Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Jogos Vorazes - Um filme muito melhor do que imaginei

Antes de eu escrever a matéria sobre Battle Royale, a única coisa que eu conhecia sobre Jogos vorazes era o nome e mais nada, mas quando escrevi a matéria acabei descobrindo sobre o que se tratava o livro e filme e infelizmente isso fez acontecer algo que não é comum comigo, que é criar um preconceito em cima de uma obra porque outros falaram mal. Aconteceu porque as críticas eram pesadas demais mesmo e assim fui assistir Jogos Vorazes olhando torto, mas tive uma surpresa!


Em um país ocorreu uma guerra civil que acabou resultando na revolta de treze distritos que se tornaram um verdadeiro problema. Com o fim da guerra, um dos distritos foi destruído e os outros que se rebelaram foram vencidos, mas o perdão não foi dado de graça. 

Após a guerra todo ano cada um dos distritos deveria oferecer um garoto e uma garota de idade entre 12 e 18 anos para que fossem enviados a um ambiente onde deveriam lutar um contra os outros e sobreviver até que apenas um ficasse vivo e se tornasse o vencedor do sangrento Reality Show que chamam de Jogos Vorazes.

Quando eu comecei a assistir, já torci para que o filme tivesse uma hora e meia e quando vi que eram quase duas horas e meia já pensei "Drogaaaa, vou ver esse tempo todo um filme onde só vai ter mata mata em uma floresta, que cansaço...". Mas para a minha felicidade, o filme foi uma verdadeira surpresa! Demorou pouquíssimos minutos para que eu ficasse super envolvido com a história, mesmo prevendo exatamente o que ia rolar.

Ao contrário de Battle Royale, em jogos vorazes o filme não começa praticamente com os jogos acontecendo, ele mostra todo o desenvolvimento e particularmente achei a introdução chocante pra caramba, me deu uma sensação realmente ruim ver o desespero das pessoas na época dos jogos, o medo delas de serem escolhidas durante a seleção e em como os escolhidos ficam chocados. Gostei demais do realismo que aplicaram, colocando os personagens para terem reações de enorme desespero. Também adorei da atuação da personagem principal.

É fantástico o universo que é apresentado, cada distrito usa roupas próprias e as usadas pela população do distrito onde fica a sede dos jogos tem um visual peculiar com pessoas usando roupas bastante estranhas, uma maquiagem excêntrica e cabelos coloridos, de certa forma me lembrou o visual de animes.

Também é apresentado muito sobre a reação das pessoas e há diversas regras no Reality Show, gostei de como os participantes tem que conquistar o publico, chamando atenção e graças a isso existem os patrocinadores, que podem conceder certos privilégios durante os jogos. Participantes patrocinados podem receber itens como remédio e comida durante o programa, em certas situações isso pode fazer muito a diferença.

Eu não acho que seja uma copia de Battle Royale, o mundo é gigantesco e muitas pessoas tem pensamentos parecidos e pode acontecer esse tipo de coincidencia. Existem muitos detalhes na história que diferenciam as obras. Não li o livro de nenhuma das obras então pode ser que eu esteja errado, mas ao menos pelo apresentado nos filmes não me parece ser uma cópia, mas sim uma coincidência. Não recomendo ver o trailer se quiser evitar spoilers. Caso se interesse pode conferir aqui.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. O filme é muito bom eu e meus amigos fomos assistir no cinema e saimos satisfeitos,quando eles me chamaram eu fui pessimista mas o filme foi melho do que eu esperava

    ResponderExcluir
  2. Também gostei do filmne, li o livro antes de ver e posso dizer que como toda adaptação existem diferenças em certos detalhes, recomendo ler o livro.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo!
    A trilogia é maravilhosa!
    SUPER RECOMENDO!! è tão incrível como a leitura desses livros te prende!
    Fiz meu Pai ler, e ele está amando...haha
    Agora estou muito ansiosa por Jogos Vorazes: Em chamas!

    ResponderExcluir
  4. Heeey sky yd bom? Eu wcjei esse filme bom,eu li o livro e eles foram fieis mas vou confessar q eu nao veria esse filme de novo,nao sei prolongaram muito a katniss em seu processo de " transformacao" mas na parte da arena o filme foi espetacular.

    ResponderExcluir