Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Far Cry - Surpreendendo desde o início

História

Jack Carver é um ex fuzileiro que foi contratado para ir a uma ilha tropical guiar uma jornalista, no entanto ele é surpreendido quando seu barco é atacado e destruído, fazendo com que ele fique preso no lugar e logo centenas de militares apareçam para tentar matá-lo. Sem entender o que está acontecendo, ele acha um rádio onde um homem misterioso fala pra ele tudo o que tem que fazer e o guia, ditando os passos para que consiga sair da ilha. Não havendo escolha, ele obedece o que o homem do outro lado do rádio diz e logo entende que é a única forma de sobreviver.

Sobre o jogo

Olha, se eu tivesse jogado Far Cry antes de Crysis, certamente eu iria achar Crysis um jogo completamente sem vergonha. Digo isso porque Far Cry é um Crysis sem a armadura! Tem praticamente todos os elementos de Crysis nessa bagaça. Trata-se de uma ilha paradisíaca com gráficos impressionantes pra época, as fases são em mundo aberto, é cheio de soldados querendo te pegar, há vários acampamentos no lugar, existe um segundo tipo de inimigo sem ser os soldados que ataca tanto você quanto eles, você pode dirigir veículos, não tem a roupa, mas tem uns acessórios militares que também te dão uma sensação enorme de controle, entre outras coisas. Isso sem contar o fato de que foi também a Crytek que fez né?

Apesar disso, eu entendo bem o lado da desenvolvedora, sabem? Digo isso porque como eu costumo escrever histórias, às vezes tenho ideias e penso "Isso ficaria muito bom assim" mas as vezes eu queria muito usar uma ideia para coisas diferentes, tipo "E se a história fosse sobre esse tipo de coisa e não aquele?". Eu me pego pensando diversas vezes na quantidade de histórias que só poderei aproveitar uma vez e não usar nunca mais algo parecido para não parecer que não tenho criatividade. Então o que acredito que aconteceu foi isso mas voltado para o lado visual, a Crytek certamente queria por novamente um jogo onde pudesse transportar o jogador para uma ilha paradisíaca e acabou usando a mesma mecânica.

Então o que eu sinto é que Far Cry é praticamente um beta de Crysis, por favor fanboys não desmunhequem, é apenas minha opinião e é inegável a semelhança. E eu não estou falando que o jogo seja ruim. A primeira fase achei um saco, a segunda já comecei a empolgar, e a partir da terceira já tava achando o jogo fascinante.

Assim como em Crysis, o jogo tem uma forte concentração de Stealth, se você quiser pode tentar ser o rambo, mas acho que grande parte da diversão está no Stealth e também acho que é o caminho mais fácil já que os inimigos tiram muito dano e as vezes ir bancando o Call of Duty só vai te fazer morrer centenas de vezes seguidas. A diversão nesse modo é incrível,você realmente se sente manipulando completamente a situação, como existe a opção de jogar uma pedra, você pode lançar em um lugar distante de onde você está para que os inimigos vão conferir e enquanto isso você passe por trás, ou até mesmo para deixar eles em um local adequado pra você matar. è_é!!!

Um item útil pra caramba é o binóculo que não apenas te permite ver muito longe, mas também registra os inimigos, ou seja quando você o usa, se vê um inimigo, o binóculo coloca um ponto simbolizando ele no radar, sendo assim você passa a acompanhar os movimentos dele mesmo sem estar vendo e isso faz com que você tenha uma experiência incrível observando os pontos no radar e sabendo se tem um inimigo perto ou longe, é muito foda estar vendo um ponto super próximo mas não estar vendo o inimigo pois os cenários tem muito mato, pedras e também alturas diferentes, fazendo com que as vezes você fique preocupado com a proximidade. Isso também causa momentos muito fodões em que você não registrou um inimigo e começa a ouvir o som de alguém andando por perto, daí você fica louco procurando onde diabos está a origem do som, sendo que em alguns momentos você ta tão concentrado nos inimigos registrados que toma um susto quando você o cara já em cima de você uahahaha.

