Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A frescura interminável dos fãs de Resident Evil

Como já falei anteriormente, existe um perigo em se evoluir uma franquia, e naturalmente a capcom não agradou muitos por matar o estilo dos Resident Evil clássicos para dar origem a um estilo completamente novo não apenas com jogabilidade diferente, mas também sem o clima de terror que era algo que fazia parte da alma da série. Óbvio que foi um baita soco na barriga fazer coisas essenciais na série serem descartadas.

Apesar disso, sinceramente já virou uma baita de uma frescura a atitude de muitos "fãs" de Resident Evil, e eu digo isso entre aspas porque sinceramente a MAIORIA é pseudo-fã  da franquia porque você troca duas palavras com a pessoa e vê que ela não entende porcaria nenhuma da série, apenas gosta de tentar pegar um pouco de status apresentando como é um gamer que gosta de coisas antigas e tem admiração pelo o que é clássico. As vezes até compra coisas tipo os livros da franquia, mas só pra por de enfeite mesmo, porque aproveitar a coisa que é bom, nada...


Digo isso porque tudo bem a pessoa não gostar da franquia ter mudado o estilo e ter ficado puta, mas isso deveria dar em duas coisas, ou a pessoa não jogava mais essa bosta e caia fora pra outros jogos, ou simplesmente ela continuava a jogar por outros elementos que a atraiam, porque ser diferente nunca foi sinônimo de ser ruim, mas parece que os fãs não tem essa capacidade de analisar elementos de um jogo não. Parece que porque a trilogia Resident Evil era boa, a pessoa NUNCA MAIS NA VIDA poderá jogar NENHUM outro jogo, ela jamais vai jogar Mega Man, jamais vai jogar Sim City, nunca mais vai jogar Splinter Cell. Por que? Porque não é igual a Resident Evil!

Eu sei que muitos devem estar falando "Mas o que diabos isso tem a ver Sky? Você ta exagerando, afinal é óbvio que a pessoa tava se referindo a outros jogos da franquia que são diferentes, e não a todos os jogos do mundo." e sim, isso é verdade ela não estava se referindo a todos os jogos do mundo, mas aí é que ta, só porque o jogo não tem a história que a pessoa esperava ele é ruim? Só porque não tem a mecânica de jogo que esperava é ruim? A pessoa NUNCA jogou outros jogos com mecânica diferente e que eram fodões? E todo jogo divertido que a pessoa jogou tinha uma história genial? Eu duvido muito! Em um jogo existem outros elementos, o que parece é que os Resident Evil que adotaram o estilo do quarto jogo só precisam de uma coisa para serem considerados jogos ótimos, que é OUTRO NOME. O que acaba se tornando algo completamente idiota, a pessoa é incapaz de se divertir no jogo e aproveitar o momento só porque o nome é aquele? Tudo bem que é desagradável ver uma empresa decidir modificar um bocado uma franquia a ponto de ficar estranha, mas só por causa do nome aquilo não poder ser bom é muita frescura viu?

Estou falando isso porque atualmente comecei a jogar Resident Evil 6 com um amigo e nossa, é uma droga ir falar sobre a jogabilidade com uma pessoa e ela já começar a desmunhecar "Ai é uma decepção completa porque os jogos antigos..." e a pessoa nem deixa você falar, afinal o que importa é ela se gabar sobre como é uma ÓTIMA ANALISTA do que é um jogo bom e como ela analisou bem os jogos antigos e a partir do quarto não era bom e ponto final. Eu fico simplesmente desejando que o jogo tivesse outro nome só pra eu poder dizer os detalhes que gostei sem a pessoa ficar com cara de cu olhando com nojinho.

