Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Paper Mario - Um fenomenal RPG da era do Nintendo 64

Em meio à legião de jogos do Mario, é normal acabar deixando alguns títulos passarem. E um que não vejo falarem tanto é o maravilhoso Paper Mario, um RPG para Nintendo 64 que surpreende demais com sua jogabilidade e visual. Para quem sempre quis começar a jogar RPG e nunca teve saco, esse é uma bela introdução.

Mario é convidado, junto ao seu irmão Luigi, para ir a uma festa no castelo da princesa, tudo ocorria bem até que um terremoto ocorreu, logo todos perceberam que de baixo da terra surgia um castelo muito maior que o da princesa, erguendo-o e logo levitando até o espaço. Bowser havia roubando uma varinha mágica protegida há milênios por sete estrelas, que ele aprisionou cada uma em um lugar.

Com a varinha Bowser pode fazer qualquer desejo e logo deseja se tornar mais poderoso que Mario e derrotá-lo. Com isso Mario precisa viajar por várias partes do mundo a procura de informações da localização das estrelas e logo libertá-las para conseguir poder o suficiente para chegar ao espaço e salvar a princesa.

O nome Paper Mario(Mario de Papel) não é atoa, pois todos os personagens do jogo não são 3D, mas sim folhas de papel, ou seja se um personagem está indo para um lado e resolve se virar, você terá a impressão de ver uma folha de papel virando, você não não os vê como personagens 3D em que você vê a frente dele, costas, etc, mas apenas os lados.

Mas não se assustem! Isso não faz com que o jogo não aproveite o lado 3D dele, pelo contrário só deixa os efeitos mais bonitos quando aparecem, esse efeito de papel é aplicado apenas aos personagens, objetos e arbustos, o resto do cenário é totalmente 3D e é muito legal. 

A forma em que os cenários se modificam é muito interessante, parece um teatrinho, por exemplo se você entra em uma casa, não é carregado um outro cenário, mas a própria câmera vai pro lado da casa, a parede cai pro lado e assim da pra ver o interior da casa, e quando você sai da casa, a parede se ergue novamente, fazendo a casa voltar ao seu aspecto anterior, como se fosse um teatrinho mesmo.

Eles também aproveitaram bastante o 3D do jogo pra fazer modificações muito bonitas de cenários que realmente chamam a atenção, como um templo surgindo no meio do deserto fazendo o cenário se modificar por completo ou uma escada gigantesca sendo montada até o topo de um enorme bloco gelado.

Além disso o jogo em si tem efeitos fantásticos que eu nem imaginava que o Nintendo 64 era capaz de fazer como por exemplo nas transparências, poeira, agua etc, eu imaginava tudo bem quadrado pra esse console mas logo percebi que as coisas não são bem assim...

Os sons do jogo são fantásticos! Para cada evento as musicas se modificam sendo que as vezes é durante a mudança de um cenário, por exemplo da cidade Toad para a Floresta da Eternidade, você percebe claramente como a musica animadinha adere um tom pesado e sombrio para se adaptar ao ambiente, isso foi apenas um exemplo mas existem dezenas de outros locais sendo que cada um tem sua própria musica e geralmente muito agradável misturando vários instrumentos.

Me agrada muito a trilha sonora que tem em uma colina, tocada por violão e que da um clima de aventura muito bom. Os efeitos do jogo em geral são agradáveis e às vezes bem engraçados como o cara gordão que você dá uma torta e a câmera começa a dar focos no rosto de surpresa dele com um som de "TCHAN!" cada vez que a câmera se aproxima, e logo ele dizendo "DELICIOSO!!!" hehehe ficou realmente muito bom.

Paper Mario é um jogo de RPG de turnos, ou seja quando você acha um inimigo, não é no estilo dos Marios comuns em que basta pular na cabeça ou tacar um casco que morrerão, quando você toca um inimigo o combate se inicia com a tela mudando para a tela de combate, nos turnos de Mario ele poderá usar seus ataques com o pulo e com o martelo e também é acompanhado de um dos seus aliados, que poderá usar suas habilidades especiais ou poderá usar seu turno para sair de jogo e entrar outro aliado, Mario também poderá usar itens que tem variados efeitos ou invocar uma das estrelas para atacar, curar, fazer os adversários dormirem, etc...

Toda vez que você evolui um nível, pode aumentar um dos seus marcadores. Existem três marcadores no jogo, o de vida, o de magia, e os pontos de flor, o de vida como é óbvio, marca a saúde do personagem, os de flor é como se fosse os pontos de magia e marcam quantas magias ele pode invocar, sendo que cada uma tem seu custo, e o de magia marca quantas medalhas ele pode equipar, as medalhas são itens que dão certas habilidades ou vantagens que não são limitadas somente ao combate, podem por exemplo fazer Mario girar mais rápido enquanto se movimenta ou simplesmente modificar os efeitos sonoros.

O jogo tem uma variação enorme de coisas para se fazer, o que torna ele simplesmente viciante! Para começar com o tamanho do mundo que tem várias cidades para você viajar com varias missões em cada uma delas. Os métodos mais comuns de viajar é a pé pelos caminhos cheio de inimigos que você terá que enfrentar pra chegar ao destino e a encanação, sendo que para destravar caminhos pelos canos você precisa ganhar novas habilidades para acessar certos caminhos pelos esgotos, porém é o método mais rápido e menos perigoso. 

Mas para algumas cidades você pode viajar de métodos especiais como viajando de trem por ser muito distante ou indo em cima de uma baleia no caso de estar viajando para as Ilhas Yoshi. Durante as viagens você também vai ganhando novos amigos e cada um tem certas vantagens que te ajudarão muito e te permitirão descobrir ou acessar novas coisas.

