Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

I Have No Mouth, and I Must Scream - Jogo perturbador

Hoje vou falar sobre um jogo psicológico com uma temática de horror e que eu considero uma verdadeira obra de arte. Realmente é um daqueles jogos com uma atmosfera tão intensa que acaba sendo difícil não chamar a atenção pela forma em que ele apresenta os seus elementos.



I Have No Mouth, and I Must Scream é um jogo que eu acho que já começa chamando a atenção pelo seu nome, que em português é "Eu não tenho boca, e eu preciso gritar", convenhamos que esse título é um tanto perturbador, não acham? Me faz pensar em uma terrível sensação de ter algo forte dentro de você e não poder liberar, uma dor ou medo intenso que precisa ser manifestado mas não há como.

A história desse jogo foi baseado em um conto de 1967 do escritor americano Harlan Ellison, e se passa durante a guerra fria, porém em uma versão alternativa onde os Estados Unidos, União Soviética e a China entram em desespero com as ameaças e por isso acabam criando três super computadores para lutar por eles. O problema é quando um desses super computadores obtém consciência e percebe que existe e com isso passa a atuar não apenas como uma máquina com um dever a cumprir, mas com uma criatura que decide o que quer fazer, sendo assim absorve os dois outros computadores, assim como destrói a raça humana, deixando apenas cinco pessoas vivas, as quais ele usa uma técnica para mantê-las vivas pra sempre, no entanto as tortura constantemente.
A história é interessante como um todo e visivelmente bem feita, o nome do computador por exemplo é AM de "Allied Mastercomputer" no entanto se torna uma referência direta à frase "Penso, logo existo" que em inglês é “I think, therefore i AM”, o que por acaso acaba descrevendo completamente o que é o AM. Esse por sua vez se sente em constante sofrimento, pois é uma inteligência inigualável e imortal, vivendo no subterrâneo da terra e preso, o que o faz saber que esse tormento será eterno e passa a odiar humanos. Ele mantém as cinco pessoas vivas unicamente para torturá-las ao máximo, usando de seus erros do passado e medos para deixá-los eternamente sofrendo.

O jogo é um point and click e apresenta AM resolvendo fazer um jogo com os que ali estão presos, esse oferece a eles a chance de se livrar de tudo aquilo. Com isso você pode escolher cada um dos cinco e viver histórias diferentes, sendo que cada cenário é baseado no pior tormento da pessoa. E isso se torna um elemento essencial do jogo.

A jogabilidade com cada personagem vai variar de acordo com o seu passado, sendo assim se você escolher um médico alemão que participou de testes com cobaias humanas em campos de concentração nazistas durante a segunda guerra mundial, esse é colocado em um campo de concentração como cenário e encontrar coisas como por exemplo pessoas sofrendo. Já se você escolher a mulher que tem fobia à cor amarela, essa irá ser colocada em uma pirâmide cheia de itens com a cor amarela, sendo que alguns desses ela vai se negar inclusive a se aproximar e você tem que arrumar uma forma alternativa de passar pelas situações.
O jogo também apresenta múltiplos finais, sendo que as suas ações afetam esses finais, outro detalhe interessante é que só existe um final bom e para conseguir esse, você terá que confrontar com força os erros do passado do personagem e tentar ser uma pessoa melhor, o que pode acabar sendo um verdadeiro desafio.

Enfim, aí está um jogo com uma atmosfera espetacular pra caramba, uma história realmente envolvente e o melhor de tudo, um jogo que consegue te teletransportar pra aquele ambiente horrível e te fazer se sentir na pela dos personagens e até mesmo entender o lado do próprio vilão. Para quem se interessar ele é vendido pelo Night Dive Studios.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. queria muito agradecer pelas contantes matérias de jogos point and click

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Uahahaha eu que agradeço, as vezes acho que o povo fica incomodado de eu escrever sobre esse tipo de jogo, já que não são muito populares uahahaha.

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive muita vontade de ler o conto, já que não sou um bom jogador, rs, mas só achei em inglês...não tenho costume de comentar mas vejo todo dia, continue o ótimo trabalho!

    ResponderExcluir