Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O perigo de se evoluir uma franquia

Definitivamente uma das coisas que mais assusta as empresas é investir em novas franquias. Isso porque elas morrem de medo de perder dinheiro, então afinal pra que investir em algo novo quando já se tem um jogo de sucesso e se pode criar uma continuação? E com esse pensamento muitas empresas fazem milhares de continuações de uma mesma franquia até essa fonte começar a secar e eles terem que dar um tempo ou abandonar completamente.

Mas naturalmente uma coisa que acaba acontecendo em franquias já consagradas é a evolução da série, isso porque no começo é uma fórmula boa, mas não demora muito a surgirem novos jogos usando a mesma fórmula e quando menos se espera, aquilo que era único no jogo, se torna algo tão comum que ou ela evolui, ou a empresa faz um investimento em algo que não vai ter retorno, afinal quem vai comprar um jogo que usa os mesmos elementos que um monte de outros?

E assim a evolução se torna algo comum, acredito que a época de maior impacto nas franquias em relação a evolução foi entre a geração 16 bits e 32/64 bits, durante a mudança do 2D pro 3D. Isso porque o 3D era novo naquela época e o pensamento de todo mundo era "3D é superior a 2D" mas não demorou muito pra percebermos que o fato de ser mais tecnológico não era sinônimo de ser melhor.

Algumas franquias simplesmente ficaram ridículas demais em 3D e o 2D mostrou que tem jogos que realmente só nele ou ao menos em 2.5D que funcionam. Isso foi algo estranho de se ver na época, muitos gamers perceberam que algumas limitações são boas e garantem assim que o jogo tenha a sua elegância.
De qualquer forma, mesmo não se podendo evoluir certos elementos, o tempo mostrou que é inevitável ter que se evoluir a jogabilidade ou história de jogos. E isso causou um novo problema, tem algumas empresas que parecem simplesmente não dar a mínima para suas franquias.

Eu realmente apoio a evolução de jogos, mas acho uma baita sacanagem como certas empresas parecem contratar pessoas que são equivalentes a certos diretores adaptando jogos pro cinema. Os caras viajam demais! Afinal se os fãs de um jogo gostam dele daquele jeito, pra que diabos os caras vão mudar a jogabilidade por completo? Parece que contratam gente que fala "Po, é pra eu fazer um novo pokemon? Massa, principalmente agora que to no clima de jogar Digimon de PS1, eu tava louco pra fazer um jogo parecido e essa é minha oportunidade, todo mundo vai adorar!"

Eu não estou falando que um jogo fica necessariamente ruim por mudarem o estilo, mas se eu amo um jogo por ele ser de um jeito, eu gostaria de ver ele apenas evoluir e não mudar de estilo. O jogo pode ficar maravilhoso, e eu posso amar jogar, mas no fim vai ficar aquele vazio de "Eu joguei mesmo uma continuação daquele jogo? Ou joguei algo novo muito divertido?". Por exemplo, eu fico pensando, jogo Silent Hill 2, me apaixono pelo clima sombrio do jogo, a tristeza e tals, existe uma ESSÊNCIA que o jogo libera. Daí o povo vem e lança um novo e os personagens usam sobretudo, fica tocando um metal muito louco na hora da ação, dá pra lutar e tal. Eu posso jogar e achar extremamente divertido, mas no final, eu joguei mesmo o jogo que queria?

Acho que as empresas tem que começar a pensar mais em investir Spin-Offs, daí eu sinceramente não me importo. Mas acho que a fórmula original de uma franquia principal deveria ser seguida e evoluída,  não mudada completamente. Isso iria trazer novos fãs e ao mesmo tempo manter os antigos, e não fazer com que um monte de gente se sinta traída.

Enfim, claro que isso é uma opinião pessoal e tem gente que pensa que é uma baita de uma besteira, afinal o que importa é se divertir, mas acho que isso faz com que muitas franquias morram e fiquem enterradas no passado, ao invés de trazer elas pra épocas atuais.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Pior que esses são os jogos que lançam todos os anos e não mudam nada, os de futebol tudo bem, mas agora, um jogo de tiro, qual o motivo de alguém querer comprar o Cod Black Ops 2 se o MW3, ou melhor, até o MW2 é a MESMA MERDA, e assim a maioria dos players migram para o jogo mais recente e o servidor fica vazio, nos obrigando a comprar uma versão mais recente para poder jogar online :/
    Pelo jeito até Assassin's Creed tá começando a entrar nessa, espero que tenha alguma evolução no Black Flag...

    ResponderExcluir