Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Dark Forces - Um jogo lindo que não consegui jogar!

História

Kyle Katarn é um mercenário que é contratado pela aliança rebelde para conseguir os documentos de construção da estrela da morte, facilitando assim a destruição da perigosa nave.

Sobre o jogo

Bom, tenho uma longa história com esse jogo, primeiramente porque trata-se de um jogo de Star Wars, então o conheço há muito tempo e a primeira oportunidade que tive de jogar, foi em uma demo há séculos atrás e foi nessa época que eu decidi que não queria jogar esse jogo nem a pau. Afinal o gráfico era horroroso, o jogo era de 1995 e eu era um adolescente descolado que gostava de gráficos super modernos tipo o de Half Life 1.

Mas bom, o tempo passou e cresci, daí atualmente assisti novamente Uma Nova Esperança e de repente bateu aquele aperto no peito em ouvir aquelas musiquinhas, ver aquele universo e tudo mais, e assim decidi jogar algo do universo Star Wars, então escolhi Dark Forces, como meu gosto atualmente é bem mais sofisticado e consigo aguentar mais algumas coisas antigas, decidi tentar ele, ainda mais com a história que achei bem foda. Pra quem não sabe o filme começa com o Darth Vader prendendo a princesa Leia, acusando ela de fazer parte da Aliança Rebelde e de ter ajudado a roubarem os planos da estrela da morte, daí no jogo você controla exatamente o cara que roubou os planos, então isso tornou esse jogo perfeito pra eu jogar.

O jogo tem muita coisa interessante principalmente para a época, eu pensava que seria um joguinho de fases que era só sair andando e metendo tiro em qualquer inimigo que aparecesse. Mas não, Dark Forces tem uma mecânica muito bem trabalhada. As fases começam sempre com um relatório da missão, explicando como você deve agir, dicas sobre o ambiente em que será deixado e as vezes imagens de itens que você deve pegar ou locais que você deve tomar como referência. Isso já deixa aquele climinha de espionagem mesmo, ainda mais tendo óculos de visão noturna pra usar.

As fases tem quebra cabeças realmente inteligentes que me surpreenderam, principalmente porque eu esperava apenas um tiroteio sem fim, mas tem lugares que você realmente tem que ir destravando parte por parte pra só então conseguir seguir em frente. O jogo tem sons impressionantes com dublagem mesmo, os inimigos falam, nada de só chiadinhos e também há apresentações que misturam CG com imagens 2D e ficaram muito bons!

Agora o grande problema do jogo que me fez não aturar chegar ao fim e entrar pra minha lista de jogos difíceis de digerir, foi primeiramente o gráfico, que eu consegui tolerar a um certo ponto, mas devido ao fato de ser muito antigo, o jogo se torna tão poluído visualmente, com enormes pixels aparecendo e eu joguei sentindo uma enorme pressão como se estivesse tendo que forçar meu cérebro constantemente a entender o jogo, já que coisas distantes não dá pra saber o que é e só quando você se aproxima que ganha forma. E eu teria aguentado até o final se fosse só isso porque mesmo assim eu jogava numa boa e tava divertido, mas aí veio um problema que somado a esse tornou insuportável que é o fato de não dar pra olha pra cima e pra baixo, resultando assim na sensação de estar mais preso ainda, tirando muito toda sensação de liberdade, principalmente quando cheguei em uma fase que eu não conseguia olhar pra baixo pra ver se eu podia pular ou não, daí tive que arriscar e caí em um buraco. Jogar até o fim um jogo que não sei se vou ter que repetir várias vezes uma parte só porque não consigo ver o que tem em baixo ou em cima realmente me desagrada, então infelizmente o jeito foi abandonar.

Enfim

Esse jogo é muito bom, pra quem curte jogos antigos vai gostar muito e achar impressionante como ele tem uma mecânica fodona, mas é um jogo muito antigo e por isso não é pra qualquer um.

Postar um comentário

12 Comentários

  1. lindoque = lindo que....concerta la depois sky ^^

    ResponderExcluir
  2. Cara n seja noob, enfrente o jogo como omi Õ---Õ. Acho q logo vou começar a jogar jogos da franquia Star Wars.

    ResponderExcluir
  3. Mande um vídeo de você jogando até zerar ou até lá NÓS DOIS seremos noobs e menininhas que não conseguimos enfrentar esse jogo como omi Ò___Ò!

    ResponderExcluir
  4. Jardel Rodrigo Holub

    OOOOOOXXXIII fosse eu não deixava, xingou a mãe hein, e ainda humilhou toda sua linhagem sanguínea, amaldiçoando-a até você zerar o jogo maldito!!!

    Brinks

    Eu morro de vontade de assistir Star Wars mas da uma preguiça... Sky, voce recomendaria assistir na ordem cronológica ou de lançamento?

    ResponderExcluir
  5. Nem sei cara, eu não consigo ver qual o melhor jeito, pra mim tanto faz.

    ResponderExcluir
  6. Jogo meio paia, mas realmente tem mecânicas fodas. Na época que eu joguei esse daí eu não ligava muito pra isso e joguei a porra toda fora .-.

    Qualquer dia eu jogo de novo pra ownar vocês dois xP ou não.

    Sky, da uma olhada nisso aqui depois:
    http://www.romhacking.net/hacks/325/

    Não sei se mudou alguma coisa além das sprites, vou jogar ele e te digo se tem algo novo. Mas seria bom tu ao menos passar o olho nele um pouco. Nunca se sabe o que um cara com "olho treinado" (leia-se: menos preguiça) pode encontrar õ/

    ResponderExcluir
  7. /\ Pensando bem, agora que fui ler a descrição e tem uma porrada de coisa nova.

    Joga ae man õ/

    ResponderExcluir
  8. Challenge Acepted U.U (antes vou fechar os jogos que vem antes desse e ver os filmes).Espere respostas em menos de 6 meses (agr to vendo os classicos do Terror).

    ResponderExcluir
  9. Cara, tentei jogar esse jogo na minha adolescência e não consegui também.
    Porém existe um jogo pelo qual me apaixonei em minha adolescência e joguei MUITO, "Star Wars Jedi Knight: Dark Forces 2", um puta título para um puta jogo. Simplesmente um jogo sensacional da época em que FPS era um gênero divertido. Ah, e nesse jogo dá pra olhar pra baixo e desviar tiros laser com um sabre de luz, além de gastar pontos de "Força" para comprar habilidades jedi como pulo alto, super corrida, arremessar objetos, enforcar, soltar raios, cura... tudo depende se você é um jedi ou um sith (sim, dependendo dos seus atos você toma um caminho diferente no jogo).
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Realmente, Jedi Knight Dark Forces 2 foi um puta jogo mesmo

    ResponderExcluir
  11. Cara, para olhar para cima ou para baixo você tem que segurar um dos botões L1,L2,R1 ou R2, não lembro e depois é só apertar para cima...agora o que eu queria saber é como acho a red key da fase 1 para abrir a porta?

    ResponderExcluir