Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Jacob's Ladder - Um filme que influenciou Silent Hill

Sem dúvidas, Silent Hill é uma das minhas séries de jogos favoritas, realmente gosto muito dos jogos da série. E ele teve várias influências, mas uma das mais destacadas que se tem é a do filme Jacob's Ladder de 1990, então hoje vou falar dele finalmente.

História

Jacob é um veterano de guerra que começa a ver coisas pelas ruas de Nova Iorque, são pessoas sem rosto, criaturas bizarras e é colocado em situações assustadoras, logo ele começa a pensar que são demônios e a estudar o assunto para descobrir se é o que realmente essas coisas são.

Sobre o filme

Quando assisti pela primeira vez esse filme, fui empolgado por ter lido que era uma das influências de Silent Hill, porém ao assistir, não achei nada demais, pelo contrário, achei até meio que um tédio, porém sabe-se lá por que, anos depois decidi assistir novamente esse filme e fiquei surpreso com o que vi, incrivelmente surpreso.

Logo de cara você percebe as referencias, o personagem principal em um metrô de Nova Iorque com apenas uma velha, ele pergunta sobre a estação em que estão porque estava adormecido, mas ela apenas o olha com uma cara estranha. Logo Jacob acaba descendo em uma estação fora de funcionamento e tem que atravessar para o outro lado, mas aparece um metrô e ele se joga para o lado e quase é atropelado, enquanto está no chão, olha para o metrô e vê dentro, dezenas de versões dele mesmo, com as mãos nas janelas quando o metrô passa, ele olha e na janela do final do vagão, há uma pessoa com o rosto inteiro envolvido por um tipo de plástico, e logo essa pessoa repete o movimento dos outros e coloca a mão na janela.

Durante o filme, as coisas acontecem muito do nada, não é um terror mas sim um drama com elementos bizarros, tem momentos que você não sabe o que é real e o que não é real, e também as pessoas agem como se nada tivesse acontecido, por exemplo Jacob vê alguém com um rabo mas outras pessoas agem como se não estivessem ali, e em alguns diálogos, personagens aparentam estar em uma realidade alternativa onde o que ele pensava que existia, não existia, certos personagens que morrem, do nada aparecem na história de novo e ninguém fala nada sobre ele já ter morrido.

Agora sem dúvidas o diálogo que mais me lembrou Silent Hill, foi o em que Jacob está falando com o seu médico que não aguenta mais aquilo, e ele narra para Jacob uma parte das obras de Meister Eckhart, em que ele fala que muitas vezes quando uma pessoa se agarra a certas coisas da vida e não consegue largar delas, ela passa a ver demônios a atormentando, mas que na verdade esses demônios podem ser muito bem anjos que assumem aquelas formas terríveis apenas para tentar libertar ela daquilo, como muitos sabem, Silent Hill é bem isso, a cidade é um tipo de purgatório.

Em geral eu costumo colocar o nome de filmes em português aqui no blog e não tenho nada contra adaptações de nomes, mas esse Jacob's Ladder (A escada de Jacob) eu acho uma pena terem mudado, porque tem um nome extremamente perfeito e TOTALMENTE a ver com o filme, na primeira vez que eu assisti. eu não tinha notado, mas na segunda, vi o quanto esse nome se encaixa de forma incrível no que ele é, porém para quem quiser alugar, pode procurar pelo nome Alucinações do Passado, que é a versão em português do nome.

Enfim

Sei que alguns não vão gostar muito desse filme, mas ele é um filme sério e feito para adultos, então pode ser bem cansativo para muitos mesmo, como falei, é um drama e mesmo tendo elementos bizarros, é uma história bem madura, livre dos clichês comuns usados para atrair publico adolescente, então não vá assistir achando que vai ver um clone de Silent Hill não, porque é apenas uma base e com um clima semelhante. Mas caso as semelhanças seja o que mais te interessa, eu fiz uma matéria comparando o filme com Silent Hill 2. E basicamente é isso, se você gosta de tramas psicológicas, certamente vai adorar.
Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Ó!

    Pareceu ser muito bom o filme...
    Abraço

    http://roquenrowblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse eu vo ver com certeza, baixando!! *-*

    ResponderExcluir
  3. CARALHO!!! Eu sempre quis saber o nome desse filme, eu vi ele a milhões de anos atráz, no corujão!

    VLW!

    ResponderExcluir
  4. esse filme parece ser muito legal.

    tem alguns filmes que com ctz o pessoal do blog iria gostar de fazer um review, minhas sugestões são:

    Donnie Darko
    Old boy
    A tempestade do século
    Cidade das sombras

    São todos filmes muito bons.

    Otimo trabalho com o blog

    ResponderExcluir
  5. obrigado, esses filmes que você citou são muito bons mesmo, =D, alguns desses já fiz review aqui, outros ainda estou esperando a hora certa uahahaha, é que eu costumo escrever logo depois que assisto um filme, como já assisti todos há bastante tempo, acabo me sentindo mal em só escrever do nada porque tem elementos que posso ter esquecido de citar hahaha. Mas estão na lista *-*

    ResponderExcluir
  6. Pois é Sky, faz uma review de Donnie Darko *-*

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o filme, principalmente o final =D.

    ResponderExcluir
  8. donnie darko e mostro tambem como os caras ai de cima falou...assisti vc vai gostar....eu vo assistir esse filme parece ser muito bom...as batidas são identicas a do silent hill....

    ResponderExcluir
  9. Eu já vi Donnie Darko, só que faz bastante tempo, por isso que não escrevi sobre, acabo me sentindo mal por poder esquecer de coisas que tem e seria legal eu citar '-' mas quem sabe eu não reassista ele? *-*

    ResponderExcluir
  10. Macaulay Culkin fez um dos filhos do Jacob? nossa! E esse filme é do mesmo ano que ele fez o primeiro "Esqueceram de mim".


    Enfim,o filme é foda,adorei o clima que ele tem e como vai desenrolando a história.

    Indica mais filmes ae Sky,todos os que você coloca aqui são interessantes pra mim.

    ResponderExcluir