E o pior é quando você cansa da encheção de saco e resolve ver o quanto a pessoa é especialista em Resident Evil, daí você pergunta "Mas você zerou os primeiros resident evil?" e a pessoa diz "não...".  Às vezes a pessoa não zerou nenhum! E pior às vezes a pessoa nem jogou um jogo antigo, e segundo ela isso não tem nada a ver porque afinal ela apenas vê que era melhor e que depois ficou um lixo. Ah, qual é né? Isso é muita frescura, se a pessoa admira TANTO assim os jogos antigos, por que diabos ela não zerou? Eles estão lá ainda, paradinhos, Resident Evil 1, 2, 3, Code Veronica, Zero, Remake, Outbreak, Outbreak File 2, Deadly Silence estão ali paradinhos esperando, mas aí a pessoa não quer né? Porque os jogos são tão bons mas a pessoa nem pensa em zerar um dia. Mas agora narrar o quanto são gloriosos por ter aquele estilo e são superiores a tudo que veio depois, aí sim!

E quando você resolve falar da história? Porque uma coisa que gostam de dizer é "Ai a história ficou um lixo!" aí você resolve falar sobre ela e pergunta "Por que?" e a resposta é a de um verdadeiro papagaio, parece que a pessoa só ouviu e resolveu repetir, sempre imagino o infeliz entortando a cabeça, fazendo cara de retardado e soltando com a boca torta "PORQUE NÃO TEM ZUMBI!!!". Porra de zumbi caralho Ò__Ò! O nome do jogo é "Attack of the Satanic Zombies"? Ou "Fudeu! The Zombies will fuck your mom!". Não porra! O nome do jogo é Resident Evil, o que quer dizer algo como "Residência do Mal" ou "Residente Maligno" ou qualquer coisa mais ou menos envolvendo um infeliz das trevas dentro de uma casa.

Então se vier com esse papo de "O PRINCIPAL DO JOGO É TER ZUMBI!" como se tivesse um manual de instruções, também é óbvio que o título deveria mostrar EXATAMENTE do que se trata, ou seja uma casa e algo malvado, portanto Resident Evil 2 e 3 são uma merda porque não se passa mais em uma casa! Mas aí a pessoa vem e fala "Não, mas Resident é apenas uma palavra simbólica, pode estar se referindo ao próprio planeta terra! Além domais o nome original é BioHazard, e só foi pros Estados Unidos como Resident Evil porque lá já tinha uma banda com esse nome e a capcom decidiu que seria mais lucrativo um nome diferente!" e no caso Biohazard significa algo como "Risco Biológico", "Perigo biológico", "Ameaça biológica" e é algo referente a alguns recipientes onde colocam esse aviso por ter conteúdo perigoso. Enfim, não é algo restrito a zumbis mas sim a alguma coisa biológica que por acaso nos primeiros jogos usam zumbis. Mas aí o infeliz nem sabe que diabos são os Las Plagas, os Uroboros, a pessoa só sabe levemente o que é o T-Virus e "CADE ZUMBI? QUERO ZUMBI!".

E me pergunto se esse povo jogaria Resident Evil 4 pra frente se esse jogo fosse exatamente igual a trilogia original, me pergunto se apesar da pessoa se negar a zerar qualquer outro jogo dos padrões antigos, ela jogaria um novo igual. É meio difícil de acreditar... E sim, eu sei que tem gente que realmente tem base, que entende bem a série, que tem conhecimento real sobre a evolução da história e esses sim eu respeito muito bem a opinião caso desça o cacete nos RE 4 pra frente, e respeito também aqueles que não jogaram mas ao menos fazem críticas que realmente tem base, não ficam nesse argumento de "Porque antes era melhor e pronto!", agora é um saco essa gente que só sabe ficar resmungando pelo status de dizer que é um admirador de jogos antigos, é um verdadeiro saco...

É muito desagradável querer falar sobre a experiência de jogo e não poder porque a pessoa tem que mostrar que é fodinha. Portanto tudo bem não gostar do caminho seguido, mas ficar de frescura com isso só porque a pessoa OUSOU citar elementos divertidos do jogo é um saco né... Ainda mais se esse crítico é do tipo que "admira" tanto os primeiros jogos da franquia e não os zerou. Então a dica pro povo que não zerou os antigos e enche a boca pra descer o cacete nos "novos" porque sente saudades do passado é bem óbvia, OS JOGUE, gaste neles o tempo que iria gastar nos jogos que vieram a partir de Resident Evil 4 e pronto, pra que essa choradeira interminável?

