Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O dia em que Crysis me surpreendeu de vez...

Quando Crysis foi anunciado era uma coisa realmente fantástica, lembro de uma frase de um amigo meu dizendo "Isso é a realidade e isso é Crysis!" mostrando duas imagens e como era absurdamente realista o gráfico do jogo. Com o tempo todo mundo ficava cada vez mais empolgado e eu acabei criando um preconceito em cima de Crysis graças a isso. O negócio é que o principal pra mim em um jogo é que ele consiga fazer eu me divertir mesmo e não os gráficos, além disso o jogo era tão bonito que de que adiantaria em me empolgar? Eu sabia que aquilo era fora da minha realidade, simplesmente não daria pra eu jogar algo assim.


E por fim eu não sou dos maiores fãs de jogos que se passam em florestas, ainda mais jogos em primeira pessoa. Com isso tudo torci o nariz para Crysis e quando foi lançado o povo não parava de falar e aí com esse preconceito pensei "Blé jogar por gráfico, fala sério". Depois me falaram que no jogo você tinha uma roupa especial que te dava força, velocidade e não sei o que e pensei "E ainda é forçado, roupa especial... Fala sério viu... Os caras não tem originalidade aí colocam uma roupinha com poderes forçados". Os anos passaram e Crysis não saía da boca da galera, todo aquele papo de "O grafico de crysis é melhor" e eu ficava mesmo impressionado do gráfico da bagaça não envelhecer nunca e vi esse papo de Crysis virar arma dos fanboys PCistas para esculacharem consoles dizendo que mesmo o gráfico de Crysis sendo de 2007 um console nunca conseguia rodar ele e bla bla.
Com esse negócio de gráficos do Crysis serem superiores, vi também surgir o argumento "Crysis, que jogo patético, feito só pra vender Engine, sem história sem jogabilidade decente, só gráficos, sou muito mais jogar no meu console que jogar uma merda dessas." e eu pensava "Po realmente, jogar por gráficos? Esse pessoal de hoje em dia esqueceu o que é diversão...".

Daí beleza né? Saiu Crysis 2 e caiu na boca do povo "Aiii meu deuuus o crysis 2!!!" muita gente que odiava Crysis passou a amar porque foi lançado para consoles, os PCistas entraram em fúria porque o fantástico jogo exclusivo para PC e que diziam não rodar em consoles teve sua continuação lançada para consoles. Embora logo começaram surgir informações sobre as Texturas de Crysis 2 serem inferiores e os cenários menores para um console conseguir rodar, e isso só fez o quebra pau ficar maior ainda, o número de fãs com certeza aumentou bastante graças ao 2 já que consolistas puderam jogar. Graças a isso começou chuver gente em cima de mim dizendo "Sky já jogou Crysis 2?" e eu respondia "Não joguei nem o 1 meu filho" e aí a pessoa falava que era um absurdo e não sei o que e Crysis 2 e bla bla bla gráfico, e direto gente e mais gente até que chegou uma hora que decidi, eu ia jogar o diabo do Crysis... Mas eu não gosto de jogar continuações sem jogar o jogo original, então fui lá eu entrar na selva de Crysis.

Bom, 2011 e eu preparado para jogar essa bagaça que mesmo sendo um jogo de 2007, eu gelei é claro, afinal os gráficos da bagaça tinham virado uma verdadeira lenda então na primeira experiência deu aquele frio na espinha de ver tudo travando absurdamente, mas para minha felicidade rodou tranquilo na minha 9600 GT *-*

O começo do jogo, tem aquela historinha básica, os Coreanos acharam algo em uma ilha mas você é americano fodão e tem que saber o que é que ta rolando então é mandado na missão pra saber qual é a fofoca.. Ta beleza você começa em um avião e aí pula com a galera de paraquedas, tem aquela visão noturna de cima da ilha, é bem legal começar assim, daí cai no meio do nada e vai recebendo algumas ordens, visão noturna, posição da galera etc, eu fui gostando do climinha, chegar em um lugar assim desconhecido, ter que entrar na ilha e tal, tava divertido até mas ainda nada que me impressionasse.

