Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Os livros da Magia - Harry Potter copiou essa HQ? Muitos fãs dizem que sim!

Quem é o jovem rapaz inglês, que vive em Londres, com potencial para se tornar o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos, que tem cabelos negros, é franzino, usa óculos, tem uma coruja como animal de estimação e é levado para estudar magia?! Harry Potter? Não nessa matéria! "Os Livros da Magia" foi lançado em português em capas maravilhosas e certamente é uma HQ sombria no mínimo interessante.

História

Tim Hunter é um rapaz de 13 anos como qualquer outro, ele está de saco cheio da escola e todas as besteiras que é obrigado a aprender. Certo dia, ao andar de skate, Tim é abordado por quatro homens, eles lhe perguntam se ele acredita em magia. No começo o garoto se assusta, mas logo descobre que esses serão os seus guias para uma viajem entre passado, presente, futuro e outras dimensões, vendo que no universo, existe coisas que ele já mais imaginara serem reais.

Sobre a HQ

Eu lembro de quando essa história em quadrinho era publicada no Brasil, há muito tempo atrás, eu me rasgava de inveja de quem comprava ela todo mês, era cara demais pra mim, mas eu morria de vontade de colocar as mãos em uma dessas belezinhas uahahaha.

Essa história em quadrinho causa bastante alvoroço entre fãs de J.K Rowling e Neil Gaiman, isso porque essa história foi publicada entre 1990 e 1991, o visual do personagem e a história envolvendo magia fez com que muitos acusassem Rowling de ter plagiado Gaiman e publicado Harry Potter, em 1997. Porém apesar das coisas similares, as histórias seguem rumos bem diferentes.

Os livros da Magia, é uma história em quadrinho extremamente adulta, embora Harry Potter tenha assumido um ar muito sombrio nos últimos livros, as aventuras de Tim Hunter exploram histórias feitas somente para adultos, que não prenderia um fã casual de Harry Potter, pelo contrário, poderia fazer ele morrer de tédio e achar certas coisas um tanto perturbadoras.
 
A história prende muito desde o começo, mostra o garoto sendo levado por cada um dos guias, um detalhe interessante é que um deles é o John Constantine da HQ hellblazer, mais conhecido pelo filme "Constantine". O garoto vê a queda de Lucifer com outros anjos, caindo em chamas como um meteoro, vagando pelo espaço. Vê a destruição de Atlântida, consumida pelas águas, vai ao céu, desce ao inferno, conhece um pouco do restante que sobrou da magia na época atual, vai ao futuro, entre vários outros lugares. A história faz você ficar muito preso, vendo o incrível ambiente colocado.
 
As ilustrações são fantásticas! Nas quatro edições originais, foram usados quatro artistas, um para cada edição, e em especial, gostei muito da primeira, em que os personagens tem um aspecto super realista, o que deixa ele bastante lindo!
Inicialmente, Os livros da Magia tinham apenas quatro edições, que é a mini-série original, porém em 1994, ganhou uma revista própria, que foi publicada até o ano 2000, tendo 75 edições no total.

Mas afinal, é uma cópia de Harry Potter? Bom... Há um preconceito entre os fãs de ambas as obras, mas apesar das semelhanças, são bem diferentes em suas essências, o próprio Neil Gaiman disse que Rowling não copiou e que a ideia do jovem mago já existia bem antes do próprio "Os Livros da Magia", não sendo também uma criação dele, mas sim uma. 
 
J.K. Rowling, a autora de "Harry Potter", afirmou ter sido inspirada por uma série de fontes ao criar sua história. Ela disse que a ideia inicial veio de uma imagem mental de um jovem garoto que descobre que é um bruxo, enquanto viajava de trem.

Além disso, ela mencionou que a escola de magia e bruxaria de Hogwarts foi influenciada por suas experiências na escola e por sua paixão por livros de fantasia, como "As Crônicas de Nárnia" e "O Senhor dos Anéis". A figura do professor Alvo Dumbledore foi baseada em seu professor de filosofia na universidade, enquanto o personagem de Rony Weasley foi baseado em seus amigos de infância.

