Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Uzumaki - A espiral do terror! Horror japonês da mente de Junji Ito

Uzumaki significa redemoinho em japonês e é exatamente sobre isso que a história trata, espirais! Se você é fã de Terror Japonês, já vai adicionando esse à sua lista, pois sem dúvidas é um dos filmes que mais me agradaram. É um terror com belos efeitos especiais e estética de anime. Essa obra foi baseada em uma obra de Junji Ito com o mesmo nome.

O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.


Aqui nos é apresentado o pequeno povoado de Korouzu-Cho, e a história é focada em Kirie, uma habitante do tal povoado que percebe as mudanças que estão ocorrendo, a cidade está amaldiçoada, e não é uma coisa que tem uma explicação clara de inicio, é algo misterioso que começa do nada e aos poucos vai se manifestando cada vez mais. A única coisa que sabem é que tem algo a ver com espirais.

A história é muito fantástica, mas tenho que assumir que vai depender bastante de quem assiste. Aqui temos uma trama que é para você ver de mente aberta para possibilidades, olhando pra coisa apenas sabendo de uma única coisa, é uma maldição. De onde veio, como se iniciou exatamente e qual a história, isso você tem que ser tolerante, pois se é do tipo que quer tudo explicadinho direitinho, talvez fique frustrado.

É incrível ver como cada um dos habitantes vai se adaptando de sua própria maneira, alguns apenas ficam loucos mesmo, é algo que vai começando aos poucos. A pessoa vai pensando em espirais sem parar e quando menos espera percebe que estão em todas as partes, em nossas digitais, dentro de nossos ouvidos. Tudo!

Mas outros tem reações mais radicais, sofrendo transformações bizarras, como o garoto que vai ficando corcunda e bizarro aos poucos, até notarem que nas suas costas não é uma corcunda, mas o casco de um caracol. É bem grotesco mesmo, algo que acho que ficou muito digno do nível de bizarrice que o mangá tem.

O filme tem algumas das histórias do mangá e final diferente, mas mesmo assim é muito bom, eu assisti ele com um amigo antes de começarmos a ler o mangá e realmente vale a pena, é um filme de terror bem legal.

A fotografia do filme é espetacular, mesmo sendo um filme de 2000 é uma obra com muitos efeitos especiais. Pode ser meio bizarro, mas ao mesmo tempo tem uma estética bastante semelhante à de animes, com a bizarrice rolando solta, porém com um tom bem sombrio ao invés da típica coisa alegre que vemos direto em live action japonês.

Enfim, Uzumaki é uma boa opção para assistir ou ler, o mangá tem muitas histórias bastante interessantes sobre a cidade, você não sabe o que vai acontecer e espera de tudo. Inicialmente a versão do mangá foi lançada pela Conrad em três edições, mas hoje em dia tem a edição definitiva com todos os volumes reunidos. Confira:
 

O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.
Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
 

Sobre Junji Ito

Junji Ito é um nome que ressoa profundamente no mundo do mangá e do horror. Ele é um dos mangakás mais renomados e celebrados, conhecido por seu estilo distintivo e suas narrativas aterrorizantes. Ao longo de sua carreira, Junji Ito tem arrepiado leitores em todo o mundo com suas histórias sombrias e imagens perturbadoras. Vamos explorar a vida, o trabalho e a influência do mestre do horror gráfico japonês, Junji Ito.

A Vida de Junji Ito

Junji Ito nasceu em Gifu, no Japão, em 1963. Desde uma idade precoce, ele demonstrou interesse por desenho e história em quadrinhos, mas sua verdadeira paixão pelo horror começou a se manifestar quando ele leu "Ghosts at Dawn" de Shigeru Mizuki. Essa experiência teve um impacto profundo sobre Ito e o inspirou a seguir uma carreira no mundo do horror mangá.

Ito frequentou a Universidade de Tóquio de Belas Artes, onde estudou artes. Após sua graduação, ele começou a trabalhar como assistente de mangakás estabelecidos e, finalmente, lançou sua própria série de mangás de terror. Seu trabalho ganhou destaque em 1987, quando sua história "Tomie" foi publicada na revista de mangá "Gekkan Halloween." A série rapidamente conquistou fãs devido ao seu enredo macabro e personagem principal sobrenatural.

O Estilo Distintivo de Junji Ito

Uma das características mais marcantes de Junji Ito é seu estilo de arte distintivo. Suas ilustrações são detalhadas e repletas de imagens grotescas e surreais. Ele tem a habilidade rara de criar uma atmosfera de horror palpável com sua arte, o que é essencial para o impacto de suas histórias. Os personagens de Ito muitas vezes têm expressões angustiadas e perturbadoras, contribuindo para o sentimento de horror que permeia seu trabalho.

Além disso, o domínio de Ito em representar o corpo humano de maneira bizarra e aterrorizante é uma característica proeminente de suas obras. Ele muitas vezes explora a ideia de transformações corporais perturbadoras, que são uma fonte recorrente de pesadelos em suas histórias.

Obras Notáveis de Junji Ito

Ao longo de sua carreira, Junji Ito produziu uma série de obras notáveis. Além de "Tomie", que foi sua primeira história de grande sucesso, algumas de suas outras obras mais conhecidas incluem:

  1. Uzumaki (Spiral): Esta série segue os eventos sobrenaturais que ocorrem em uma cidade após a descoberta de estranhas espirais em vários aspectos da vida cotidiana. A espiral torna-se um símbolo de obsessão e transformação, levando os personagens a estados cada vez mais bizarros e aterrorizantes.

  2. Gyo: "Gyo" narra uma invasão de criaturas marinhas mecânicas que se espalham pelo Japão, causando caos e horror. A história destaca a fusão do horror biológico com elementos tecnológicos.

  3. Junji Ito Collection: Uma coletânea de histórias curtas que demonstra a diversidade do trabalho de Ito, desde terror psicológico até horror sobrenatural.

A Influência de Junji Ito

Junji Ito deixou uma marca indelével no mundo do horror e na cultura popular. Seu trabalho inspirou muitos outros artistas e influenciou o cinema de terror japonês. Muitas adaptações de suas obras para o cinema e a televisão também foram bem recebidas.

A profundidade de sua narrativa e seu estilo gráfico único atraíram fãs em todo o mundo, tornando-o um dos mangakás mais reconhecidos internacionalmente. Seu impacto na cultura pop vai além dos mangás, e ele continua a assombrar e cativar o público com sua criatividade sombria.

Junji Ito é uma lenda viva no mundo do horror gráfico japonês. Sua capacidade de criar histórias inquietantes e imagens perturbadoras fez dele uma figura icônica no cenário do mangá. Seu estilo distinto e narrativas aterrorizantes continuam a atrair fãs e influenciar novas gerações de artistas. Junji Ito é, sem dúvida, um mestre do horror que permanecerá na história do mangá por muitas gerações futuras.

 

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Sabe em qual fasuber acho o anime.
    Ta dificel encontrar se puder ajudar com o link do torrent =P

    ResponderExcluir
  2. Não existe anime desse mangá, só o filme.

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante, vou dar uma conferida no mangá, ainda mais por ser só três edições...

    ResponderExcluir