Mas bom, a coisa começou a realmente melhorar e eu comecei a gostar mesmo foi quando percebi as seguintes coisas, bom você é um cara que é mandado para uma ilha misteriosa, quando chega lá, já de cara ouve um som de um urro na floresta e as arvores mexendo, você não sabe o que é mas parece um monstro enorme, daí você acha um paraquedista preso pelo paraquedas em arvores e ele está morto, mas não por tiros, alguma coisa o matou, logo você acha um navio congelado bem no meio da ilha tropical e muitas vezes você andando pela floresta surge um toque de piano, dando aquele mistério, caracas eu não sei o que isso lembra pra vocês, mas pra mim isso lembrou LOST totalmente! E se alguém tivesse me falado disso antes, eu teria jogado Crysis muito antes, esse climinha de mistério, o que foi a coisa que matou o paraquedista? Por que diabos um navio congelado estava no meio de uma ilha tropical? Eu realmente acho que os criadores eram fãs de lost, porque achei muita coincidência esses detalhes reunidos.

No começo do jogo, eu achei meio difícil, eu morria muito fácil, teve horas que eu simplesmente perdia a paciência, porém logo comecei a jogar melhor e me divertir muito. A nanosuit, que é a tal da roupinha cheia das frescuras permite fazer muita coisa legal mesmo no jogo e realmente vi que ela influi muito na diversão. Você pode ficar invisível, correr a super velocidade, aumentar a resistência a balas, ter super força. Além de alguns acessórios como visão noturna e binóculo com visão de calor. Só que as habilidades da roupa tem uma barra que acaba rapidamente, graças a isso eu acabava morrendo pois tentava abusar da energia da roupa e quando via já tinha sido recheado de azeitona pelos coreanos è_é

Eu simplesmente me sentia como se estivesse no filme do predador, só que ao invés de eu controlar o ARNOLD CHUAZINERGUERHUEHURE eu controlava o predador Ò_Ò é muito gostoso jogar Crysis. Quando aprendi a aproveitar a energia da roupa para infernizar a vida dos inimigo, a diversão aumentou muito, é necessário ter calma, observar eles e não apenas chegar atacando. Com a invisibilidade eu ficava parado apenas esperando se aproximarem mais e quando mal via, um já estava morto, os outros viravam, começavam atirar também e aí, cadê? Já tinha ficado invisível de novo uahahaha, quando estava a noite então, aí sim ficava com cara de predador, pois eu usava o binóculo e via onde estavam os soldados com visão de calor. Porém o jogo não me deixou apenas com sensação de ser o predador, também me senti usando uma das roupas especiais de Gantz em que os personagens usam as roupas especiais que amortecem tiros, permitem dar super pulos, ter super força e ainda tem um aparelho que permite ficar invisível.

No caso às vezes eu começava um tiroteio de longe e os soldados me viam e começavam a atirar, eu usava velocidade e corria rapidão pra perto, é espetacular a reação dos personagens ao perceberem que você esteva lonjão e aí do nada BUM, você está bem na frente deles, eles tomam aquele sustão movendo os braços e te olhando assustado hehehe, daí eu mudava a energia para a força, pegava ele pelo pescoço e jogava lonjão. Realmente é muito boa a sensação *-* claro que dependendo da situação, eu também fazia o contrário, sair correndo super rápido em meio à floresta pra para tentar fugir, daí se esconder atrás de uma árvore e ficar invisível para recuperar a vida, daí desativar a invisibildade pra recuperar a energia.

A sensação de fuga é muito louca hehe, ficar escondidinho, aparecer em um lugar e ai desaparecer e os caras ficarem atirando ali tentando te acertar enquanto na verdade você já está atrás deles Ò_Ò'. Com a força você pode dar super saltos, então você pode subir em cima de casas, pedras, etc além de pegar qualquer objeto do cenário e arremessar, ou também quebrar. O "maximum armor" é provavelmente a habilidade mais usada do jogo, já que ela é a padrão, por exemplo quando a invisibildade é desativada por falta de energia, ela muda pra armadura automaticamente, e nela ao invés da energia ir sendo consumida, ela se recupera, é muito bom par evitar tiros diretamente na sua vida.

