Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você é nerd mesmo ou só curte ta na moda?

Antes de tudo quero dizer que assim como muitas postagens aqui do blog, isso é uma questão pessoal e não quer dizer que seja a lei da vida, você concorda se quiser e não deve seguir isso como regra pois posso estar completamente errado, vai saber?

Esses dias eu estava no facebook conversando com o pessoal sobre o termo nerd e achei que seria legal colocar aqui no blog meus pensamentos sobre o assunto. Antigamente NERD se referia a algo limitado a um certo publico, por exemplo computadores eram coisas usadas por nerds, e não por qualquer pessoa, era algo do interesse deles e também era muito mais complicado do que os computadores de hoje em dia em que é tudo tão fácil. Era divertido pros caras conseguirem disquetes com programas e conseguir fazer certas coisas em seus sistemas operacionais que hoje qualquer um faz.

Com a popularização da internet, foi inevitável o crescimento da cultura pop e obviamente muita coisa se popularizou tanto que atingiu diversos públicos. E não apenas pela internet, mas muitas outras coisas, por exemplo os filmes de super heróis que fizeram quadrinhos dos mesmos serem bem mais procurados.

Daí veio a modinha de ser nerd, sei que muitos se ofendem em chamar de modinha, talvez por fazerem parte dela, talvez por acharem que é uma agressão, mas convenhamos né? Ser Nerd é algo da moda, todo mundo por aí agora se diz nerd.

A conversa no facebook começou porque eu estava dando uma olhada em outros blogs e vendo os nomes, nossa tem blogs que tem nomes tão lindos, simbólicos, estilosos e que realmente deixam claro do que se tratam. Por exemplo "Level 99", "Double Jump", "Taverna RPG" são nomes fodões demais e com estilo total! Mas hoje em dia TUDO é NERD, "Nerd Feliz" "Nerd da Moda" Nerd Dançarino" "Nerdices do Universo" "Somos muito Nerds" "O bando dos Geeks" "Os Geeks fodões" entre outras bagaceiras. Sério, esses nomes são tão sem graça... Tão... "VEJAM SÓ! NÓS SOMOS NERDS MESMO ATÉ O NOSSO NOME É NERD! NOS CHAMEM DE NERDS POR FAVOR!!!".

Sei que isso soa um bocado hipócrita, mas po quando eu criei o nerd maldito em 2007 não tinha esse monte de blog por aí com o nome NERD, e outra, esse nome do blog é muito mais pra zueira que algo a ser levado a sério, afinal naquela época nerd ainda era associado aos quatro olhos e MALDITO era uma palavra que jamais seria associada ao nerd, afinal era visto como uma figura frágil e indefesa, então o nome era zuado demais. No entanto se fosse hoje em dia, definitivamente eu não escolheria o "Nerd Maldito" pra ser o nome do blog, afinal mesmo eu considerando bem superior a nomes que EU considero sem graça como algo do tipo "Nação Nerd" (que é um dos tipos de nome obviamente só foi escolhido pra dizer que é um blog nerd meeeesmo), Nerd Maldito ainda assim é só mais um entre milhares e especialmente na época atual pode ser visto por muitos como algo tão genérico quanto "Nação Nerd". Eu acho até que deve ser difícil achar um nome hoje em dia pra por junto a palavra Nerd porque tem tanta gente criando blog pra provar que é NERD que parece que todas as palavras já foram usadas junto a NERD ou GEEK.

Uma coisa que o povo costuma achar meio idiota quando me perguntam em conversas em grupo é "Sky, você é NERD?" a pergunta parece óbvia demais afinal sou o dono do Nerd Maldito, mas no fim das contas acaba sendo uma pergunta perfeitamente plausível, pois mesmo eu dizendo que gosto de nerdices e me referindo a alguns como "nerdzinhos", uso isso mais como expressão porque Nerd é algo que não me considero de verdade. Ta, alguns acham isso um absurdo afinal gosto de filmes, séries, jogos, quadrinhos e o escambau, tudo que Nerd gosta. Só que como falei no começo da postagem, a cultura pop se expandiu demais hoje em dia e qualquer um pode gostar dessas coisas então quase todo mundo seria nerd se bastasse só isso, portanto como eu posso me sentir nerd sendo que no fim das contas o meu gosto é bastante padrão? E se for olhar bem, em muitos quesitos "da nerdice" os meus gostos são até mesmo superficiais, sabendo apenas o básico mesmo. Tempos atrás definitivamente é algo que poderia me encaixar nesse tipo de classificação, mas hoje em dia eu simplesmente não me sinto o que chamam de NERD. Me sinto apenas um cara que curte cultura pop e um pouco de cultura underground como qualquer um, mas usar o termo NERD acho que chega ao exagero sendo que todos curtem isso, se eu fosse me considerar assim sairia mais pra POSER DE NERD do que um NERD mesmo em si.
A melhor forma que vejo de explicar o que considero ser nerd é o seguinte, pense em uma pessoa que gosta de assistir muuuuuuitos filmes, ela é cinéfila, certo? ERRADO! Um cinéfilo não apenas gosta de assistir filmes, ele sabe nomes de diretores, detalhes técnicos de filmagens, acompanham produções de filmes pela internet, entre outras coisas, cinéfilo REALMENTE ama cinema, ele vive pesquisando sobre o assunto e sabe muita coisa mesmo e não apenas assiste os filmes. A mesma coisa considero pra roqueiros, não acho que basta um cara comprar o CD de uma banda e gostar dela que o torna roqueiro, pode ser apenas mais uma das bandas entre dezenas de outras, que toquem outros estilos que o cara curte.

