedindo por mais super heróis. Isso fez com que o roteirista e desenhista Bob Kane decidisse inventar algo, e assim criou rascunhos de um herói chamado Bat-Man, depois disso mostrou para o amigo roteirista Bill Finger, que futuramente fez a seguinte declaração:

"Kane teve uma ideia para um personagem chamado 'Bat-Man', e ele queria que eu visse seus desenhos. Fui até Kane e ele tinha desenhado um personagem que se parecia muito com o Superman... Calças justas vermelhas, creio, com botas ... sem luvas, sem luvas ... com uma pequena máscara de carnaval, balançando em uma corda. Ele tinha duas asas rígidas que pareciam asas de morcego."

Essa imagem que coloquei não é a original, pois essa aparentemente se perdeu com o tempo, mas com base na descrição, é claro que fãs não podiam deixar de criar algo semelhante. Quanto a descrição sobre parecer o Super Homem, sei bem que talvez muitos não achem nada parecido, no entanto era os anos 30, como não existia uma base de Super Herói e uma quantidade enorme como hoje em dia, devia ser fácil achar parecido, e uma coisa como vestir uma cueca por cima da roupa coladinha não devia ser a coisa mais comum naquela época né? Hahaha.

Bill Finger é considerado co-criador de Batman por muitos, mas o coitado nunca recebeu os créditos devidos, mesmo lutando para tentar conseguir algum reconhecimento. A verdade é que no fim das contas foi ele que criou de verdade o Batman, isso porque é como se Bob Kane tivesse dado a ideia, e Finger a modificasse por completo, tornando-a completamente diferente do que era inicialmente, e também gerando a versão tão conhecida do herói, inclusive Bruce Wayne:

"A primeira inspiração para o nome de Bruce Wayne veio de Robert Bruce, o patriota escocês. Bruce, que é um playboy, deveria ter uma ascendência nobre. Queria um nome que sugerisse a guerra contra o colonialismo. Tentei Adams, Hancock ... então pensei em "Mad"Anthony Wayne."

Bob Kane publicou sua biografia em 1989 e nela também falou um pouco sobre a influência que Bill Finger teve sobre a criação do personagem, explicando:

"Um dia liguei para Bill e disse: Eu tenho um novo personagem chamado Bat-Man e fiz alguns esboços e croquis e gostaria que você desse uma olhada. Ele veio e mostrei-lhe os desenhos. Na época, eu só tinha criado uma máscara de carnaval para o rosto do Batman, como o Robin usaria mais tarde. Bill disse: 'Por que não fazê-la parecer mais com um capuz e encobrir o seu rosto?. Assim aparecem os globos oculares. Não é melhor só colocar fendas para os olhos para torná-lo com o olhar mais misterioso? Neste ponto, o Bat-Man vestia uma roupa vermelha; as asas, troncos e uma máscara eram negros. Eu pensei que o vermelho e o negro seria uma boa combinação. Bill disse que o traje era muito claro: "A cor ideal é cinza escuro para torná-lo mais sinistro. A capa parecia duas asas duras de morcego ligadas aos braços. Conforme Bill e eu conversávamos, percebemos que com isso ficaria complicado para Bat-Man entrar em ação. Assim foram transformadas numa capa, recortada para se assemelharem a asas de morcego, quando lutava ou se balançava para baixo em uma corda. Além disso, ele não tinha luvas. Foram adicionadas para que não deixasse impressões digitais."

Caramba, quantos detalhes ein? É estranho pensar em Batman sem luvas, mas sempre penso nisso mais como estilo ou uma ajuda para espancar os inimigos, do que algo mais profundo como evitar impressões digitais. Pensando na máscara de carnaval também é algo bobo, mas aí depois vemos que Robin realmente usa e todo mundo acha normal, será que o personagem teve alguma inspiração no Batman original?

Enfim, sei que muitos acabam pensando que é meio óbvio que se é o Homem Morcego, tem que ser preto, mas é questão de época e tudo mais, além disso se pensarmos bem, o Homem Aranha também tinha que ter roupa preta, é mais óbvio, não? Mesmo assim é um visual completamente "Cheguei!" e deu muito certo no fim das contas. Mas será que esse Batman daria certo da mesma maneira? Ou será que iria por um caminho completamente diferente? Tipo um herói mais animadinho e cheio das piadinhas como o Aranha? Mas digam aí, o que acharam?

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Com essa roupa o Batman nem precisaria do Robin para ser homossexual hauhauhau
    Brinks
    Mas essa roupa é bem parecida com a do Robin, devem ter aproveitado a ideia para fazer uma homenagem.
    O Bill Finger merecia créditos pela criação do Batman, até pq a roupa foi ele que criou, o Bob Kane só inventou o nome sozinho, e mesmo isso foi alterado de Bat-Man para Batman.

    ResponderExcluir