Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

2.5D - Os jogos em pseudo 3D!

Bom, hoje eu vou falar sobre jogos 2.5D, que já vi gente que não entende bem que tipo de jogo é esse e como é possível um jogo ser 2.5D, afinal ou é 2D ou é 3D, então o que diabos vem a ser uma mistura entre os dois?

Esse tipo de jogos, são aqueles que tem elementos em 3D, porém não são um 3D completo graças à câmera ou à forma com que os objetos do cenário foram modelados, porém um erro que as pessoas cometem é achar que o único estilo 2.5D que existe é o de Mario de Nintendo DS, ou seja personagens 3D andando de lado como se fossem 2D, esse é apenas o estilo mais conhecido, porém não é único.
Há também jogos que apenas o visual das coisas dá a sensação de 3D, mas que não são, alguns jogos de construção de cidades costumam fazer isso, e também até mesmo na época do super nintendo já chegou a ter, como é o caso de Super Mario RPG, em que haviam vários elementos em 3D, que você podia ver dando giros em 360 graus na tela, era lindo! *-*

E às vezes acontece também o contrário, como é o caso do fantástico Paper Mario, em que o ambiente era 3D, mas os personagens eram verdadeiros papéis. Um erro que pode acontecer, é das pessoas confundirem 2.5D com Cel-Shaded, o jogo ter o visual de desenho não significa que ele seja 2.5D, não que ele não possa ser também, só que isso não é uma regra. Uma das coisas legais que esse estilo de jogo faz, é conseguir evoluir um jogo em termos gráficos e ao mesmo tempo manter suas origens de jogos antigos, uma jogada muito boa para agradar publicos antigos e atuais, apesar de que tem muita gente que não gosta nem um pouco de ver um jogo desse jeito.

Mas é isso, apenas criei a postagem rapidinha para falar sobre esse formato de jogo, já que tem gente que não entende bem o que é, um jogo ótimo que recomendo, nesse estilo, é o Trine.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Primeira imagens ali do Mario, Sky usou um recurso chamado estereoscopia, que tira fotos de difrentes posições juntas, e depois passa numa frequencia muito rapida, parecendo assim 3D.

    Se não me engano vão usar essa técnica no Nintendo 3DS, por isso não vão usar oculos pra enxergar 3D.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo, fico lisongeado de ter achado que fui eu que fiz essa imagem legal, mas nem foi, eu apenas achei ela conveniente pra ilustrar a matéria, e eu nãosabia que esse tipo de imagem era chamado assim, já fiz uma parecida quando eu era membro do NDI, mas não sabia que tinha nome pra isso uahahaha, valeu pela explicação *-*

    ResponderExcluir
  3. Fiquei tonto quando olhei a imagem e,e.

    ResponderExcluir