São tribos urbanas e acho que pra uma pessoa ser algo, primeiro de tudo ela tem que se considerar, então eu não tenho saco algum pra ficar discutindo por aí sobre Star Wars se o Luke e a Leia cometeram ou não incesto, mesmo eu amando Star Wars, não tenho a mínima vontade de encher meu quarto de brinquedos com temas de nerdices, e não me empolgo nem um pouquinho pra bater um papo quais super heróis da Marvel venceriam os da DC. Coisas desse tipo eu não tenho vontade de fazer, nada contra quem curte mas eu acho perda de tempo porque vejo apenas como ficção então pra mim tanto faz.

GAMER eu me considero porque acompanho produções de jogos mesmo e conheço muitos detalhes referentes a jogos, analiso mesmo, não apenas jogo e pronto, eu gosto de forma intensa e principalmente, eu ME SINTO um gamer, coisa que não acontece com o termo nerd.

Mas hoje a pessoa acha que porque ela assiste Big Bang Theory, visita meia duzia de sites com o nome NERD no título e comprou uma camiseta escrito "EU SOU NERD COM ORGULHO!" ela se tornou nerd, mas muitos desses não são capazes de manter uma conversa com o que considero um nerd de verdade, esses (os que considero nerd mesmo) teriam saco para manter conversas que eu acho chatas pra cacete como discutir se o universo e Star Wars ou Star Trek é mais avançado tecnologicamente.

É como se essas pessoas quisessem apenas o visual, mas a essência não. Por isso acho que para os padrões atuais ser NERD e curtir NERDICES são coisas diferentes já que qualquer um gosta de coisas que antes era limitada a essa tribo urbana e acho que uma das coisas que define um nerd é a pessoa se sentir assim, ela sentir que é nerd mesmo e não apenas QUERER SER, acho que é algo natural da pessoa gostar de algo e agir dessa forma e não simplesmente ver que é legal e achar que porque assistiu o filme do homem de ferro ou leu os livros de Game of Thrones DEPOIS que saiu a série, já a torna NERD. Não que eu me ofenda ou corrija alguém se a pessoa me chamar de nerd, eu não falo nada, mesmo porque eu sendo dono do nerd maldito e curto diversas nerdices. Sei que o padrão de NERD que as pessoas adotam normalmente se limita a somente isso para se classificar para esse grupo, mas não é algo que eu SINTA que sou, às vezes fico até meio sem graça quando uma pessoa começa uma brincadeira nerd e não tenho a mínima vontade de seguir frente com ela. Lembrando, isso é uma opinião pessoal e cada um tem uma visão diferente das coisas, é assim que vejo, não quer dizer que eu esteja certo.

Postar um comentário

9 Comentários

  1. hehe
    eu tbm num considero nerd nenhum pokinho e como vc Sky eu curto muito mais gamer do que qualquer outra coisa. Até me lembro um dia em que pedi umas recomendações nerds do que assitir no grupo e eles me chamaram de poser T3T
    cara, mas se tu num é nerd eu nem sei mas o que é isso

    ResponderExcluir
  2. não me considero nerd

    so gosto de coisas que os nerds gostam

    e que outra pessoa comun tambem gosta


    videogame, e velozes e furiosos

    ResponderExcluir
  3. Sky, o conteúdo do blog é muito bom mas devo admitir que o nome dele espanta o povo que pensa como você.

    Eu fui mostrar o blog para o meu amigo e ele já esculachou dizendo que provavelmente era um blog de tirinhas "nerds" sobre Minecraft e Big Bang Theory e que só de olhar esse banner já dava pra notar o esquema.

    Sério, agora que percebi isso, é verdade mesmo. Eu não quero convencê-lo a mudar o blog mas só acho que seria bom pra atrair mais nerds "de verdade".

    ResponderExcluir
  4. Enfrento um questionamento interno semelhante às vezes, uma vez que escrevo para um blog voltado a cultura e entretenimento nerd. Afinal, qual é meu público? Realmente faz sentido dizer que eu escrevo para uma audiência específica? Filmes, mangás, tecnologia, não me parecem nada restritos hoje em dia.

