Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A polêmica plástica de Ellie de The last of Us sofreu possivelmente pra não rolar processo

A personagem Ellie do jogo The Last of Us é uma personagem que se destacou por ser uma protagonista junto com Joel. No entanto, tempos depois apareceu um novo vídeo que chamou atenção o fato de que a garota estava com o rosto um bastante diferente. A mudança talvez não seja o que pode ser chamada de radical por alguns, mas sim como se uma plástica tivesse sido feita e ficado levemente diferente, tirando inclusive as sardas e alterando o nariz. E um falatório começou sobre o jogo eletrônico da Naughty Dog ter sua primeira polêmica e tentar se livrar.

As teorias de alguns envolvia o fato de que Ellie se parece demais com Ellen Page (Só pra esclarecer, isso na época, pois após se assumiu ao mundo como Elliot Page após revelar ser trans). Pare interpretou a Kitty Pryde/Lince Negra no X-Men 3 (a guria que atravessava paredes). Sendo assim diziam que tinham só modificado o rosto para que evitassem comparações ou simplesmente não houvesse nenhum tipo de complicação legal em cima da aparência da personagem. Curiosamente na época do falatório, Page trabalhava para a Quantic Dream, emprestando sua aparência para a personagem Jodie Holmes em Beyond: Two Souls, que até então era um exclusivo de Playstation 3 e 4, vindo só anos depois para PC na Epic Games Store e Steam.
Até mesmo porque o nome da personagem também é parecido, fazendo parecer que a pessoa que criou o modelo inicialmente realmente decidiu pegar a aparência como molde e queria fazer uma homenagem, mas no fim acabou indo longe demais, claro que isso é apenas especulação e não rolou uma confirmação da coisa. Talvez seja o trabalho de Page na época que tenha evitado a coisa ficar feia, pois o peso de exclusivos de videogames sempre foram fortes, jogos como Horizon Forbidden West, Final Fantasy VII Remake, Until Dawn, God of War Ragnarok e outros que ao menos inicialmente foram exclusivos como jogos de console, receberam investimento pesadíssimo.

Mas após muito fala fala, a SONY se manifestou e revelou de uma vez qual era o grande lance da aparência nova da infeliz Ò_Ò! Quando a IGN entrevistou o diretor criativo do jogo, Neil Druckmann, ele disse que mudaram a aparência de Ellie para que a atriz da captura de movimentos da personagem, Ashley Johnson, ficasse com uma harmonia melhor de personalidade com a personagem no game de apocalipse zumbi, sendo assim pareceria mais natural.

Logicamente a coisa não colou muito para o público, já que é óbvio que a Sony não diria algo como "Nós copiamos a aparência e não queríamos ser processados, então mudamos", e assim prejudicando ainda mais o seu jogo de epidemia zumbi, que já tinha problemas na produção como o cachorro de TLOS que foi cortado por complicações no desenvolvimento, a acusação de terem roubado uma imagem descaradamente, ou a treta que tiveram com pais ao colocarem telefone para profissional erótico escondido no jogo. A complicação foi tanta que a desenvolvedora chegou a pensar que The Last of Us acabaria com a empresa.

Não foi a única vez que as aparências dos personagens sofreriam falatório, apesar de algumas alterações no remake para Playstation 5 e PC, The Last of Us Part 1, onde os fãs de jogos de computador e consoles fizeram comparações sobre como era antes, apresentando detalhes alterados que iam desde o universo da praga zumbi e alterações nos infectados até o visual dos personagens, foi na série de TV da HBO Max que o circo pegou fogo.
Ao escolherem os atores Pedro Pascal como Joel e Bella Ramsey como Ellie, ambos de Game of Thrones, para a série de televisão da rede de streaming, muita gente se revoltou. É algo até padrão para obras live action, apesar de séries que são spin-off de algo como a s érie de zumbis Fear the Walking Dead serem recebidas com tranquilidade, fãs se sobressaem com frequência. É só ver como xingaram um ator do filme de Resident Evil até ele desativar o Instagram.

Então, apesar de uma estreia forte, com notas altíssimas no Rotten Tomatoes, não faltaram montagens comparativas especialmente da Ellie na versão de PS5 e do jogo de computador, mostrando uma recepção negativa de parte dos fãs pela atriz escolhida. Por outro lado, tem os que protegeram o visual, falando que atuação vem primeiro que aparência e não faltou gente procurando onde assistir The Last of Us, atraídos pra ver como conduziriam a infecção e forma que a doença se espalhava.
Mas as coisas realmente costumam se adaptar de acordo com as necessidades da produção de uma obra, seja pra Microsoft Xbox Series S ou para Nintendo Switch, vão rolando alterações para evitar problemas ou pra fazer melhorias. Nesse caso, mesmo que a Sony tenha mentido, a harmonia com a atriz de captura de movimentos certamente é um benefício real. E o tanto que esse jogo foi rodado até mesmo no PC pelo emulador RPCS3, mostra que no fim das contas fizeram escolhas certas.

A própria série teve suas mudanças. Enquanto temos obras incríveis como Project Zomboid, Zombi e Deadlight, que usam zombies mais padrões via vírus, o roteiro da Naughty Dog foi genial ao mostrar que zumbis podem existir no futuro, graças à base em algo que apresenta zumbis no mundo real, só que em insetos o medonho fungo Cordyceps (as fotos são bizarras), mas mesmo uma ideia grandiosa dessas acabou sendo alterada. Os criadores chegaram a explicar o motivo de terem alterado o vírus na série.
Mas logicamente é uma coisa complicada... Alterações sempre vão rolar de uma obra pra outra. Sempre vai ter reclamações, mas as pessoas podem abrir a mente, já que se por um lado pode ficar horroroso, existe a chance de ficar muito boa. Um exemplo é o aclamadíssimo (e bizarríssimo também) filme "O Enigma do Outro Mundo", que o povo ama aquele gore e horror todo, mas nem todos sabem que é um remake também. Além de que sempre tem opções, né galera? Seja a tonelada de jogos do Xbox Game Pass Ultimate ou obras por fãs como o filme de The Last of Us que foi amado e também a série de TLOS, What Remains.

Mas claro, a Sony e a Naughty Dog jamais assumiram qualquer coisa relacionada a plágio ou cópia. Outro motivo citado foi que dessa forma a aparência iria parecer mais jovem como os criadores queriam que fosse. Veja o que a Page comentou sobre isso. Confiram o vídeo em que apareceu pela primeira vez o modelo definitivo:
E você? O que acha disso tudo? Acredita que rolou uma cópia malandra mesmo da aparência? De forma maldosa ou como homenagem que saiu do controle? Ou acha que realmente foi apenas uma mera coincidência que de repente decidiram alterar a aparência? Confira mais coisas interessantes no Blog Nerd Maldito.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. noooo, ela era mais bonita antes, até me lembrava de uma garota... que foi mto especial p/ mim ;___; *starts to cry*

    ResponderExcluir
  2. agora parece um zumbi com deficiencia de nascimento ao invés de um ser humano

    ResponderExcluir