O jogo tem diversas armas e com qualquer uma delas você pode colocar acessórios como lanterna, ponteiro laser, mira de atirador de elite, lança granada e outras coisas, isso é muito bom pois você não pode simplesmente chegar em um lugar atirando, o jogo não é apenas florestas, há diversas bases e às vezes você tem que invadir, sendo que é necessário planejar a invasão para facilitar, então você fica de longe observando o lugar com o binóculo, pode usar sua sniper para chamar matar alguns alvos que complicariam as coisas. Cada base tem seu estilo, haverão as que são protegidas por um grande lago, as que são rodeadas de um campo minado,as que ficam na beira do mar, entre outras e você decide como deve entrar, além é claro de poder chegando metendo bala mesmo sem ligar pra isso de planejamento Ò_Ò

Há vários veículos no jogo então você dirigirá carros, barcos e até naves sendo que sempre são equipados com alguma arma que te permitirá atirar e dirigir ao mesmo tempo, aumentando as possibilidades do jogo, por exemplo você pode entrar em uma base atropelando geral com um carro e metendo bala, pode levar ele para quando avistar inimigos descer e o usar como lugar para se esconder, pode ser sua precaução para fugir com velocidade de lugares perigosos, enfim a presença de veículos aumenta bastante a quantidade de possibilidades do jogo.

A destruição está sempre presente e é em grande quantidade, tão grande que eu não estava preparado para ver algo assim. Eu descobri da pior maneira, correndo lá do povo no meio do tiroteio e entrei em uma casinha simples que tinha em um dos acampamentos, lá dentro pensei "hehehe vou ficar invisível aqui e quem entrar eu meto bala" quando percebo só vejo a casa voando, não a porta, eu to falando da casa mesmo, a casa inteira foi pelos ares, foi pedaço pra todo lado e ficou só eu lá em pé do tipo "Hã? Como assim? Eu não to entendendo, o que ta acontecendo?" uahahaha, e assim descobri que não basta entrar na casinha, você também tem que sair dela pela janela ou ficar invisível e cair fora para que pensem que você ainda está ali.

Eu pensava que por ser em uma floresta o jogo seria repetitivo, mas apesar da maioria do jogo ser na floresta, os caras conseguiram variar bastante e além disso, mesmo sendo um jogo de fases, são fases enormes com diversos objetivos e em um mapa aberto, o que torna muito agradável pois você não sente que apenas está indo para frente e matando os carinhas, mas sim escolhendo como vai fazer aquilo no imenso cenário, e eu diria que uns 30% do jogo não é no conhecido cenário da floresta tropical.

Eu gostei pra caramba da história do jogo, embora infelizmente eu já soubesse o que tinha na floresta, ainda assim eu gostei do mistério que surge, aquelas coisas que aparecem do nada, as mortes misteriosas, a perda de sinal às vezes te deixando completamente sozinho sem sabe o que está havendo e aos poucos você indo descobrindo o que está rolando.

Enfim

Sinceramente eu acho que esse negócio que foi criado de "O jogo não tem história e não tem jogabilidade" só foi uma resposta de consolistas à provocação PCista do jogo ter gráficos incríveis, ou então os maria-vai-com-as-outras que viram alguém falar e repetiram mesmo sem ter jogado. Realmente eu tinha um preconceito com o jogo antes de jogar ele, mas eu não falava nada da história e jogabilidade porque não tinha jogado, só que tinha um desinteresse imenso...

Porém nossa eu acho que é uma blasfêmia dizer que o jogo não tem história nem jogabilidade, esse é um dos jogos que eu fiquei com muita vontade de voltar a jogar, tipo "Caramba daqui a pouco preciso jogar um pouco mais" sendo que hoje em dia a maioria dos jogos eu me divirto, mas eu me preocupo mais em zerar rápido para fazer uma matéria, só que Crysis conseguiu realmente me surpreender. É possível conseguir versões físicas do jogo por um preço bem barato, mas se for comprar digital,  vale a pena dar uma conferida no site da G2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.
Leia também a matéria Assassin's Creed jogado na marra.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

21 Comentários

  1. Eu não gostava muito não! Mais mesmo assim jogava...morria pra caramba, ficava sem paciencia.. hehe"
    Mais ai tive que formatar o PC e perdi o jogo.. aiai.. é a vida! ^^

    ResponderExcluir
  2. Comigo, parou de funcionar. Um dia quero retomar. Eu realmente curtia pacas, mesmo que na época só rodasse no médio e com lag kkkkkkk Mas era muito massa tipo o cenário é muito grande é muito massa andar por tudo e tal.

