Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Cel Shading - 3D com visual de desenho

Uma técnica de renderização que sempre chama a atenção é a Cel Shading (Ou Cell Shadder, ou Cel Shad, ou etc...), que pega a modelagem 3D tradicional e aplica texturas que fazem parecer um desenho animado, ao invés de um típico objeto. Isso combinado com técnicas de iluminação pode gerar um visual realmente muito convincente.



Cel Shad é aquela técnica em que objetos em 3D tem aspecto de desenhos animados, nela a iluminação ao invés de ser bem trabalhada e realista, é colocada de uma forma menos intensa, as cores são mais destacadas e há um destaque nas sombras, deixando assim uma forma de desenho.

Essa técnica é bastante usada em jogos, porém é usada em animações em 2D também, às vezes em desenhos animados, há sequências que não valem a pena serem feitas em 2D porque vão dar muito trabalho, então ao invés de fazerem isso, os caras apenas modelam em 3D o personagem e aplicam essa técnica, para depois filmar e facilitar bastante, além de causar um diferencial, afinal quando aparece uma parte em 3D em um desenho do nada, todo mundo nota aquela mudança repentina e pensa "uow fizeram em 3D" sendo que na verdade os caras tiveram menos trabalho para fazer aquilo, do que teriam se fossem fazer em desenho mesmo.

Mas em jogos que esse estilo realmente é conhecido por gamers, é claro! Muitas adaptações de animes, principalmente, ficam perfeitas usando essa técnica, pois os caras fazem em 3D e ao mesmo tempo mantém o visual 2D.

Em alguns jogos é até muito melhor esse visual do que se fosse um 3D comum, porque o objetivo do 3D normal é deixar bem realista, já usando cel-shading, não, então uma textura em 3D pode ficar muito feia, já se usarem essa técnica, não terá problema dela ser uma cor chapada, e ainda dará um visual bastante interessante e bastante agradável!

Normalmente as pessoas acham que essa técnica só pode ser vista em jogos que já vem assim direto da desenvolvedora, mas na verdade ela pode ser aplicada em jogos que normalmente apenas usam 3D comum, há alguns mod's de jogos conhecidos, usando cell-shad, é realmente legal, como por exemplo o Naruto Naiteki Kensei então não se assuste se você ver por aí versões cell-shade de jogos que normalmente não usam essa técnica. O primeiro jogo a usar, foi o Jet Grind Radio, lançado para Dreamcast no ano 2000, confiram um vídeo do jogo

Como podem ver, isso faz o gráfico do jogo ser mais valorizado, mesmo sendo um jogo antigo, desenhos não envelhecem, o que faz com que ele tenha uma aparência de mais conversado, lógico que há pequenos detalhes que fazem ele não ser tão bom, como por exemplo a boca do personagem não mexer, vendo o Cel-Shade de Prince of Persia 2008 é notável a diferença, mas contando que os personagens são feitos ao estilo Caricatura, ele acaba tendo o visual não tão desgastado pelo tempo.

Enfim, cuidado para não confundir com visuais cartoon, que não necessariamente precisam ter cell shadder no meio. Kingdom Hearts por exemplo tem visual cartoon, mas é claramente 3D. Sei que muitas pessoas não gostam, algumas tem repulsa a esse estilo, mas acho muito massa, e sei que muitos também gostam bastante, então espero que ao menos tenha sido informativo. =)

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Cara, Jet Set é muito foda, pena que a unica coisa que saiu dele recentemente foi 2 pistas e o Beat num jogo de corrida.

    Pra matar a lombriga eu to jogando Freejack na net, é bem legal.

    ResponderExcluir