Nas cidades haverão muitas coisas pra fazer, você pode por exemplo parar para passar a noite em um Hotel Toad para que assim se recupere antes de continuar, poderá ver as informações pela rádio ou jornais onde ouvirá noticias sobre o que está acontecendo no mundo ou até mesmo promoções da rádio que você pode participar e ganhar prêmios! 

Quando você conseguir um aliado que é carteiro, poderá procurar cartas perdidas pelo mundo e entregá-las, sendo que as vezes te dão prêmios pela entrega. Em uma cidade há um velho que você pode conceder ajuda a ele, e as vezes ganha prêmios muito interessantes. Pode tentar descobrir como ser membro VIP de um casino e ir lá jogar. 

Isso são apenas algumas das coisas possíveis fazer nas cidades, e não apenas nelas acontecem coisas interessantes, por exemplo há uma Medalha que se você a colocar, ela detecta peças estrelas, que é um tipo de tesouro do jogo, então é possível sair em uma caça ao tesouro procurando pelo mundo locais onde tenham peças escondidas, e outra coisa bem legal é que no deserto por exemplo há ladrões que surgem correndo, te atacam, roubam suas moedas e se você não conseguir pegar elas de volta no mesmo turno eles fogem e você se dá mal! Ò_Ò 

Além de que ainda há eventos que ocorrem muiiiiito interessantes, como as crianças yoshi desaparecidas que você tem que encontrar e até mesmo casos muito surpreendentes como por exemplo uma das cidades você vai ver um cara que tá em uma sala mas encontra ele morto, a mulher dele chama o delegado e você é acusado de assassinato! Porém não há provas contra você então começam a investigação, embora você não entre em cana, você está proibido de sair da cidade então todas as saídas da cidade (portões e encanação) são bloqueadas pra você, e só achando uma prova de sua inocência, você será liberado, eu achei isso algo único em um jogo do Mario!

Uma das coisas que os caras capricharam pra caramba no jogo, são os acontecimentos engraçados, como por exemplo uma vez que eu estava atravessando uma ponte em uma montanha ai apareceu um urubu que me interrompeu, e disse: "Espera aí companheiro hehehehe, hummm parece muito com esse tal de Mario que todos estão procurando , diga-me qual é o teu nome?" E então apareceram as opções de resposta: 1-Mario 2-Luigi 3-Princesa Peach. Então marquei a resposta "Princesa Peach" e ele respondeu

"QUE??? VOCÊ É A PRINCESA??? MAS EU PENSEI QUE ELA ERA PRISIONEIRA DO CASTELO DO BOWSER!!!"

Uahahaha, muito hilário, há também uma tartaruguinha chamada Koopa Junior que nem saiu do ovo ainda, ele usa a casca como roupa e persegue Mario o jogo todo, em uma das vezes ele surgiu todo estiloso de trás de uma árvore e falou "Você vai ver Mario, agora te derrotarei" e um dos meus aliados que ainda não tinha visto ele perguntou "Quem é esse cara?" ai o Koopa Junior respondeu: "Calado! Você lembra de mim não é Mario?" e eu coloquei que não, ai ele "COMO NÃO? Vou te dar uma surra que você vai ver todo o meu poder e vai lembrar" então ele veio correndo pra cima de mim, e do nada escorregou e sumiu pra dentro de um lago ali perto, na cena seguinte mostra ele escalando de volta pra vir lutar, uahahahahaha muito bom.

Paper Mario é um jogo muito bom pessoal, já joguei muitos jogos do Mario e gostei um bocado, mas nenhum me transmitiu aquele clima do Super Mario World, porém com Paper Mario eu senti que estivesse jogando Super Mario World de novo, porém em um RPG, muito legal isso, o jogo faz referencia a vários jogos como Mario Tenis, Dr. Mario e Yoshi Island, dessa forma fazendo os fãs se sentirem nostálgicos hehehehe, recomendadíssimo. =)


Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Nussss, recomendo a todos, pois se trata de um jogo viciantes e divertidissimo!!
    Nota 10!!!!

    lol

    ResponderExcluir
  2. Só joguei o Super Mario World e 64,vo jogar o Paper Mário '-'

    ResponderExcluir
  3. Ele veio do Mario RPG pra SNES?? Pergunto pq o de super se chama "Super Mario RPG: Legend of Seven Stars"

    ResponderExcluir
  4. Eu joguei o começo de Mario RPG há quase uma década atrás, nem lembro a história mas imagino que sim.

    ResponderExcluir
  5. eu tenho uma velha revista com o preview (ou review, sei lá) de Paper Mario, mas nunca me interessei, mas com recomendações, agora me interessei, talvez eu baixe, só to re-jogando Stubbs the Zombie mesmo!!!

    ResponderExcluir
  6. alguem sabe o nome daquele q parece com um jogo de tabuleiro??
    e de n64 tb e de mario

    ResponderExcluir
  7. eo lembro d t jogado Mario Paper a um tmpo atras...soh q agr nm lembro pqe parei..xD

    hra d recomeça..;)

    ResponderExcluir
  8. É isso me lembra as boas horas de jogo que eu passava com meu Super Nintendo

    ResponderExcluir
  9. Zerei esse jogo nessas últimas férias, simplesmente incrível. Graficamente espanta pq nenhum jogo do N64 tem gráficos tão caprichados assim, o jogo é hilário tbm e particularmente não encontrei nenhum defeito nesse jogo.

    ResponderExcluir