Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Serial Experiments Lain - Uma história intensa!

Hoje eu vou falar sobre provavelmente o anime mais intenso que já assisti na minha vida. Esse é um que sei que vou assistir ainda várias vezes, e cada vez vou ter sensações novas. Algo maravilhoso! Ainda mais para quem gosta de histórias sérias, sem frescuras e anime.

Lain é uma garota tímida que não entende nada de computadores em um mundo onde a rede é acessada por todos e o conhecimento sobre hardware é ensinado na escola. A vida dela muda quando um dia quando uma garota da escola se mata e no dia seguinte todos recebem um e-mail dela dizendo que está viva, apenas abandonou seu corpo.


Esse anime é realmente intenso e não é para qualquer pessoa, ele é muito parado e apresenta dezenas de temas envolvendo a sociedade. Na época que eu assisti esse anime, eu fiquei impressionado em como achei tocante certas coisas que eram mostradas apesar de não ter entendido um monte de coisas, anos mais tarde quando assisti novamente eu fiquei impressionado em como teve coisas que eu comecei a entender e na época eu tinha achado confuso demais e só achei o anime mais incrível ainda.

É assombroso como o universo cyberpunk de Serial Experiments Lain pareceu ser uma previsão do futuro. O anime foi lançado em 1998 e mostrava um mundo onde todos acessavam a Wired(como é chamado a internet) para jogar online, conversar, acessar o banco, entre várias outras coisas. Nesse mundo também existe um grupo de hackers conhecido como The Knights e que o governo chama de terroristas, mas os seus atos não são para beneficiar a eles, mas sim a todas as pessoas e com isso acabam invadindo vários lugares, mas ninguém sabe quem são eles, é um grupo anônimo que pode ser qualquer um (bem semelhante aos Anonymous).

Também é um mundo onde todos usam celulares e é possível acessar a Wired por eles e também mandar mensagens para outros celulares e jogar. Uma coisa que para quem lê sobre hoje em dia parece não ser nada demais, afinal de contas todo mundo consegue fazer essas coisas com qualquer smartphone furreca né?

Só que em 1998 o mundo não era assim então olha a visão futurística que o criador não teve? Também são mostradas várias coisas que hoje em dia são comuns e na época não eram, por exemplo um garoto pedindo para ir jogar video game na casa de um amigo e a mãe dele perguntando se ele não pode simplesmente jogar online.

A cada episódio, um tema em específico é adotado e durante todo o episódio aquilo é colocado, mas muita coisa é apresentada de forma simbólica e a história não tem os pés no chão, portanto você tem que viajar junto com ela, não pode simplesmente esperar que as coisas aconteçam com uma lógica perfeita e que se encaixam perfeitamente, pois não acontecem, às vezes vai passando uma loucura total e então do nada, tudo volta ao normal, é como se você estivesse assistindo várias realidades alternativas acontecendo ao mesmo tempo.

O anime fala muito sobre o ser humano e como a sua capacidade de evoluir foi além da sua forma orgânica e ele deu continuidade a evolução através da máquina, criando coisas novas que o fazem seguir e continuar a ficar melhor do que seus antepassados, o que nem sempre é apresentado como algo bom, às vezes isso é mostrado como algo repugnante.

Uma coisa que eu gostei muito é de como o anime é filosófico e fala sobre a realidade, em como o nosso mundo pode ser a própria internet e não sabermos disso, em como Deus pode existir no "outro plano". É difícil explicar mas imaginem que nós humanos criamos a internet e aqui existe eletricidade, então ligamos nossas mentes a ela só que nesse novo mundo simplesmente não exista eletricidade e fosse algo ilógico. É assim que as coisas são mais ou menos apresentadas no anime, como se uma entidade chamada "Deus" pudesse existir realmente fora da Wired e que o nosso corpo no mundo que pensamos ser real é puramente um software. Realmente é algo muito Matrix mas foi lançado um ano antes.

