Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Shigurui - Um anime realmente sério sobre samurais

Bom, hoje vou falar sobre um anime que tem uma história muito séria, o que desde o início já me agradou, eu amo quando surge algum japonês com a capacidade de criar uma animação sem frescuras, porque os caras tem muito talento, porém a tendência a frescurinha de anime cheio de choradeira sem motivo, gritaria com vozes irritantes e fofura exagerada é algo presente constantemente em animes e acho que consegue acabar com muitas obras. É a maldita felicidade japonesa que consegue tornar difícil achar animes sérios de verdade. Mas Shigurui é um anime que tem uma seriedade tão grande e uma forma tão adulta de apresentar as coisas, que eu tenho certeza que tem detalhes que eu simplesmente perdi, é um daqueles animes que eu sei que depois de uns tempos irei assistir de novo e vou conseguir perceber coisas que não tinha entendido bem na primeira vez.

A história tem início no ano de 1629 em um brutal torneio onde os participantes estão usando espadas normais e não espadas de madeira, levando assim o derrotado a morte. E então um participante cego está prestes a enfrentar um rival sem um braço, mas os dois tem uma história que vem bem antes desse torneio. É aí que começa um flashback onde é mostrado a história do clã Kogan, e o dia a dia do dojo é apresentado.

Antigamente por algum motivo eu não gostava de histórias de samurais, mas depois de um tempo passei não detestar o gênero e ver que o que tornava a história boa era o roteirista, sendo assim esse universo pode ser espetacular, e Shigurui mostra bem isso. Eu acredito que eu nunca vi um anime que mostrasse com tanta seriedade o dia a dia de um samurai, nesse você não tem certeza da vitória de ninguém, é incrível como ocorrem as traições e as cobiças dos personagens são apresentadas. Graças a ambição alta de alguns, o preço pago é caro e a história em alguns momentos simplesmente muda de rumo de uma vez, porque aquele que parecia ser "o fodão" e invencível simplesmente tem uma queda brusca nas mãos de outro.

Existe um toque tão especial na arte desse anime e em como ele é apresentado, te faz se teletransportar pra aquele cenário, mostrando muitas cenas como um samurai viajando pela noite com som de grilos, ou uma enorme lua cheia. Existe aquele climinha super agradável de ambiente natural, de um lugar mais puro sem a tecnologia, com alguns destaques em pequenos detalhes que chamam a atenção, por exemplo um momento em que um samurai está parado, fixo e aparece uma formiga subindo em seu rosto, esses pequenos detalhes que tiram a atenção da cena principal para olhar pra eles acabou sendo um toque muito especial.

Esse não é um anime ultra violento que procura apresentar constantemente chacina, mas quando mostra, há coisas realmente brutais como tripas caindo, ou tortura, e até mesmo formas de punição que dão uma certa agonia. Acredito que esse seja o único anime que já apresentou uma cena em que pensei "Nossa, ainda bem que isso não foi em live action" porque ia me dar uma agonia enorme ver.

Enfim, Shigurui é um anime bastante sério e que em alguns momentos me senti perdido graças à mudança de foco da história, fazendo com que as vezes eu não conseguisse encaixar direito, porém que me causou uma satisfação enorme em ver, se você gosta de animes com um tema mais maduro, e aguenta um ritmo mais calmo das coisas acontecerem, esse provavelmente irá ser perfeito pra você.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Graças a vc fui ver , 5 horas seguidas , só para ver um final bosta incompleto daquele . O anime todo é querendo dar uma de bonzão , com flashback , efeitos , mas é so enrolação sem pé nem cabeça , que no final das contas não acrescenta em nada.

    ResponderExcluir
  2. "Graças a você"???

    Mas eu falo na análise o quanto o anime pode deixar a pessoa perdida. Se você quis assistir 5 horas seguidas mesmo assim a culpa é inteiramente sua e não minha oras kkkkk, não te obriguei a fazer isso. Aprenda a assumir a responsabilidade pelos seus próprios atos. Ò_Ò

    ResponderExcluir
  3. KKK eu nem li essa análise infelizmente , só dei uma olhada por cima rápida no texto e vi coisas como seriedade e tortura , parecia coisa boa... Nem vi tortura nessa porcaria , ou aquela semente ou sei lá oq no mamilo foi algo que ´´daria uma agonia enorme ver`` . peraê...

    ResponderExcluir
  4. A única coisa que me motivou a continuar e esquecer do sono foi querer ver aquela bixinha esnobe se foder de alguma forma , mas o cara comeu todas as negas , até a rapariga que ficava cantando no meio do nada(ou era a mãe dele?) . Mata vários personagens maneiros pra terminar ´´empatado`` com o protagonista , trash demais.

    ResponderExcluir
  5. é pq o anime foi feito apenas para promover o mangá então n tem o final completo,ele dá só algumas partes do mangá por isso passa essa sensção de confuso, leiam o mangá q lá vai ter o final,vai explicqr como genosuke perde o braço pq seigem e fenosuke viram ferdadeiramente rivais e quem ganha a luta q é apresenrada no início

    ResponderExcluir
  6. Onde acho esse mangá? Porque no início mostra os dois lutando, mas quando chega no final, o samurai cego enfrenta apenas o mestre dele.

    ResponderExcluir