Postar um comentário

16 Comentários

  1. Sky corrigindo o nome certo do jogo é Bio Hazard(Acidente biólogico em termos) mas quando levaram pros EUA já tinha uma 'banda' com esse nome e para não infligir a velha lei dos direitos autorais mudaram para Resident Evil como todos conhecem hoje em dia ^^.

    ResponderExcluir
  2. Não, o nome correto é biohazard junto, veja:
    http://1.bp.blogspot.com/_DGUWVjOpse4/S_GQPOa9fCI/AAAAAAAAACg/Mzwlx5FxyIg/s1600/600full--------3----------%28biohazard-3--last-escape%29-cover.jpg

    ResponderExcluir
  3. Ou você comentou antes de terminar de ler a postagem, pois falo disso no próprio texto...

    ResponderExcluir
  4. Acontece que a saga Bio Hazard ou Resident Evil, como preferir, sofreu uma ocidentalização muito forte a partir do RE4 e isso chateou demais fãs xiitas tipo eu que adoro terror psicológico. Os primeiros RE do PSOne e até os REzero e Remake do Game Cube, e, os Outbreaks do PS2 ainda possuem essa aura de "você não sabe o que vai acontecer se você abrir essa porta", sem contar as trilhas sonoras que às vezes davam desespero no jogado (em mim no caso)!!! Porém ao contrário dos outros "fãs" eu gosto dos novos games da franquia (mesmo só considerando como parte da saga, os jogos citados acima). Uma coisa que eu sempre digo, é que a saga Resident Evil deveria ter acabado mesmo no RE3, ou seja, a Capcom deveria ter criado apenas spin offs (tipo os Outbreaks e o Zero) ou um game no melhor estilo contaminação mundial (tipo The Walking Dead ou Dawn of the Dead) para completar a saga. No caso dos novos games, a Capcom deveria ter criado uma nova franquia com RE4 e não tê-lo batizado como um Resident, mas sim como um novo game (logicamente sem os personagens da série, no caso Leon e Ada deveriam ter sido substituídos por outros personagens). Bem, uma alteração aqui, outra lá, e pronto, teríamos uma nova franquia de sucesso e o universo Bio Hazard "intacto" e ainda explorável, e não teríamos mais essa "frescura", pois RE4, 5 e 6 são ótimos games, só não são mais "Resdents" se é que você me entende.....

    ResponderExcluir
  5. bem eu so zerei o 1,3,4,survivor PSX1 (ninguem lembra desse ;-; fps), gaiden (GBC esse menos ainda), sei a historia ate o 5 (tirando os outbreak e code veronica +-), na minha opiniao a serie melhorou muito, bem concordo que mudar de Survival horror pra ação é radical mas por que isso é ruim? Revil4 foram umas das melhores 19 horas de game que tive, o jogo tem partes que deixa com o c# na mao assim como a trilogia original, realmente acho uma frescura, o 5 eu joguei um pokim, a negada ficou ''uiuiui cade os zumbis mimimi'' eita joguim maneiro, vai dizer que um monstro gigante de machado te perseguindo n da medo/agonia?? (começim do jogo). :3

    ResponderExcluir
  6. Olha eu concordo com tudo que você disse aí. Só mencionando como me sinto sobre os RE: Eu cresci jogando os primeiros. Ao contrário de quem cresceu com o SNES, eu cresci com um PS1 e só joguei mais antigos depois. Eu não entendia a estória e sinceramente eu odeio jogo de zumbi. Só que eu adorava os REs antigos da forma como eles eram. O gênero, a jogabilidade e a atmosfera dos jogos mudou completamente. Não é por isso que eu não vou jogar, ou curtir os mais novos (apesar que pelo pouquíssimo que joguei, não gostei do 6. Mas o 4 e o 5 eu gostei). Eu jogo e curto. Mas não consigo deixar de me sentir traído, de sentir como se uma sensação de nostalgia estivesse sendo destruída. É como se eu vesse "O Pequeno Urso" numa versão cheia de humor negro, sexo e violência. Poderia até ser um desenho bom, eu iria rir e etc, conseguiria aproveitar, mas iria me causar um desconforto, por eu ter visto aquilo quando era criança, da maneira totalmente inocente que era o desenho...