A ilha é linda pra caramba, engraçado que eu tava assistindo Btooom e me deu uma vontade enorme de jogar algo em uma ilha paradisíaca, parece que acertei em cheio porque Far Cry realmente é lindo. E você se sente mesmo livre no lugar, até em fases que são dentro de uma instalação, o jogo continua aberto lá fora. No início eu pensei "Lógico que essa fase aqui é dentro do navio, então não tem nada lá fora, daí depois de um tempo quando vou ver, eu saio do navio e tem o mar pra eu andar de bote e ainda várias pequenas ilhas, simplesmente incrível! Você se sente realmente como se pudesse ir onde quisesse. *-*

A dublagem do jogo é sem duvidas uma das top 10 piores dublagens que já vi na minha vida, isso se não for a pior porque que dublagem horrorosa essa viu? O cara parece um personagem de desenho animado que ta curtindo uma aventura muito louca, quebra o clima completamente e faz com que a história que já não é das mais geniais, pareça mais idiota ainda. Esse tipo de dublagem escrota é que me faz perceber que a maioria dos brasileiros gosta de estar na moda falando que a dublagem nacional é um lixo mas não tem a mínima capacidade de analisar dublagens em outras línguas, ou seja é como se fosse "Não entendo então tá bom, a dublagem tá ótima!". Porque cacete, é impressionante como até hoje ninguém tinha me falado da dublagemzinha escrota de Far Cry, eu me sentia em uma aventura muito louca na sessão da tarde toda vez que o protagonista abria o bico!

Enfim

Gostei muito desse jogo, realmente foi super divertido jogar e um ótimo passa tempo, pra quem gosta de jogos que você tem que se esconder, observar e pensar como passará para o outro lado de algum lugar, ta aí uma boa. Só a história que é meio bobinha, e acho que poderia ter sido bem melhor, mesmo porque esse nome Far Cry (Choro distante) já me causa o maior impacto, ainda mais sendo em uma ilha isolada, me faz pensar sobre um lugar distante cheio de horrores que ninguém nunca vai saber.

Mas nããão Ò_Ò, preferiram fazer uma coisa escrota mesmo! Só que como falei, a diversão ao menos é garantida, felizmente tudo melhorou ainda mais quando foi pras mãos da Ubisoft e a franquia se expandiu a diversos produtos. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na loja direta, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. 2 efim sky?? Nao seria "Sobre o jogo?"

    ResponderExcluir
  2. Na hora de finalizar a postagem devo por algum motivo ter copiado e colado, estranho isso. Valeu, arrumei. =)

    ResponderExcluir
  3. Ta ai um jogo lindo que eu não tenho saco de baixar. Mas falar uma coisa, recentemente comecei a jogar Siren de PS2 e digo, considerando outros jogos dessa epoca, dificilmente Far Cry tem a pior dublagem. Mas posso estar errado, tem que tambem considerar a epoca dos jogos xD

    E digo mais, é uma puta injustiça esse preconceito com dublagens em portugues. Logicos, temos a tosqueiras como a classica dublagem do Max Payne 1 (que adoro xD). Mas tambem tem trabalhos simplesmente maravilhosos como o do Grim Fandango, que foi divinamente dublado *_*

    Bom, anyway, boa materia.

    ResponderExcluir
  4. (Esquizo, man, não acho que devemos considerar a época de jogos não, cara. Tem jogos antigos com dublagens boas e jogos novos com dublagens ruins... Apesar que antigamente se tinha uma tolerância maior a tosqueira...)

    Po véi, só avisando que "cry" também pode querer dizer "grito" em certos contextos. ;)

    Véio, acho que quando um jogo é da mesma desenvolvedora a gente não pode dizer que o outro é sacana, ou que ele é um beta, é uma questão de sucessão espiritual, os caras fizeram algo numa ilha, etc, qual o problema de querer fazer outro na mesma pegada? Mas enfim, o Far Cry é um jogo que eu sempre tive muita vontade de jogar, principalmente quando ele saiu, eu via os videos e pensava "Nossa esse jogo deve ser muito legal!" HUAHUAHAUHU Só que infelizmente eu baixei uma vez e não funcionou, era um torrent bixado, daí desisti e acabei nunca jogando! =/ Mas deve ser mito sim.

    ResponderExcluir