Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Como os DLC's perverteram as empresas ao extremo!

DLC é a abreviação para Downloadable Contents, e é algo que ficou muito popular no mundo dos jogos por se tratar de uma expansão sem precisar ter exatamente tudo que uma expansão deveria ter.
Os DLC podem ter desde apenas simples modelos novos de personagens, a até estágios inteiros, e custam também mais barato que expansões, ou em certas ocasiões chegam a ser de graça. Foi algo que inicialmente melhorou bastante os jogos e facilitou tanto para os jogadores, quanto para os desenvolvedores, isso porque às vezes você está jogando algo e pensa "Pô esse jogo é tão legal, mas ia ser tão melhor se desse pra fazer isso..." às vezes o desenvolvedor pensava a mesma coisa, só que se ele fosse adicionar só um detalhe, não poderia vender aquilo como "A EXPANSÃO" do jogo, porque em uma expansão se espera algo realmente muito grande, portanto usar um DLC acabou ajudando bastante, claro que quando a expressão se tornou conhecida, já existiam alguns patchs que adicionavam coisas, a blizzard por exemplo, sempre adicionou em Diablo 2, alguns itens a mais ou novidades junto aos patchs de correção.
O problema dos DLC é que tem algumas empresas que são muito aproveitadoras e tentam sugar até a última gota do jogador, usam o DLC por pura ambição e não por realmente quererem adicionar algo novo, e por isso fazem qualquer tosqueira e já querem vender, não se dão realmente o trabalho de fazer algo para agradar ou melhorar... O que quero dizer é, acho um absurdo empresas fazerem modelos de personagens e venderem, esse tipo de DLC deveria ser grátis, ou apenas poucos centavos, mas não, os caras fazem dois modelos e vendem por 2.99 dólares! Caracas isso é realmente um roubo! DLC's deveriam ser feito para adicionar coisas que os caras não pensaram de primeira, e não simplesmente para se aproveitar do vicio do povo que vai comprar de qualquer jeito.
Antigamente eu via que tinham DLC's bem vagabundos que no final davam apenas aquela sensação de enfeitezinho bobo mas não tinha os olhos muito abertos para como muitas empresas não se esforçavam, mas foi com Bioshock 2 que eu realmente me toquei de que absurdos eram feitos. O negócio é que quando Bioshock 2 teve seu DLC lançado, era um arquivinho de 24kb, mas como? Nem Krieger, que já é um absurdo, não é desse tamanho! Simples! O arquivinho simplesmente ativava o conteúdo que JÁ ESTAVA no jogo, é isso aí! Você compra o jogo com o conteúdo já dentro, já ta tudo pronto para jogar, mas aí você tem que pagar de novo para ter acesso a ele, os caras não fizeram um DLC depois pra adicionar algo ou adaptar, eles simplesmente quiseram ganhar mais depois que já venderam. Fico pensando o que os caras da 2K Games pensaram na hora, deve ter sido algo do tipo "Hehehe não vamos gastar com servidores pra download, nem vamos ter trabalho algum, e ainda vamos ganhar mais dinheiro, e ainda vão nos considerar heróis por baixar o DLC tão rápido!" mas parece que a reação dos gamers não foi bem das melhores, no outro dia o pau tava comendo entre moderadores e membros dos fórums da empresa, é realmente um absurdo ver coisas do tipo, praticamente vem escrito "OTÁRIO" na capa do jogo. Irônicamente o primeiro bioshock teve um DLC que adicionava conteúdos que não deram para os caras terminarem até o lançamento, então quando terminaram esse conteúdo, lançaram de graça! Olha isso? Fico pensando o que aconteceu com esses caras, primeiro fazem algo super legal depois algo bem o contrário... E isso só ficou mal pra empresa, ficou vista como maliciosa.
Enfim, é uma pena ver que DLC's foram realmente corrompidos pela ambição das empresas e grande parte deles se converteu de algo útil em simples enfeitinhos dos mais bobos, eu não acho injusto pagar por um DLC, mas eles deveriam ser lançados com amor à obra e não puramente para lucrar, fica até feio para a imagem das empresas.
Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Sem duvida a DLC que mais me imprecionou até hj foi a do AC Brotherhood,o nome era é desaparecimento de da vinci, realmente vem coisa pra caramba e vc percebe o 'amor' com que foi feito,nao sei c vc ja jogou e vai entender mais ele vem com 1 memoria ou sequencia n lembro o nome cheio de missões sobre o desaprecimento,um melhoramento de grafico da dlc,uma ropa nova,2 mapas multiplayer e 2 personagens pro multiplayer,acho q é 'só' isso.
    E vc ainda fica por dentro de um desfecho emocionante na historia da dlc, e ainda n é um roubo como 5 mapas pro COD BO q custa 1200 a do AC:B custa só 800 isso é o mais impressionante, daora a materia sky o/

    ResponderExcluir
  2. O pior são as dlcs de fps online que so adicionão alguns mapas e combram quase 15 dolares que alguns momentos você pode comprar o jogo por esse valor .
    OBS:Nesse caso seria um jogo comprado no pc .

    ResponderExcluir
  3. Concordo demais com a matéria, é realmente um absurdo DLC's já presentes no disco.