    ResponderExcluir
  7. eu prefiro o 4,5, eo 6

    eu não gostava dos antigos resident evil,
    achava muito chato com aquela jogabilidade parada puzzles chatos

    só comecei a curtir a serie a partir do 4 que começou a ter mais ação

    aposto que teve gente que gostou mais dos novos resident evil do que dos antigos,mais para ficar dando uma de jogador inteligente
    fica falando que prefere os antigos

    eu não to nem ai para isso,caso a capcom volte a colocar terror na franquia

    eu paro de comprar os jogos e procuro e proguro outra serie de jogo que me divirta

    com tantas reclamações aposto que o resident evil 7 vai ser de terror,



    ResponderExcluir
  8. hey sky a tradução de Resident Evil fica ''Hospede Maldito'' (essa foi a tradução que colocaram para o 1 filme aqui no BR)

    ResponderExcluir
  9. acho q o termo resident evil (hospede maldito/do mal) se refere ao virus/parasita/coisa que os zumbis/capirotos hospedam no corpo. Acho q faz sentido.

    ResponderExcluir
  10. Engraçado é ver que os "soberanos 3 primeiros jogos" da serie não são essa coisa toda que o povo diz. Na verdade eles são bastante super-estimados, talvez porque foi a primeira serie de terror pra videogames (falo console de mesa, pois já existia o bom e velho alone in the dark pra pc, mas quem tinha pc pra jogar?), mas no fim os jogos eram bastante fracos, com diálogos horríveis, historia fraca (sim, a historia dos RE sempre foi fraca, e não me questione) e aquele clima de anime misturado com filme b trash, se bem que é exatamente o clima de filme b que dá um charme aos antigos RE, logo não é tão negativo.

    Bom, acho que já deu pra ver que eu não coloco a serie clássica em um pedestal e idolatro ela, mesmo que gostasse até a adolescência, mas vou falar, o que realmente me incomoda nos novos jogos, e eu admito que é um pouco de opinião pessoal, mas parece que os novos RE evoluíram dá pior forma possível. Quero dizer, a capcom resolveu inovar, tirando os zumbis clássicos e enchendo de ação, até ai nenhum problema, mas ai ao em vez e dar uma caprichada na historia e dos diálogos e evoluir o jogo de forma mais madura, não, parece que eles contrataram a pior corja de roteirista possível. Eu não preciso nem jogar os novos para saber qual o nível que os jogos chegaram, esses tempos atrás tentei jogar o port de pc do RE4, tudo bem que é o pior port da historia dos pcs, mas foi os diálogos do jogo e o próprio contesto (Leon agente do governo? filha do presidente sequestrada na Espanha em um plano maligno? WTF?) que fez meu cérebro sangrar por 10 minutos. Acho que os fãs esperavam algo a mais do que isso.

    Bom é isso, os novos RE são ótimos jogos de ação, são divertidos e são odiados por aqueles que jogaram os REs clássicos antes de aprender inglês, ou que são apenas nostálgicos demais. Já eu? Eu só vou ficar longe. Ok, talvez eu jogue o RE6 só por curiosidade... maldita curiosidade.

    ResponderExcluir
  11. Quanta raiva e besteira nesse comentário de cima /\... se diz que a historia de RE, todas elas são ruins??? cara vc jogou os 3 primeiros residents? vc zerou algum? ou será que ta comparando a historia de um jogo antigo pra ps1 com enredo de games de ps3/xbox, jogos feitos com muito + pessoal e $$.

    Qual o problema do Leon ter virado agente do governo.. não entendi o pq do teu cerebro ter dado problema, vc acha que um policial com o potencial dele que em seu primeiro dia na policia e pouca experiencia passou e sobreviveu aos acontecimentos de RE2 ?

