Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Nosferatu - Assista um filme de vampiro de 1922!

Quando eu assisti Nosferatu a primeira vez eu achei bem cansativo, acredito que tenha sido o primeiro filme mudo que assisti e por isso creio que eu não estava preparado, acho que eu devia ter pensado que ia assistir numa boa, mas aquela musiquinha acompanhando e nenhuma fala, às vezes uns textos na tela me fizeram cochilar diversas vezes, no fim acabei me decepcionando um pouco com o filme.
Atualmente eu estava sem conseguir dormir e com preguiça de fazer qualquer coisa então pensei "Por que não assistir Nosferatu" o negócio é que fiquei impressionado em como o filme me prendeu do começo ao fim. Provavelmente se eu tivesse assistido de primeira preparado para um filme mudo iria aproveitar muito mais.
Nosferatu, assim como Metropolis, é um filme alemão porém embora seja apenas 5 anos mais velho, é notável a diferença da imagem, Metropolis tem uma imagem muito melhor que a de Nosferatu, eu não sei se é porque naquela época alguns anos faziam mesmo a diferença ou se foram as filmagens ou qualquer outra coisa, sei que é bem notável que a qualidade da imagem é muito mais surrada. O filme é o que poderia ser considerado de uma falsificação safada de Dracula, como o autor não conseguiu os ireitos autorais de Dracula na época, ele decidiu mudar os nomes dos personagens e lugares e lançar. O filme foi processado e a justiça determinou que todas as copias do filme fossem destruídas, porém para nossa felicidade algumas cópias conseguiram chegar à era da internet intactas e hoje é considerado um filme de domínio público, ou seja qualquer um pode assistir grátis =)
A história do filme se passa no ano de 1938 e roda em torno do personagem Hutter, um agente imobiliario que recebe uma ótima proposta de venda de uma mansão em sua vizinhança para o maléfico Conde Orlok, o que Hutter não sabe é que se trata de um vampiro que leva a morte a todos que o cercam.
Olha, eu não sei se vocês já tiveram a oportunidade de ir a uma cidadezinha de interior e ouvir as histórias locais sobre assombrações que já aconteceram no lugar. Quando eu era criança eu gostava muito de ouvir e morria de medo, mas eu sempre queria ouvir mais sobre o assunto, queria saber que criaturas rondavam aquele lugar, aquele climinha embora assustador, me atraía muito. Na primeira parte do século XX com certeza essas histórias eram muito mais constantes, daí eu fico imaginando como deve ter sido a recepção desse filme de terror na época. O que eu quero dizer é, hoje em dia é normal vermos filmes dos anos 80 e falarmos "ai que saco... isso era pra assustar?" isso porque o cinema vai evoluindo com o tempo e novas técnicas vão sendo aplicadas, as antigas vão ficando manjadas e deixando de chamar atenção, alguns tipos de cenas são tão usados que podem assutar ainda mas não como antigamente, um exemplo é a cena do espelho, que alguém vai escovar os dentes aí abre o lugar onde guarda as escovas e tem um espelho e quando a pessoa fecha, ta alguém atrás dela, hoje em dia todo mundo que vê um espelho já sabe que a probabilidade é alta de aparecer o monstrão atrás da loirinha virgem quando ela fechar a portinha. Porém agora imaginem 1922, o que você tinha naquela época eram histórias de assombração, daí você vai assistir um filme desses, vê um personagem com uma maquiagem convincente, um clima de terror, nossa eu acho que esse filme ficou marcado nos pesadelos de muita gente daquela época. Há uma cena em que o personagem abre uma porta e ele vê o Conde no final do corredor, ele fecha a porta assustado e não sabe o que fazer, vai para um canto do quarto, logo depois aparece a porta se abrindo sozinha e aquela criatura horrorosa entrando, sério isso sim deve ter sido O FILME DE TERROR da época.
O filme tem um desenvolvimento muito rápido, ele não fica enrolando, vai direto às cenas que te interessam, o que é muito bom e com isso mostram coisas muito marcantes, como o personagem sendo levado ao castelo do conde e então a carruagem parando e os homens falando que só vão levar ele até ali porque é onde começa a terra dos espíritos, e Hutter resolve ir a pé, logo depois aparece escrito na tela "E assim ele atravessou a ponte e entrou naquela terra onde logo os espíritos vieram conhecê-lo" há também a mulher de Hutter que após a chegada do Conde diz algo que achei realmente muito foda, é algo do tipo "Todas as noites em frente a janela, ele está lá naquela mansão nos observando" depois aparece uma cena de Orlok na janela dele olhando friamente pra casa de Hutter, isso dá um clima tão macabro de que tem uma criatura a espreita.

Enfim

Não é um filme para todos, como falei, eu mesmo me senti cansado na primeira vez que assisti e com vontade de dormir, só na segunda achei realmente fodão, portanto estão avisados. Eu não tenho a mínima idéia porque nessa versão do youtube não tem os nomes originais mas sim os nomes dos personagens de Dracula, porém é a vida... Assistam Ò_Ò

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Sly, saca esse video:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Rpvaicl_9PQ#at=146

    e pq vc não faz um post onde nos comentarios os caras falam sugesões e duvidas?

    ResponderExcluir
  2. Sky olha esse video, ocara fez uma musica do guitar hero no minecraft. http://www.youtube.com/watch?v=Rc6l4BDGZUI tem que ser mto foda pra fazer isso, e nao sabia que vc morava em brasilia, também moro.Moro no Park Way :)

    ResponderExcluir
  3. Ainda tenho que ver o Metropolis HUAHUAUHAUHHAU Eu to com preguiça de baixar, porque eu achei a versão com as cenas encontradas mas aí tive um problema com o HD e a perdi, daí fiquei com dó de ver a do Youtube. Mas o Nosferatu eu sempre tive vontade de ver mas dá uma preguiça do caralho.

    ResponderExcluir
  4. Esse filme prende mesmo... lembro que uma vez tava passando na tv eu comecei a ve e me prendeu de começo ao fim... foi bizarro

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é fodão, nosferatu me fez lembrar de RPG de mesa, Vampiro a mascara O_O

    Esse filme é legalzinho mesmo sendo meio velho, mas como o sky diz: É A VIDA HUAUHAHAHUAHUHUA' =D

    ResponderExcluir
  6. Achei Metropolis legal...
    vamos ver se eu acho o mesmo de Nosferatu...

    ResponderExcluir
  7. Nossa, comprei ele na quarta e vc postou na sexta xD

    ResponderExcluir
  8. esse filme tem um remake mas eu não vi,ele era de 2006.

    ResponderExcluir
  9. A influencia visual pra esse filme se chama expressionismo alemão, hoje em dia é muito usado principalmente pelo tim burton que todos os filmes dele sao influenciados por essa estetica.

    ResponderExcluir