    ResponderExcluir
  3. Cara, primeira vez que entro nesse blog e li essa materia, curti muito isso que voce faz, deve dar mó trabalho e tals mas vale a pena
    parabens

    ResponderExcluir
  4. É Vitor, três palavras que definem Sky: nerd, maldito, e bagaçeiro Ò__Ó

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Vitor, fico feliz que tenha gostado*-*
    E Neox você está demitido Ò_Ò

    ResponderExcluir
  6. O meu tio tinha me falando desse jogo e dizia "Caracas que jogo foda do caralho tem alien e você usa uma roupa motherfucker e não sei o que" dai eu perguntei o nome do jogo e ele disse Crysis,eu não sei por que mas não tinha entendi direito o que ele disse dai pedi pra ele escrever,imediatamente me lembrei de Dino Crisis(por que sera né?)mas eu fiquei curioso,quando a minha outra tinha compro o computador,esperei uns 30 minutos pro video de gameplay carregar e eu fiquei impressionado,dai o meu tio comprou o jogo,so que o leitor de CD/DVD dele não reconhecia o DVD por que era muito velho(eu acho),dai pedi o jogo emprestado pra ele e instalei,o jogo não rodou por que não tenho placa,fiz umas gambiarras feias e consegui jogar ele,tudo muito bem,tudo muito legal,o menu não tava travando nem nada,entro no jogo todo empolgado,aparece aquele trailer do jogo e eu já fiquei em extasê,quando o jogo carrega,ta uma lagueira da porra e eu penso "Que porra é essa?",eu liguei o FRAPS para ver a quantidade de FPS e ela estava em 3
    Essa é a minha lembrança do Crysis,um lag dos infernos.

    ResponderExcluir
  7. A minha situação é a mesma, eu ouço tanto falar dos gráficos de Crysis que acabo achando que o jogo é só isso, o mesmo aconteceu quando foi lançar o 2 e fui ver os videos pra ver se era legal, eu só ouvia uma coisa "Gráficos, Gráfico, Gráfico, Compra Garantida u.u", acabei até esquecendo de Crysis, mesmo com meu PC tendo os requisitos recomendáveis pra jogar(coisa que muito jogo que eu jogo hoje em dia não tem), mas depois dessa matéria com certeza vou dar uma conferida =].

    ResponderExcluir
  8. Ei Sky, tu rodou Crysis em que qualidade gráfica com essa 9600 GT?

    ResponderExcluir
  9. Ah, e qual teu processador? o.õ vlw ;D

    ResponderExcluir
  10. Que eu lembre foi tudo no maximo e com resolução 1024x768, eu só mexo quando começo a jogar, meu processador é um core 2 duo 2,93 GHZ.

    ResponderExcluir
  11. Eu tambem pensei que quando Crysis foi lançado é so para mostrar a sper engine dele igual unreal tournament mais depois puts! que jogo foda! zerei o primeiro agora so falta eu zerar o warhead e o 2 ^^

    ResponderExcluir
  12. Sky , vc sabe se o Crysis 1 roda em uma Geforce 9400GT ?

    ResponderExcluir
  13. Ei sky, tu roda Crysis no very high em 1024x768 à quantos fps?

    Rodei aqui no meu só que com uma Radeon HD5670 1gb GDDR5 (um pouco semelhante em desempenho a 9600 GT), e o jogo segundo o fraps oscilava entre 15-30fps, porém só fui fazer o teste depois do pc já estar muito tempo ligado 'lol.

    Tem muita diferença nisso?

    Skywalkerpg disse...
    "...eu só mexo quando começo a jogar..."

    Desculpe o incomodo! ;D

    ResponderExcluir
  14. Sei la, eu uso XP, por isso ele é directx 9 e tambem eu fechava tudo, porque se deixasse o firefox aberto ficava travando. De resto o jogo dava uma travadinha aqui e ali só que em geral rodava bem. Mas bom é o que posso dizer, como disse no começo eu olho as configurações, depois tanto faz '-'

    ResponderExcluir
  15. sky , vc já me respondeu dizenndo que o crysis roda em um 9400GT blz , mas roda no low , normal ou high ?

    ResponderExcluir
  16. Isso eu não sei, procura no youtube por crysis 9400 que provavelmente voce achará dados mais especificos sobre. =)

    ResponderExcluir
  17. Ah cara, eu curtia e curto o Crysis, não sou pró, mas dou pro gasto uhsauhsauhs

    ResponderExcluir
  18. Vaai Sky ,jooga na cara
    'rodou tranqüilo na minha 9600 GT *-*'
    e eu aqi sobrevivendo com uma FX 5200 ,roda nem Mário Kart sem dar lag ¬¬'

    ResponderExcluir