    Um video com toda a historia de RE e praticamente tudo explicado/mastigado pra vc dar uma olhada.. pq parece que tu não conhece muito da saga.
    https://www.youtube.com/watch?v=oGH-WwelfjM

    ResponderExcluir
  12. Caro Unknown, desculpa de ofendi sua honra e sua família, essa não foi a intenção =/

    Sim, eu zerei os 3 primeiros RE e eu disse que a historia é fraca, se é ruim isso é opinião de quem joga. E sim, isso e muitas das limitações o jogo são perdoáveis pela época, ainda assim conheço jogos mais antigos com historia melhor que o RE e até do que muitos jogos da nova geração xD

    O que eu queria apontar é como os novos RE não evoluíram, e persistem com os mesmos "problemas de enredo". Já o lance do Leon agente do governo, então pela sua logica eu se eu sobreviver a uma epidemia zumbi serei automaticamente apto a me tornar um Jack Bauer e de bônus, resgatar "sozinho" a filha do presidente? Uau, até faz sentido, até se ver bem todos os personagens dos REs acabam se tornando agentes, ou vilões DO MAL por traz de alguma nova epidemia. Agora vejo como a historia dos REs é INCRÍVEL, super revolucionaria, retiro tudo o que eu disse =]

    ResponderExcluir
  13. eu gostei de tos os resident só o 6 qe fico um pouco dificil os controles mas e mto manero tambem,eu curti todos os jogos nao liguei pra mimimi nem se a historia fico zuada,pra mim todos ficarao fantasticos, principalmente o 3 o 4 eos outbreaks qe eu gostei bastante o 2 nossa na 1vez qe joguei eu fiquei alucinado achei mega fodastico eo 1 qe foi na mansao tbm jogo ate hj a intro do jogo e da hora,outro qe joguei tbm foi o darckside chronicles(ta errado o nome eu axo)fera tbm,eo reorc eita o hunk e mto foda pena qe aparece pouco

    ResponderExcluir
  14. Concordo com o Sky. Muito mimimi em torno do Resident. Eu cresci jogando RE. Zerei todos os jogos e spin-offs sem excessão de um. Sou fã doente da franquia. Nem por isso prefiro os jogos antigos. A jogabilidade era bem limitada.Aquela demora pra abir portas me dava nos nervos. Até entendo a ideia das portas abrindo dar um ar de "suspense", mas o tempo que se perde com isso é muito chato e desnecessário. Nao vou vangloriar essas portas só porque as pessoas acham legais.Pra mim o Resident Evil 4 é o melhor em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com o Sky. Muito mimimi em torno do Resident. Eu cresci jogando RE. Zerei todos os jogos e spin-offs sem excessão de um. Sou fã doente da franquia. Nem por isso prefiro os jogos antigos. A jogabilidade era bem limitada.Aquela demora pra abir portas me dava nos nervos. Até entendo a ideia das portas abrindo dar um ar de "suspense", mas o tempo que se perde com isso é muito chato e desnecessário. Nao vou vangloriar essas portas só porque as pessoas acham legais.Pra mim o Resident Evil 4 é o melhor em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  16. Já joguei o quarto e quinto jogo e agora estou tentando zerar os primeiros e rapaz... Prefiro os atuais porque acho que este estilo deixou o jogo mais palatável pode se disser assim, nos antigos o enfoque era sobrevivência e resolução de puzzles, até ai tudo bem, gostei muito deste conceito, mas ai o jogo tem uma movimentação ruim e uma câmera um tanto incômoda (Sei que parte deve se a limitação da época) atrapalharam minha experiência inicial no jogo, morri muito até me acostumar aos controles, não está sendo uma experiência ruim só não tão divertida quanto os atuais, principalmente o 4, o terceiro melhor jogo de PS2 que já joguei. Meu primeiro comentário aqui e olha que leio periodicamente o site :v

    ResponderExcluir