    ResponderExcluir
  4. pior e a activision q vira e mexe tem uma DLC pro COD q custa o preço de um jogo indie,eo pior e que tem um monte de babacas q pagam e ficam pedindo por mais.

    ResponderExcluir
  5. Concerteza acho que umas das duas empresas mais ambiciosas nas DLC's são Activision e Capcom.

    Activision com CoD que cobram 1200 MSP (se não me engano são 15 dolares) por 5 mapas(no caso do CoD: BO 4 mapas e uma fase zumbi) se eles pelo menos, sei lá, incluissem uma história no zumbi por ex. dizendo o pq eles estão lá e pq está acontecendo isso, até seria melhor, mas eles simplesmente fazem mapas e pronto, ta vendendo por 15 dolares, e lembrando que, ja sairam 3 DLC's com os mapas, ou sejá, qm comprou as 3 DLC's pagou nada mais, nada menos que 45 dolares, o preço de um jogo NOVO (pelo menos nos EUA :P )

    E a Capcom com o Super street fighter 4, os caras ficam COBRANDO por ROUPAS dos personagens sendo q a Capcom disse que essas roupas iriam estar ja no jogo, GRATUITAMENTE.

    Acho que uma empresa que tem DLC's simplesmente FANTASTICOS são os DLC's da rockstar, não sei o que eles fazem mais as DLC's deles parecem novos jogos, é só ver as DLC's do GTA IV ou do RDR. Acho que muitas empresas poderiam aprender com a rockstar.

    ResponderExcluir
  6. A mais aproveitadora é a codemasters que já lançou dirt 3 com 3 dlc pra comprar e lançou outras depois.
    O que eu fico de cara,é que tem uma dlc de 5 dólares que adiciona mais times pros carros,como se fossem pinturas novas,e tem outra,se vc quiser ter 100% da carreira vc nao pode,por causa dos mapas de monte carlo que vc é obrigado a comprar pra deixar seus tetaedros todos em ouro!

    ResponderExcluir
  7. Cara que ridículo não poder ter 100% em um jogo e ser obrigado a comprar pra atingir isso, um jogo deveria ver completo na sua versão pura sem adicionais e o resto ser só opcional e não obrigatório.

    ResponderExcluir
  8. Já passei por 2 casos assim. O primeiro foi quando comprei o Burnout Paradise, o jogo simplesmente vem com Troféus aos quais você deve comprar uma DLC, e assim como essa do Dirt 3, que o Patrick falou, não dá pra fazer 100%, tendo que comprar a DLC para completar.

    E outro, também de Super Street Fighter IV, que não existia à pouco tempo. Foi feita uma atualização e apareceu um pacote novo, o problema é que agora ficam 4 personagens a mais na tela de seleção, mas não é possivel seleciona-los, aparecendo simplesmente que eu tenho que comprar o pacote para utiliza-los... Fora que agora o modo online dele praticamente divide os jogadores que tem esse pacote e os que não tem...

    ResponderExcluir
  9. Realmente sky, esses dlcs vieram pra arruinar nossa vida de gamer, empresa que é boa poderia ter a moral e nao ficar lançando dlc, mas todas fazem, é uma pena, venderem 70% do jogo e pedirem o valor completo -.-'

    ResponderExcluir
  10. o sky faz uma postagem sobra as melhores dlc que vc ja usou

    ResponderExcluir
  11. Eu não concordo com o Eduardo, ele disse q DLCs vieram pra estragar nossa vida de gamer, mas n é bem assim, eu n vejo problemas em comprar DLCs, só acho q como o Sky falou, deviam ser opcionais e não obrigatórias pra poder fechar o jogo em 100%.

    ResponderExcluir
  12. Uma coisa interresante é que antigamente você podia desbloquear esse conteudo fechando o jogo em certa dificuldade ou usando codigos que colocam skins engraçados em NPCs,hoje em dia é tudo DLC.

    ResponderExcluir
  13. lol, nao sei nao, algumas coisas eu concordo, outras nao, a do Bioshock eh um absurdo mesmo, mas eu acho q DLCs de Call of Duty e jogos de tiro valem a pena, mas pra empresa q melhor sabe fazer DLC (contando dos consoles --') eh a Rockstar, olha o trabalho q eles fizeram com o Red Dead Redemption O.O eu joguei Undead Nightmare, mtooo bom. eu comprei Escalation pra Black Ops, nao me arrependi, agra vou comprar o Rain (Mortal Kombat), uma coisa q eu gostei q tem no MK eh o patch de compatibilidade, ele serve para vc poder usar o personagem ja baixado em partidas online e ainda da mais 2 roupas alternativas de graça O.O mto bom (eh de graça esse patch ;D)... e pra todos os "coitados" q reclamam da Activision eu digo isso: arrumem amigos para passarem DLC p/ v6, eu faço isso, dessa vez eu comprei e passei, da outra vez foi meu amigo e essa proxima DLC vai ser outro amigo

    ResponderExcluir
  14. Jean_Joker você não entendeu a matéria direito, eu não disse que DLC's são ruins, inclusive no último paragrafo eu falo que não acho injusto se pagar por um DLC.

    ResponderExcluir