Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Império do Sol - Uma maravilhosa obra de arte! *-*

Hoje vou falar sobre um filme que marcou minha vida e definitivamente muitos dos pensamentos que tenho e coisas do meu jeito de ser são ligadas a ele.

História

Jim Graham é um rico garoto inglês, de 11 anos, que vive em um bairro de Xangai com os pais, porém quando o Japão invade a China, o garoto acaba se separando dos pais e tendo que viver em um campo de concentração.

Sobre o filme

A primeira vez que assisti o império do sol, eu tinha menos de 6 anos de idade, acredito que esse foi o único filme que ficou marcado pra mim, não o filme todo, mas algumas cenas em especial, como por exemplo o garoto sendo separado dos pais. Anos mais tarde quando vi que iria passar esse filme no canal "Mundo" eu reconheci na hora, eu não sabia qual era o nome daquele filme tão marcante sobre guerra, mas ao ver o comercial eu soube que era aquele.
Anos se passaram depois da segunda vez que assisti e resolvi assistir novamente em 2011 e fiquei impressionado em como eu lembrava de tantas cenas e detalhes, alguns momentos eu conseguia até mesmo lembrar das falas dos personagens, o que mais me impressiona é que tem filmes que faz um mês que assisti e simplesmente não lembro de nada, simplesmente não adicionaram nada à minha vida e não me conquistaram coma história, tem filmes que eu assisto e começo esquecer imediatamente após terminar, de tão sem sal que são. E me surpreendi em ver quantas coisas apresentadas no filme, ficou claro pra mim que foi algo realmente inspirador.
O personagem principal é extremamente carismático, Jim é um garoto sonhador, empolgado com as coisas, tem uma grande paixão por aviões e às vezes fala demais a ponto de incomodar outras pessoas, mas mesmo assim no fim acaba impressionando muita gente com o seu jeito.
Esse é um daqueles filmes longos e que você acompanha a vida do personagem mudando e quando chega ao fim, você realmente tem aquela sensação de que foi uma grande jornada para chegar até o fim espetacular, eu digo isso porque tem filmes que você simplesmente vê a história como "Tinha o vilão, aí ele fez a maldade, aí o herói matou ele e beijou a mocinha, FIM!" mas nesse não, você realmente sente as fases da vida do personagem mudarem.
A idéia de criar uma história de guerra mostrando em outro lugar, foi incrível! Isso porque todo filme de guerra é sempre a mesma coisa, um grupo de americanos indo pra França matar os nazistas, mas esse coloca em um ambiente totalmente novo, um campo de concentração japonês e pela visão de um garotinho. E a propósito, pra mim o Christian Bale sempre será o menininho do império do sol, mas o ator é mais conhecido por sua atuação como Batman em "O início" e "Cavaleiro das trevas". Sim, o cara que fez o Batman que é o garotinho O_O no longínquo ano de 1987. A forma que o personagem vai evoluindo é muito agradável, começando como um garotinho rico que vive muito bem com bastante luxo e então tendo sua vida mudada completamente.
O Spielberg dirigiu esse filme de forma tão incrível, que parece um daqueles filmes com ambiente de fantasia, só que no nosso mundo! Há cenas, como uma em que Jim lança seu avião de brinquedo contra o vento e ele fica sendo levado, e o garoto acha a carcaça de um avião de verdade, entra nela e começa a brincar, é realmente uma cena muito espetacular, ver ele vivendo aquela fantasia de estar pilotando, enquanto isso o vento levando seu aviãozinho para vários lados.
A trilha sonora que acompanha o filme é tocante, ela é feita por um coral infantil, mas é colocada em cenas que se encaixam tão perfeitamente que é impossível não sentir uma pontada no coração.

Enfim

Olha, com certeza tem um monte de coisas que eu não estou lembrando de dizer, mas esse filme definitivamente é um dos melhores filmes que já vi em toda minha vida, eu nem sei se quero assistir ele novamente tão cedo porque ele é tão especial como um todo, que acho que tenho que admirar cada detalhe da forma que merece e não simplesmente assistir de novo porque é bom, me causa algo muito diferente ver algo tão perfeito. Vale a pena assistir pessoal, esse é um dos filmes que ninguém pode morrer sem ter visto.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Sky mês passado passou na tv esse filme, meu pai tava assistindo, não vi pq eu tinha que dormi para acorda cedo e ir para a aula

    ResponderExcluir
  2. Faço das tuas as minhas palavras no que refere a assistir um filme e só no final perceber que ja tinha assistido. Esses são os filmes sem estrelas. Tem alguns que assistimos três vezes ou mais e gostamos sempre. Lembro que assisti sete vezes Joe e as Baratas para ver se eu perdia o pavor delas... mas não. Onde eu estou elas tem que estar bem longe. O Império do Sol. Sei que assisti mas .. uauu, são tantos filmes assistidos que minha mente não nerd não consegue repassar imagens do filme.

    ResponderExcluir