Outras influências incluem a mitologia, a literatura clássica, a cultura popular e a história da Inglaterra. A série também reflete temas universais, como amizade, amor, coragem e superação de obstáculos. Em resumo, a criação de Harry Potter foi resultado de uma combinação de experiências pessoais, influências literárias e culturais, e temas universais.

Já Neil Gaiman, para fazer "Os livros da magia", encontrou sua fonte de inspiração em inúmeros lugares ao escrever sua série. Ele credita a influência de grandes autores de fantasia, como J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis, e a sua infância repleta de histórias fantásticas contidas em quadrinhos e livros. Além disso, sua paixão por aventuras e contos de fadas também é refletida na série.

Mas o que realmente torna "Os livros da magia" tão especiais é a habilidade de Neil de unir elementos mágicos com questões universais e profundas, como a morte, o medo, a identidade e a responsabilidade. A combinação dessas fontes de inspiração e sua habilidade única resultou em uma obra marcante e impactante.
 
Recomendo apenas para pessoas que gostem de histórias mais sombrias, com diálogos que apesar de serem inteligentes, são bem parados, o que pode fazer muitos cansarem dos  textos enormes de cada página. Também tem uma ótima adaptação para livro de "Os Livros da Magia", que pode fazer muita gente se sentir mais em casa. Confiram mais coisas interessantes no Blog Nerd Maldito.

Sobre Neil Gaiman

Neil Gaiman é um nome bem conhecido no mundo dos quadrinhos e da literatura fantástica. Seus trabalhos incluem a clássica série "The Sandman", que é considerada uma das mais importantes da história dos quadrinhos, e a premiada obra "American Gods". A primeira publicada pela editora Vertigo, que é conhecida por sua abordagem inovadora e experimental de contar histórias em quadrinhos.

A Vertigo foi criada pela DC Comics em 1993 com o objetivo de oferecer aos leitores histórias mais ousadas e adultas, além de explorar novos gêneros e temas. A editora foi fundamental para o desenvolvimento de uma nova geração de quadrinhos e autores, e se tornou conhecida por sua abordagem arrojada e sua capacidade de inovar e experimentar.

Neil Gaiman foi um dos escritores mais importantes da Vertigo, e seu trabalho foi fundamental para a consolidação do selo como uma das principais editoras de quadrinhos do mundo. Além de "The Sandman" e "American Gods", Gaiman também escreveu "Os Livros da Magia", que é considerado um clássico moderno dos quadrinhos de fantasia e que mostrou o quanto ele estava em sintonia com a proposta.

Os quadrinhos da Vertigo são conhecidos por seus personagens complexos, histórias envolventes e sua abordagem única da fantasia e da mitologia. A editora DC foi uma plataforma para alguns dos mais talentosos escritores e desenhistas do mundo apresentarem sua arte de forma livre, e continua a ser uma das mais importantes editoras de quadrinhos da atualidade.

Apesar de tudo, em 2018 o seulo DC Black Label para substituir o seu selo clássico, e depois disso, em 2020 acabou extinguindo o selo Vertigo e passando todas as obras pra lá. De qualquer coisa, foi algo importante e que deixou saudades, sendo que Neil Gaiman e a Vertigo foi uma combinação vitoriosa que foi fundamental para o desenvolvimento e a evolução dos quadrinhos. Se você é fã de quadrinhos ou apenas quer experimentar algo novo, vale a pena dar uma olhada nas obras de Neil Gaiman e da Vertigo que seguem bem o padrão do que "Os Livros da Magia" propõe. No Brasil você encontra várias obras do autor em português.

Mais sobre Harry Potter

Harry Potter é uma franquia literária e cultural que tem encantado milhões de pessoas em todo o mundo. Criada pela autora Joanne Kathleen Rowling, a série de sete livros conta a história do jovem bruxo Harry Potter e suas aventuras no mundo mágico. Desde a publicação do primeiro livro, "Harry Potter e a Pedra Filosofal", em 1997, a série tem sido um sucesso global, vendendo milhões de exemplares e inspirando uma ampla gama de outras obras de ficção. E inclusive as capas brasileiras de Harry Potter são umas das mais bonitas do mundo.

