Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O preconceituoso e polêmico poema de H.P. Lovecraft

Muitos sabem que o conto "A tumba" é o mais antigo conto conhecido de H.P. Lovecraft, no entanto o el já escrevia outras coisas antes disso, e no ano de 1912, muito antes dos Mitos de Cthulhu, se tem registros de poemas, e foi assim que escreveu "On the Creation of Niggers" que em uma tradução literal é algo mais ou menos como "Na criação dos negros" ou "Sobre a criação dos negros", mas a grande surpresa é que não se trata sobre um poema sobre beleza ou horror, mas sim uma explicação extremamente racista sobre a origem de pessoas negras.

Uma coisa interessante sobre esse poema, é que ele coloca o deus romano Júpiter (O rei dos deuses, do céu e da eletricidade), como base da criação divina. Isso acaba sendo uma curiosidade quanto ao autor, já que depois passou a usar o caos como a origem da vida, também a colocando como insignificante e tornando sua marca.
Na época Locecraft tinha 22 anos, e ele não mediu as palavras nem um pouco. E se por um lado, o racismo da época era algo completamente impregnado na sociedade, por outro, o poema apresenta pessoas negras vistas como não sendo humanas. E claro, com o passar dos anos, isso manchou demais a reputação do autor.

É bem comum as pessoas conhecerem o horror cósmico, se apaixonarem e então ao ler um pouco mais sobre Lovecraft, se depararem com isso e passarem a perceber detalhes variados em sua obra em geral, onde ele demonstra racismo e xenofobia, como foi o caso de "O Terrível Ancião". Confiram:

On the Creation of Niggers

Quando, há muito tempo atrás, os deuses criaram a terra
À imagem de Júpiter, o homem foi moldado,
As bestas foram criadas para tarefas menores;
Ainda assim elas estavam muito distantes da raça humana.
Para preencher esse vazio e juntar o resto ao homem,
Os anfitriões do Olimpo elaboraram um plano astuto.
Uma besta seria forjada, em uma figura semi-humana,
Preenchendo assim o vazio, e chamando a coisa de Negro.

Uma coisa interessante é que se você ver, ele fala que os animais foram trazidos para "tarefas menores" e então que os negros foram criados porque havia um espaço. Será que ele se referia à escravidão? E que via negros como nascidos para não fazer coisas grandiosas, mas sim intermediárias? Enfim, essa é uma das principais obras que faz muita gente criar nojo do autor.

Também é um dos textos que abre a discussão sobre separar o autor de sua obra, os tratando como duas "entidades" diferentes, podendo assim usufruir do que se tem de bom em sua criação e não apoiando as atitudes do criador. E vocês, o que acham disso?

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Ei Sky fico sabendo?vai lancar
    Uma noite do crime 2
    olha ai o trailer http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-105960/

    ResponderExcluir
  2. Aham tinha visto o trailer um tempo atrás, eu achei legal usarem a história de uma forma diferente.

    ResponderExcluir
  3. Nossa essa ae é bem KKK mesmo..
    o pior é que é o argumento preconceituoso mais criativo que eu já vi na minha vida!!!

    ResponderExcluir