Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Jogar continuações de jogos sem jogar o jogo original

Uma coisa que temos mania quanto a jogos, é jogar continuações sem jogar o primeiro jogo, isso geralmente acontece devido à empolgação do momento, muitas vezes um jogo não é muito conhecido, mas então chega a sua continuação e é um estouro e com toda aquela empolgação, todo mundo fica tentado a jogar e se esquece do primeiro jogo.

Em alguns jogos não tem problema algum fazer isso, mas na maioria isso acaba sendo algo ruim para gamers, e quando eu me refiro a gamers, nessa matéria, eu não estou falando dos jogadores que querem apenas um pouco de diversão, mas sim ao público de admiradores de videogames, como cinéfilos são admiradores de filmes. Ou seja, não me refiro puramente a se divertir, mas analisar de uma forma mais profunda aquilo que gostamos.



A primeira coisa que pode acabar gerando uma complicação a um jogo, é principalmente a história, começar uma sequência sem ter jogado o primeiro jogo faz com que a pessoa entre perdida naquilo, não sabe o que foi revelado no primeiro e quem são aqueles personagens, se há alguém novo ou que reviravoltas ocorreram, na maioria dos jogos é como começar acompanhar uma série a partir da segunda temporada, claro que a pessoa pode entender perfeitamente a história, mas ela não vai saber se poderia ter entendido ainda mais e ter coisas que deixou passar.

Claro que há aqueles jogos que o primeiro não tem ligação com o segundo e cada um tem uma história própria, como é o caso da maioria dos Final Fantasy. Outra coisa chata é que há surpresas que são estragadas se a pessoa jogar o segundo, coisas que poderiam ter sido revelações impressionantes no primeiro jogo, que iriam dar aquela incrível sensação reveladora na pessoa, mas que não vai mais, isso porque ela jogou a continuação e já tinha visto na primeira cena eles revelando o "grande segredo".

A evolução gráfica é outro fator que pode bater com força na pessoal, a maioria dos jogos evolui bastante nas suas continuações, porém se a pessoa tá acostumada com o gráfico lindo da continuação e então vai jogar o primeiro e é uma droga, fica sempre aquela visão de "Nossa como era feinho" enquanto os que jogaram na ordem certa podem parar pra admirar a continuação e falar "Caracas como esse personagem está melhor detalhado! Agora ficou muito melhor, e aquela criatura? Ela era toda tosquinha no primeiro e ficou incrível!". Eu não vou falar do som e trilha sonora porque é mais uma questão de gosto, há muitos jogos que há uma trilha sonora linda no primeiro e no segundo não consegue ser tão marcante.
Agora o que eu realmente acho um soco no estômago, é a jogabilidade, quase todos os jogos evoluem na jogabilidade, e alguns evoluem pra cacete! Tem jogos que tem tanta coisa pra fazer e novidades incríveis, que faz o primeiro parecer totalmente vazio e sem nada, o que o torna sem sal, e pra alguém que vai jogar uma continuação dizendo "Ah depois eu jogo o primeiro", aí vai lá jogar, e ou sofre uma tortura do começo ao fim, ou simplesmente deixa de jogar porque o jogo era "muito chato".

Enfim, eu sei que tem uns títulos que entram fácil na lista de jogos difíceis de digerir, eu mesmo não consegui jogar os dois primeiros Warcraft não, eu tentei mas eu achei uma bagaceira dos infernos aquilo ali e fui logo pra Warcraft 3 uahahaha, porém antes de jogar eu procurei me informar ao máximo sobre os dois primeiros, mas por sorte eu descobri que não havia uma ligação muito marcante e dava pra pegar a história do terceiro facilmente, mas tem jogos que as pessoas só não jogam o primeiro porque não querem. É o que eu disse, se você é um cara que quer apenas se divertir, daí tudo bem, mas se você é do tipo de gamer que gosta de realmente analisar o título e discutir, é bom fazer um esforço para começar do começo e ter uma experiência muito mais incrível.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Verdade, eu mesmo já fiz essa mbesteria de jogar a segunda versão antes da primeira, fiz isso no Mass Effect, que falam que é um jogo surpreendente que tem uma história maravilhose e que por conta de ter feito esta besteira, não entendi nada, achei uma merda o jogo.

    ResponderExcluir
  2. kkk, eu sou do tipo que volta pro PS1 para pegar a historia desde o começo, eu vou fazer isso com Silent Hill, ainda não pude jogar o primeiro, mas vou começar do zero e vir seguindo, jogabilidade ruim, so lamento, o que importa pra mim é a historia.
    tentei fazer isso com "Mafia", mas não roudou, que bom que Mafia 2 não tem ligação com o 1. :)
    Vamo la Mortal Kombat!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz isso com o Half Life 2, eu joguei e fiquei impressionado com a variedade de cenários e com os gráficos (que eram muito bons pra época) então fui jogar o HL1 e vi que era só dentro do laboratório e disse: "Meh...", mas mesmo assim gostei e joguei o Opposing Force e o Blue Shift!

    ResponderExcluir
  4. Eu custumo a pegar à segunda versão do jogo com uma tradução já pronta por site (gamevicio), aí eu penso: " A historia é bem interressante mas nao entendi direito vou jogar o primeiro para ver como é". Ai pego quando vou ver não tem tradução.
    Aí me fodo , viro o jogo, mas não entendo nada da historia já que estar tudo em inglês -.-.

    ResponderExcluir
  5. Fiz isso esses dias com SH. Finalmente terminei o 3 e entendi o "fim" da história do Harry. Agora vou pro dois, que dizem que num tem nada com nada com o primeiro....então achei ok ficar pra depois... =)

    ResponderExcluir
  6. É Valeria, algumas séries são assim mesmo, no caso de Silent Hill, a maioria não tem ligação, até o momento só o 3 que é continuação do 2.
    Mesmo o origins que é como se fosse o ZERO não tem o 1 como continuação direta, é um personagem diferente e apenas dá uma introdução ao 1, o resto deles são todos separados. Final Fantasy é outra série que a maioria não se liga.

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkk

    quando eu li isso, eu ri!

    Sempre faço isso.

    Jogo sempre alguma continuaçção sem sabe a historia do primeiro!

    kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. não acredito que ninguem omentou sobre esse jogo :/ bom muita pouca gente conheçe mesmo mas bixo um exemplo perfeito pro post seria fallout... não conseigo jogar o segunod nem o primeiro depois do 3 :/

    ResponderExcluir
  9. Materia show sobre continuacao descontinuada ;-)

    E sobre Final Fantasy, na verdade, todos os jogos tem ligacao entre si, em alguns momentos, em poucas linhas, os personagens falam de feitos de herois de outras continuacoes do FF, isso porque a estoria gira em torno dos livros escritos ja um bom tempo, onde existem varios universos e onde os desenvolvedores do jogo se expiram para criar.

    Ja fiz bastante disso tambem hahaha, principalmente em FPS onde nao tem muita relacao continuacao. O unico que considero e o verdadeiro drama da serie Halo... Deus do ceu... o Halo Reach e de chorar, e um verdadeiro filme com mais de 10 horas.

    ResponderExcluir