Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Steampunk - Engrenagens a todo vapor!

Bom pessoal, hoje falarei sobre um gênero que agrada muitos por seu estilo com um visual "belo", estou falando de Steampunk, uma versão futurística da era vitoriana. Se você é do tipo que gosta de acompanhar a cultura pop, muito provavelmente já ouviu esse termo por aí. E se não ouviu é quase impossível não ter visto sem saber do que se tratava.

Relembrar a revolução industrial é algo necessário oara se falar de steampunk, isso porque é algo que tem uma forte ligação com esses simpáticos universos. No século XVIII ocorreu a revolução industrial, que foi o período da história em que a humanidade deu um super salto, saindo da era agrícola e entrando na era industrial o que consequentemente fez finalmente entrarmos nos tempos modernos com máquinas a vapor! *-*

O Steampunk é basicamente uma versão da era vitoriana expandida, ou seja é como se o futuro tivesse chegado à aquela época sem perder o visual tão peculiar. Enquanto no Cyberpunk a energia elétrica é a mais utilizada, no Dieselpunk o combustível Diesel é a principal fonte de energia de máquinas. o Steampunk usa a energia a vapor para movimentar suas máquinas e não só as máquinas são assim mas também todas as roupas das pessoas da época. 

É comum no gênero colocarem tecnologia avançada, não tanto como cyberpunk, mas bem superior à disponível na época, e colocar essa tecnologia em tempos anteriores à era vitoriana, ou seja é comum ver características steampunk em reinos medievais como por exemplo aviões cheio de mecanismos a vapor que batem asas ou até mesmo locomotivas.

O gênero é constantemente confundido com o Dieselpunk, o que é normal por se tratarem de períodos de nosso passado se misturando com o futuro, porém é possível se notar as diferenças claramente na ambientação. Steampunk tem tendência a parecer mais com um universo de fantasia, enquanto Dieselpunk parece algo mais "no mundo real", além é claro da tecnologia ser a diesel enquanto steampunk é a vapor. Mas ainda assim existem obras que misturam os dois, formando híbridos.

Também existem versões que fazem o contrário, colocam ambientes futuristas emque as pessoas se vestem ao estilo era vitoriana e com alguns detalhes de máquinas a vapor, porém não é muito comum, o normal mesmo é que ou o steampunk seja em uma versão alternativa da era vitoriana com coisas bem mais evoluidas, ou seja em um tempo medieval com castelos e frequentemente magia.
Esse estilo costuma ser muito voltado para aquelas aventuras épicas em que personagens partem em uma jornada cheia de perigos para fazer algo ou encontrar algo em especial. Confiram o curta metragem A Gentleman's Duel onde dois cavalheiros vão tomar chá com uma dama porém terão que lutar por ela.


Como podem observar no trailer, os robôs tem até chaminé de onde constantemente fica saindo vapor enquanto eles se movimentam. Bom é isso aí pessoal, espero que tenham gostado e se estiverem interessados, existem inúmeras obras do gênero publicadas no Brasil.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. qual e o jogo desse tema
    ou so tem filme?

    ResponderExcluir
  2. de todos os estilos punks, os q eu amis gosto ~são os cyber e o steam.
    São o mais interessantes com certeza.

    parece q vai sair um jogo do mickey(é assim q escreve?) em steampunk, pra nintendo wii.

    ResponderExcluir
  3. volta ao mundo em 80 dias e steampunk?

    ResponderExcluir
  4. Sim o jogo tá sendo chamado de Epic Mickey e parece muito foda *-*

    Sempre que vejo steampunk eu penso em Gankutsuou (uma releitura futurista do Conde de Monte Cristo em anime), apeasr de não ter vapor (ou pouco, bem pouco) em Gan... Mas enfim HASHOAHEIHAIOHO

    Steampunk rula muito *---*

    ResponderExcluir