Além dos livros, a franquia Harry Potter inclui filmes, jogos, sites de fãs e até mesmo um parque temático. A série também tem uma base de fãs dedicados, que se reúnem em sites como o Archive of Our Own para compartilhar sua paixão pela série com fanfics.
Uma amostra da grandiosidade do universo, foi o impacto de alguns atores que fizeram parte da série de filmes e como suas carreiras ganharam uma base enorme, como o trio Daniel Radcliffe (fez Harry Potter e o vimos em papéis inusitados como no filme de terror "A Mulher de Preto"), Rupert Grint (fez Rony Weasley e é um dos personagens principais da série de suspense da Apple, "Servant") e Emma Watson (fez Hermione Grander e participou do filme de suspense "Regressão") ou Eddie Redmayne (Protagonista de "Animais Fantásticos de Onde Habitam", Newt Scamander). 
 
Mas a coisa foi muito além dos protagonistas. Temos por exemplo Jamie Campbell Bower, que interpretou Grindelwald/Gellert Grindewald em "Harry Potter e as Relíquias da Morte" (Ele também brilhou na quarta temporada de Stranger Things) e até a presença de brasileiros como o ator Alfred Enoch, que fez Dino Thomas na saga Harry Potter original e a atriz Maria Fernanda Cândido, que interpretou Vivência Santos em "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore". Além de ter aqueles que deixaram saudades, como Anthony Robert McMillan, que interpretou Rúbeo Hagrid.
Uma das coisas que faz com que Harry Potter seja tão especial para muitos leitores, telespectadores e gamers, é sua capacidade de criar um mundo completamente novo e envolvente que se expande. A série apresenta uma ampla gama de personagens e criaturas mágicas, bem como uma ampla variedade de locais e instituições, incluindo Hogwarts, a escola de magia e bruxaria, e as casas de Hufflepuff (Lufa-Lufa), Slytherin (Sonserina), Gryffindor (Grifinória) e Ravenclaw (Corvinal).

Além disso, a franquia expandidiu para incluir outros jogos e aplicativos, alguns que não deram muito certo como Harry Potter Wizards Unite, que focava em realidade aumentada (RA), permitindo que os jogadores explorassem o mundo mágico e realizassem tarefas mágicas, mas que foi de base porque ninguém jogava a bagaça. Um jogo que causou um efeito contrário foi Hogwarts Legacy, que permite que os jogadores assumam o papel de um aluno de Hogwarts e experimentem a vida escolar na escola de magia.
 
Esse jogo causou um baita estouro já em seu anúncio, indo desde algo local, como o interesse pelos dubladores brasileiros de Hogwarts Legacy, até os gastos cabulosos que o povo fez em versões mais robustas como Hogwarts Legacy Deluxe Edition, que vem com vários extras digitais do jogo, até quem realmente está disposto a gastar muito e decidiu pegar a cabulosa Hogwarts Legacy Collector's Edition, que vem com nada menos do que uma varinha que levita de verdade. Não preciso nem dizer que a busca pelos requisitos mínimos de Hogwarts Legacy estourou com o lançamento, né?

Os jogos de Harry Potter inclusive sempre foram um sonho! Mesmo na época em que Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado, já tinha alguns fangames. Alguns bem bizarros como Harry's Legend, em que Harry Potter espanca os inimigos e não tem magia nenhuma. Mas com o tempo passando, fomos vendo um novo jogo a cada filme. Inclusive a ideia do MMO de Harry Potter era genial, e os próprios fãs fizeram obras grandiosas como o maravilhoso The Floo Network, que recria o mundo bruxo inteiro em Minecraft e é perfeito pra jogar RPG online com os amigos.
Outro aspecto que contribui para o sucesso de Harry Potter é a quantidade de detalhes e profundidade que a autoura colocou no mundo mágico. O site especializado em Harry Potter, Pottermore é um exemplo, permitindo que os fãs mergulhem ainda mais profundamente no universo, aprendendo sobre as casas de Hogwarts, os personagens e as criaturas mágicas. Músicas temáticas é o que não falta, quem não morre de rir com as bagaceiras dos raps de Harry Potter? Ou mesmo aqui no blog, onde anualmente temos as Receitas do Volder.