    Nerd me parece ter se transformado em uma buzzword apenas.

    ResponderExcluir
  5. Ah véi... Siiinceramente, eu acho que esse tipo de rótulo, seja qual for, é sempre prejudicial, porque sempre acaba limitando a individualidade das pessoas que o abraçam. Sendo assim eu também não me considero nerd, roqueiro (esse não mesmo! KKKKK), ou qualquer coisa do tipo, isso acaba com qualquer possibilidade verdadeiramente humana que se possa ter de alguém, é como dizer que é... Sei lá, marxista. Um marxista deverá discordar de TODO MUNDO que discordar de Marx, o que seria terrível da parte dele. Outra coisa é dizer "Eu li Marx, concordo com ele em vários pontos, mas Eric Frohm o critica assim, assim e assado." Daí hoje em dia o cara chega com uma camisa do Che Guevara que ele comprou no shopping, gritando os lemas da revolução russa ou cubana e diz que é marxista, se perguntar se leu O Capital nem sabe o que é. E (guardadas as devidas proporções) para mim o termo "Nerd" sofreu com isso. Antigamente o cara dizer que era nerd é porque era Nerd mesmo, mas isso era algo bom? Isso pra mim era só um rótulo que o limitava (ao menos à primeira vista) a gostar só de "coisas de nerd" e a encaixar-se num certo esteriótipo, pense dez anos atrás, se um cara dissesse "Sou nerd." você já imaginava que ele comia alguma mulher, treinava artes marciais? Nem fudendo. Hoje em dia o termo é ainda mais banal, porque não quer dizer nada, como você mostrou no post. Engraçado que a maioria dos meus amigos com quem converso de música, cinema, filosofia, coisas assim, ficariam extremamente espantados se eu lhes dissesse "Meu blog favorito se chama Nerd Maldito." E o pensamento da palavra "nerd" na cabeça deles é uma mistura dessa banalidade ridícula de hoje em dia e do esteriótipo do passado...

    Lá vou eu com meus textos nos comentários de novo, deixa eu parar por aqui... Ai ai eu me empolgo! HUAHEUAHEUHAEUHAUHE

    ResponderExcluir
  6. "qye hoje qualquer um faz"
    conserta aeew

    ResponderExcluir
  7. Estou num momento de "crise" (talvez?) em que já não sei a que tribo pertenço,já fui um GAMER(!!) mas hoje apesar de acompanhar tudo e saber montar mentalmente um computador e para cada situação em segundos não chego a jogar como antes (sinto-me um casual). Também desde o início da minha vida ainda curta tive hábitos nerds, procurando saber de tudo um pouco mais a fundo, mas com a popularização da cultura nerd fico pensando, "será que eu sou só um poser?". CDF sempre fui, e nesse ponto eu me garanto rsrs

    ResponderExcluir
  8. Cara, é íncrivel como esse seu texto nunca perde o sentido.
    Diferente do termo "nerd", que assim como você, tambén vejo que hoje não tem mais significado.

    Hoje em dia é a nova moda do momento gostar de heróis, filmes, videogames e etc... Já virou algo super comum, e é modinha sim, e provavelmente vai continuar sendo.

    Eu sou viciado em quadrinhos e video games des de que me conheço por gente (não estou querendo me gabar), mas nem por isso saio ai dizendo que sou o "Mestre Nerd".

    Mas como você disse, hoje basta a pessoa ver uns filmes, usar um óculos, comprar uma camiseta do Star Wars, que ja se sente o Rei dos Nerds e Geeks.

    As vezes entram em outro estouro momentaneo, deixa eu pegar um exemplo bem atual... O Deadpool, po, é um personagem que eu gosto bastante, conheci ele quando era criança em uma propaganda de um gibi que lia, achei ele legal por me lembrar o Homem-aranha. É realmente um personagem que chama bastante a atenção, bem interessante e engraçado por sinal (tem quem não ache), mas agora vem umas pessoas que conhecem o cara a pouco tempo, viu uns vidêos sobre ele e já se dizem os maiores fãs do universo, na maioria das vezes nunca leram uma HQ dele, e se leram foi uma bem ruim no estilo "Deadpool mata o Universo Marvel" (opinião). Não tenho nada contra gostar do personagem, mas conhecer quase nada dele e se dizer o maior fãn da atualidade já é de mais, e ainda por cima em uma batalha de heróis ela usa o argumento que ele é imortal e ja matou todo o universo marvel (sendo que não é uma história canon).

    Mas fazer o que, não posso mudar isso, acho que nem quero, as pessoas são assim mesmo e só o tempo muda.

    Mas voltando a dizer, esse seu texto é muito bom, e nunca vai perde o sentido.

    Até mais.

    ResponderExcluir