Se você é do tipo de pessoa que gosta de pensar muito e que não se incomoda com histórias paradas, além de aguentar assistir algo que é bem bagunçado e que você tem que montar as respostas e refletir para entender, então eu recomendo que você assista esse anime agora, assista daqui cinco anos de novo e assista daqui dez anos novamente, pois tenho certeza que você irá achar espetacular em ver como certas coisas confusas começam a ficar mais claras, é simplesmente lindo! *-*! Portanto na dificuldade de se achar animes sérios, esse é perfeito!

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

22 Comentários

  1. Que diabos de pergunta e essa meu? Sky vive postando analises sobre animes... Vive comentando jogos baseados em animes ou vice vesa... óbvio que ele é otaku... ¬¬'

    lembro me desse anime, ele é meio antigo, vi uma reportagem nele em uma revista... Li a história, mas não me interessei muito...

    ResponderExcluir
  2. ta... mas n tenho certeza se ele é otaku, apesar de q acredito q s...

    ResponderExcluir
  3. Olha só esse video:http://www.youtube.com/watch?v=NVV9q4rESPg

    ResponderExcluir
  4. O sly ate onde me consta nao é otaku não.
    Ele apenas gosta de coisas boas, e existem animes bons logo ele gosta de alguns animes. Mas ja deixou claro que não curte a grande massa de animes... Mas posso estar errado.

    ResponderExcluir
  5. AH eu gosto de alguns animes, mas acho que isso não é o suficiente pra ser considerado otaku não hehehe. Em geral é raaaaaaaaariiisssimo eu aparecer em um evento.

    ResponderExcluir
  6. HA darthvader, tu erro... ele n é otaku... ahuhsauhas

    ResponderExcluir
  7. Cara, quando entrei no blog hoje e vi a capa do post, já pensei.
    "Finalmente uma review completa do Sky sobre um dos melhores animes que já vi! Serial! *-----*"

    E ficou ótima! Parabéns! :D

    ResponderExcluir
  8. Um dos primeiros animes que eu assisti e um dos melhores XD.Eu sou otaku =P.

    ResponderExcluir
  9. Ae Sky, tava demorando hein cara!
    Melhor anime ever, viajei muito assistindo Lain, de vez em quando assisto de novo só pra ver essas coisinhas que a gente deixa passar, ou tentar entender melhor.
    Muito bom o seu texto, parece até que eu escrevi, pois saiu do jeitinho que eu faria, kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Sky vc ja assistiu o anime Steins Gate?Se não acho bom vc assistir pois acho que vc vai gostar.

    ResponderExcluir
  11. Nem assisti, nunca tinha ouvido falar, só achei um jogo com esse nome '-'

    ResponderExcluir
  12. Nada a ver... Só pq ele não se considera, não significa que ele não é... AHH FODA-SE, EU ERREI E PRONTO Ò_____Ò

    ResponderExcluir
  13. aushsauhas, tava só zoando darthvader...

    ResponderExcluir
  14. O___________________________________________________O'

    ResponderExcluir
  15. Hm... parece interessante, vou assistir ^.^

    ResponderExcluir
  16. Assisti este anime, tem 3 anos, faltam 2 anos pra eu assistir de novo. :P

    Realmente tem prestar muita atenção para entender este anime.

    Inté.

    ResponderExcluir
  17. Sky faça oque o Ventws disse veja
    Steins Gate e um anime bem curto tem uns 25 ep o anime fala sobre viagens no tempo depois que eu assisti fiquei bem curioso sobre isso de viagens no tempo . Outra coisa que recomendo que voce assista e o filme Donnie Darko que por acaso tambem fala sobre viagens no tempo HAHAHA...

    ResponderExcluir
  18. Danilo

    Sim, anotarei para assistir. =)

    Já o Darko tem uma análise aqui dos dois filmes hehe =)

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Na abertura, toda vez que a mulher fala: "And you don't see to understand", parece que ela tá me insultando porque eu não entendi porra nenhuma. '-'

    ResponderExcluir