Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Jogos divertidos acima de tudo!


Eu adoro jogos com história, mas se existe uma coisa que eu gosto muito mais do que uma história em um jogo, é a jogabilidade. Por mim não importa se o gráfico de um jogo não for bom, claro que eu aprecio belos gráficos, mas agora a jogabilidade é realmente fundamental.

Uma coisa que eu percebo enquanto jogo é que na maioria dos jogos a diversão é muito momentânea, eu realmente gosto de jogar mas é como se os momentos fossem únicos, feitos para me divertirem apenas uma vez. No final sinto que o que quero mesmo é zerar o jogo e apesar de estar achando legal não é algo que eu me empolgue em repetir tão cedo após zerar. É como se fosse uma obrigação de aperfeiçoar o currículo gamer. Eu já parei para pensar no assunto e se estou deixando de apreciar algo que poderia ser melhor aproveitado, no entanto ao tentar me divertir mais em certos jogos, sinto que estou apenas enrolando ao invés  de ir logo para o final da fase, não que eu faça speedruns, eu realmente sou do tipo que explora, em jogos eu costumo ir em sala por sala procurar coisas.

Graças a isso eu vejo que a maioria dos jogos eu me divirto na jogabilidade mas o que realmente me marca é a história. Na época do Super Nintendo e até mesmo o PS1 era normal se pegar um jogo e se zerar várias vezes, mas hoje em dia eu não tenho essa vontade de fazer isso. Acho difícil achar um jogo que me dá vontade de entrar e ficar apenas me divertindo, não se importar em ir logo pro final, mas sim em passar um tempo naquele mundo. Um exemplo de jogo que consegue me fazer sentir isso é Assassin’s Creed Brotherhood, muitas vezes eu entrava no jogo com o intuito de passar por duas fazes rapidão só para zerar logo e poder desinstalar, já que meu HD é muito pequeno, mas entrava e não resistia, eu tinha que ficar fazendo outras coisas, quando via já tinha passado duas horas e eu só aproveitando realmente o jogo, deixando pra tentar zerar depois.

Claro, isso de zerar um jogo várias vezes certamente tem também relação com a época e talvez até mesmo com a idade. Na época do Super Nintendo não se tinha tantos jogos para zerar então você pegava as fitas que tinha e jogava várias vezes, muitos dos jogos também eram feitos para serem zerados apenas uma vez, por exemplo os jogos de ir passando de fases matando um monte de bandidos. Acredito também que quando somos mais jovens temos mais paciência para investir tempo em jogos que nem gostamos tanto e jogarmos várias vezes. Digo isso porque na época do PS1 tinha jogos que eu ficava em cima, principalmente em certos pontos deles. Um exemplo é no primeiro jogo do homem aranha para esse console, tinha uma fase que você perseguia o Scorpion e depois lutava com ele no final da fase. Eu sinceramente não sei o que me encantava tanto nessa fase porque eu só queria jogar ela. Vai entender NE? Kkkkkk.

Como admiro boas tramas acho que jogos com boas histórias já podem compensar a falta de uma jogabilidade boa, claro tem aqueles que são injogáveis e mesmo com uma ótima história podem ser tão tediosos que desistir é inevitável. Claro, sei que tem jogos que o poder da história é tão forte que ela tem mesmo que sobrepor a jogabilidade, no entanto seria legal termos mais jogos que dá uma vontade de ficar passando um tempo se divertindo naquele universo.

Apesar de eu preferir muito mais jogar com um mouse e teclado, tem jogos que eu vejo que vale a pena serem jogados no vídeo game e não no PC, isso porque um computador pode ser formatado em alguma emergência e ter que se desinstalar, daí esperar aquele tempo todo para instalar de novo... Já em um vídeo game fica mais pratico pois se tem o jogo ali disponível o tempo todo, claro que espaço não é um problema para todo mundo, mas como falei em casos de emergência pode-se ter que desinstalar tudo de uma vez e graças a isso cair na desgraça de perder o save game. =/
Enfim, na minha opinião a jogabilidade é a coisa mais importante de um jogo, até mais que a história porque antes de tudo eu jogo para passar o tempo e me divertir de uma forma interativa, então acabo preferindo ela. E vocês, o que preferem? Citem jogos que fazem vocês ficarem um bom tempo só enrolando. =)
Twittem aí para seus amigos pessoal =D 

Postar um comentário

9 Comentários

  1. a parte do Spidey no PS1... chorei... aquela era minha fase favorita tbm, e o Web of Shadows ali no começo da matéria *-----* melhor jogo do Spidey q ja joguei, ele eh meu herói favorito *------* hmm, vamos ver aki... Uncharted: zerei 4x Modern warfare 2: zerei 4x Black ops: zerei 5x (maldito bug dos troféis, hauhauhau) God of War: 2x e Metal gear: 2x..... eu adorei jogar metal gear d novo pois ai eu pdoeria vasculhar mais, qndo eu peguei o PS3 (meados de 2009 ou final de 2008, seila -_- ) eu nem sabia mto ingles, ai dpois eu peguei ele pra jogar após eu ja saber bastante e apreciei mto mais >.< eram bom os tempos q os jogos focavam mais na diversão, vejamos hoje o crysis 2: cansativo p/ caralho de se jogar, história legalzinha (clichê mas legal) e eu sinto q N da p/ explorar tanto o crysis 2 como o 1 (nunca joguei o 1 mas pela matéria do Sky presumo isso --')

    ResponderExcluir
  2. O Assassin's Creed 2
    eu Já fechei e agora eu só fico zuando pelas cidades uashuas
    e tentando pegar todos os feathers e tesouros :P

    ResponderExcluir
  3. o jogo que eu considero o mais divertido ever (pq se enjoar é só por um new game e o encanto retorna) é Ratchet:Deadlocked

    o motivo? a jogabilidade é uma das melhores que eu já vi. as armas são divertidíssimas e variadas além de um modo multiplayer que está no meu TOP3

    ResponderExcluir
  4. Um exemplo de diversão sem jogar em modo historia é GTA San Andreas, o IV também é legal, pois ficou mais real, mas tiraram varias coisas.
    Sky, olha minha materia comparando GTA IV com o San Andreas.
    http://blogmixworld.blogspot.com/2011/10/gta-san-andreas-vs-gta-iv.html

    ResponderExcluir
  5. Sky, já ouviu falar num jogo chamado Iji ? O jogo é tão divertido que terminei ele 3 vezes. É um jogo indie, e é disponibilizado gratuitamente pelo criador. Só uma pequena pesquisa que vc acha. Recomendo.

    ResponderExcluir
  6. fallout new vegas, ja comprei esse jogo a um bom tempo e nao zerei ainda pq fico fazendo milhares de coisas,eu sempre tenho uma desculpa pra nao ir fzr as missoes...

    ResponderExcluir
  7. silas

    legal hehe =)

    mateus

    sim um amigo indicou mas ainda nem fui atras, de qualquer forma valeu a indicação *-*

    ResponderExcluir
  8. Eu também dou muito mais valor pra jogabilidade e história do que prsa gráficos. Por isso gosto muito mais de Modern Warfare do que de Battlefield. Nunca acostumei com a jogabilidade do Battlefield. Fora a historia fraca dele.

    ResponderExcluir
  9. Somos dois Silas, o jogo que eu mais viciei na minha vida foi GTA SA

    ResponderExcluir