Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

The Cave - Pra quem gosta de aventura a moda antiga!

Hoje vou fazer aqui uma análise de um jogo realmente fascinante como um todo, daquele tipo que você joga e fica admirado em como a sensação de que foi completamente feito com um carinho todo especial é constante. Esse jogo é The Cave, um projeto que surgiu no kickstarter e se tornou uma verdadeira obra maravilhosa.

O jogo apresenta a história de uma caverna falante que recebe constantemente pessoas que estão à procura "Daquilo que mais desejam". E assim oito pessoas distintas chegam ao lugar para tentar conquistar seus objetivos e ir descobrindo os mistérios da caverna, sendo que duas dessas pessoas são crianças gêmeas e diferente dos outros personagens, esses andam juntos, tornando assim sete grupos.

Cada personagem é completamente diferente do outro e tem suas próprias habilidades, sendo eles A cientista, o Monge, a Aventureira, O Cavaleiro, Os gêmeos, A viajante do tempo e o caipira. Existem inclusive alguns lugares da caverna que você simplesmente não conseguirá ter acesso se não tiver um personagem com a habilidade certa para isso.

Ao contrário da maioria dos jogos de aventura nesse estilo, The Cave apresenta uma jogabilidade em que você tem que escolher não apenas um, mas sim três dos personagens, sendo que eles não precisam andar juntinhos, você pode espalhar eles por vários lugares da caverna e assim permitir que certas sequencias sejam realizadas em grupo. É possível trocar de personagem a qualquer momento e é muito bonito ver a tela se movimentando e indo para outro ponto da caverna, às vezes bem distante e você então assume o controle daquele personagem.

Esse jogo tem uma mecânica fantástica, acredito que o único jogo que já vi mais ou menos semelhante a isso foi uma das pedras preciosas da blizzard, o The Lost Vikings em que você também controlava três personagens. Porém The Cave explora isso de uma forma muito mais intensa e torna a jogabilidade bem variada entre os três personagens, ainda mais com o fato de que você que monta o grupo, sendo assim as possibilidades aumentam bastante.

A narrativa é uma das coisas mais divertidas do jogo, a própria caverna vai narrando a história e dando detalhes sobre as coisas que vão acontecendo, eu sei que de certa forma isso pode parecer um tanto sombrio, uma voz narrando as coisas e essa voz é a própria caverna, mas não se deixe enganar, a narração às vezes faz você dar belas gargalhadas, por exemplo a primeira frase da caverna já é um “Bem-vindo. Não deixe minha voz sensual e misteriosa assustá-lo." é simplesmente hilário em alguns momentos.

Enfim, para quem gosta de jogos com um carisma todo especial em um jogo e de resolver quebra cabeças, ta aí uma ótima opção, garanto que vão se divertir bastante e com tantas áreas que ficam sobrando, você poderá jogar de novo e ver as possibilidades. O jogo está disponível a venda na steam.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Essa cena deles em volta da fogueira foi inspirada em Diablo II ? kkk

    ResponderExcluir
  2. Não tinha parado pra pensar nisso mas é bem possível já que é ali que você escolhe os personagens.

    ResponderExcluir