O sucesso de Harry Potter também é influenciado por sua habilidade de se conectar com o público em uma profunda nível emocional. A história de Harry e sua jornada para derrotar Voldemort e proteger o mundo bruxo é repleta de reviravoltas e lições valiosas sobre amizade, coragem e amor. Até personagens secundários acabaram ganhando fãs, Albus Dumbledore, por exemplo, é um personagem que em obras em geral seria só ignorado, mas o diretor de Hogwarts toca o coração de muita gente, é um dos personagens mais queridos da série, com sua sabedoria e apoio a Harry ao longo da série. 
Fãs inclusive são tão obcecados, que já colocaram uma inteligência artificial para mostrar como seriam os personagens de Harry Potter segundo a descrição exata nos livros, e o resultado foi um tanto inusitado para vários deles, enquanto para outros foi algo que dá pra dizer que a adaptação caprichou bem até demais.

A franquia Harry Potter também tem sido comparada a outras obras de ficção de sucesso, como O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien. Assim como essa série, Harry Potter apresenta um mundo complexo e envolvente, repleto de personagens memoráveis e histórias épicas. O filme "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindewald", que apresenta Jamie Campbell Bower como Gellert Grindewald, é um exemplo de como a franquia conseguiu se expandir para além dos livros, a ponto de gerar um spin-off e dar sequência a ele.
Claro que a coisa não é só alegria, e tivemos vários escândalos de Harry Potter, um exemplo é como o  ator que fez Neville Longbottom irritou muito os brasileiros, mas sem sombra de dúvidas, não tem quem cause mais treta do que a própria J.K. Rowling, se por uma época muitos fãs achavam simpático ela assumir uma identidade falsa pra lançar livros com outro nome, ou ficavam empolgados com o lançamento da série de TV Morte Súbita, que também é uma adaptação de Rowling, os seus comentários contra pessoas trans fizeram muitos fãs separarem completamente a obra da autora, passando a ignorá-la.

Em resumo, Harry Potter é uma franquia literária e cultural que deu o que falar com o passar dos anos, e tem encantado milhões de pessoas em todo o mundo, mas também gerado falatório negativo. Com sua criação rica em detalhes, personagens memoráveis e histórias emocionantes, não é de se admirar que a série continue a inspirar novas gerações de fãs e expandir ainda mais o mundo bruxo. Confira mais coisas interessantes no Blog Nerd Maldito.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Livros da magia- demonios+ mulherzices e depressoes= HP
    Shame on you JK Rowling

    ResponderExcluir
  2. Qual é o título gringo? Sabe dizer? Porque fica mais fácil de baixar HAUHAUHA (afinal a pobreza é grande). To afim dela e da Hellblazer, ambas lerei assim que eu acabar umas HQs que tenho pra ler aqui no PC. (umas 500 edições só AUHHAUUHAUH) xD

    ResponderExcluir
  3. neil gaiman e um genio ele criou essa serie criou sandman com capas que e obra de arte de
    dave mckein,sandman apresenta,lucifere um monte de coisa e so coisa boa....eu acho que ele e o 3 mair escritor na minha opinião em 1 alan moore o criador do personagen john constantine que teve uns dos piores filmes baseado em hq de todos os tempos em 2 garth ennis o criador de preacher e escreveu o melhor arco de hellblazer com seu fiel escudeiro steve dilon em 4 jamie delano o primeiro escritor a escrever as historia de hellblazer.....adoro a universo vertigo e fantastico....e essa hq livros de magia e uma delas....

    ResponderExcluir
  4. Nossa cara, me interessou muito isso!

    parabéns pelo post, vou procurar pra comprar!!

    Hellblazer ensinando?! OMFG *-*

    Valeu sky!

    ResponderExcluir
  5. Wowwww!!!
    Mto foda, eu nem sabia da existencia desse HQ!
    Massa msm, mto boa matéria!!

    ResponderExcluir
  6. hum eu tinha lido sobre essa HQ á tempos se não me engano foi durante uma guerra de fanboys u_u mas nem lembrava dela, me interessei também ^^

    ResponderExcluir