Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Veja a diferença entre Horror e Survival Horror segundo o criador de Resident Evil

Shinji Mikami é o criador da franquia Resident Evil, que obviamente é um dos mais fortes nomes em jogos de terror, por mais que com o tempo tenha seguido para o lado da ação. E o desenvolvedor acabou falando à revista wired, em uma entrevista sobre o jogo The Evil Within, sobre a diferença entre o jogo classificado como horror e o survival horror. Ele explicou que Survival Horror deve ser classificado como um sub-gênero, e a diferença crucial entre os dois tipos de jogos é que em Survival Horror o jogador precisa ter a sensação de que pode derrotar um monstro, por mais forte que ele seja, e também disse:

"Nos jogos japoneses, um jogo de terror típico é algo como Clock Tower ou Silent Hill, mas o 'survival horror' é o tipo de jogo que gosto de criar, é também entretenimento."

Caramba, eu sei que o cara é um mestre e tal, mas eu não posso deixar de discordar... Afinal de contas como assim? O cara não considera Silent Hill survival horror? Só posso imaginar que ele tenha raiva da franquia por ter saído após Resident Evil e considerado por muitos como uma cópia feita só para competir. O que não deixa de ser verdade, foi mesmo uma "resposta" a Resident Evil, mas o jogo é fantástico e eu sempre o vi como survival horror puro.

E ele disse também que é preciso se ter a sensação de que se pode derrotar um monstro não importa o quão forte ele for. Já eu vejo exatamente o contrário, pra eu considerar um jogo como survival horror é quando se tem a sensação de enorme impotência, balas limitadas, kits médicos limitados, e a sensação forte de que não vai conseguir, que está mesmo "sobrevivendo ao terror", e não a de "Hehehehe estou vendo que aquele monstro é mega poderoso... Com certeza posso vencê-lo!".

Então resumindo, eu vejo jogos do gênero horror como algo que tenha sustos ou ao menos tente dar sustos, e survival horror, como algo que causa uma grande pressão no jogador e faça ele suar. Mas vai entender né hahaha, talvez não seja nem questão de opinião e eu esteja completamente errado, mas eu realmente não consigo concordar com o que ele falou. E vocês?

Postar um comentário

2 Comentários

  1. E jogos tipo Outlast em que vc só pode correr e se esconder são o que?

    ResponderExcluir
  2. Que mancada a desse cara. Silent Hill não é survival horror? Aham, senta lá, Claudia.

    Pra mim survival horror significa literalmente sobreviver ao horror, ou seja, você é praticamente "forçado" à encarar seus piores medos e sobreviver à eles. Você não precisa ter a sensação de que pode derrotar um monstro, mas sim a sensação de que você é FORÇADO a derrotá-lo.

    Se algo te dá a sensação de poder que te leva a pensar que pode derrotar qualquer monstro, pra mim isso não é survival horror e sim action horror (que é o gênero que realmente se encaixa com os jogos da franquia Resident Evil, pelo menos do 4 pra frente.)

    ResponderExcluir