Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Mockumentary - Filmes que só parecem ser reais! O__O'

Hoje eu vou falar sobre Mockumentary, um termo que demorei um bocado para descobrir e que certamente teria me ajudado muito na época de Cloverfield em que eu estava louco para ver mais coisas do tipo. E então acho que essas postagem pode ajudar muita gente futuramente. =)

O termo Mockumentary certamente de cara é associado por muitos ao termo Mockbusters, mas a verdade é que eles não tem uma relação direta, mas sim os dois são a junção de duas palavras em inglês. Mockumentary mistura a palavra Mock = Falso com a palavra Documentary = Documentário. Sendo assim os filmes considerados Mockumentary são aqueles que passam ao espectador a ideia de que o que ele está assistindo é algo real. Não necessariamente é preciso de uma camera profissional para que um filme seja considerado um Mockumentary, tanto que a sua popularidade foi ganha através do filme "A bruxa de Blair" que não faz um documentário ao estilo Discovery Channel, mas sim como um trabalho de estudantes.



Devido à quantidade de filmes do tipo relacionado a terror, alguns podem achar que o gênero se resume apenas a climas pesados, mas não é bem assim, existe todo tipo de Mockumentary, incluindo até mesmo comédia. Assim como coisas sérias e tão realistas que confundem de verdade as pessoas, é o caso do Mockumentary Sereias do Animal Planet.

Apesar disso os mais populares e que fascinam o publico são os com temas mais pesados, sendo que alguns são extremamente realista, o filme Holocausto Canibal por exemplo fez com que o diretor fosse preso imediatamente assim que o filme foi lançado, e só saiu de cana quando provou que os atores estavam vivos. O filme é considerado um dos mais chocantes da história e deixa muita gente perturbada por aí. O__O! E também tem filmes do gênero que chegam a causar inspiração ou até ir coisas mais extremas, como por exemplo a morte que o filme projeto x causou.

Sei que pode parecer a mesma coisa que Found Footage (gravações encontradas), mas não é! Found Footage é um subgênero de Mockumentary, ou seja todo Found Footage é Mockumentary, mas nem todo Mockumentary é Found Footage, como por exemplo é o caso do já citado das sereias ali em cima. O próprio Marble Hornets muita gente no começo acreditava ser um canal relatando acontecimentos reais.

Como o negócio não é obrigatoriamente comercial e/ou profissional, qualquer um pode fazer, e assim muita gente compra uma dessas câmeras baratas, chama amigos, acha um lugar e filmam uma situação onde fingem ser real, tacam no youtube e conseguem chamar a atenção! Dá pra ganhar uma grana assim kkkkk.

Alguns filmes mockdocumentary que posso citar como exemplo aqui para finalizar a postagem são REC, O caçador de Trolls, Desaparecidos, Atividade Paranormal e Poder sem limites. Mas existem muitos outros, e vocês, tem algum favorito? Amam? Odeiam? Façam recomendações pessoal, assim podemos compartilhar e conhecer coisas novas. *-*

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Adoro filmes desse tipo, tem um clima totalmente diferente de um filme de terror comum.

    Já assisti Holocausto Canibal e as cenas mais pesadas são bastante realistas.

    ResponderExcluir