Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Alan Wake seria um jogo de terror em mundo aberto

Todo mundo conhece a versão final de Alan Wake, no entanto o que nem todos sabem é que com o tempo o jogo sofreu uma evolução cabulosa e sua ideia inicial era muito mais parecida com Deadly Premonition do que a formula que conhecemos atualmente. Ou seja,seria um jogo de terror em mundo aberto!


Na história final do jogo, Alan é um escritor famoso que quer relaxar um pouco e pra isso leva sua esposa à pequena cidade de Bright Falls, mas ela desaparece e coisas sobrenaturais passam a acontecer. Mas a ideia inicial era um pouco diferente, nela sua esposa morreu e ele quis fugir de tudo, pra isso foi morar em Bright Falls que tem uma população minúscula e fica em um belo lugar, tudo pra ter calma. No entanto os pesadelos não param e como é um escritor, decidiu começar a escrever, porém à medida que escrevia, os acontecimentos passaram a acontecer no mundo real.

O jogo se passaria em mundo aberto com ciclo de dia e noite, sendo que o jogador tem que o jogador teria que se organizar, pois toda vez que a noite caísse, as criaturas das sombras apareceriam. As missões estariam espalhadas pela cidade e área selvagem de Bright Falls e o jogador ia pegando à medida que achasse melhor (ou conseguisse).

Também era possível criar armadilhas, sabem aqueles geradores que vemos na versão final do jogo? Muito provavelmente eram itens usados pra esse tipo de coisa. Você poderia se preparar em uma certa área do jogo e quando a noite caísse, estaria esperando eles chegarem.

Naturalmente também haveria uma corrida contra o tempo e vez ou outra o personagem iria estar no meio de alguma coisa e vendo o sol se por, fazendo com que tentasse o mais rápido possível finalizar ou simplesmente entrasse no carro e desse o fora dali, abandonando tudo.

Por falar em carro, esse é exatamente um dos fragmentos mais evidentes do mundo aberto de Alan Wake, não acham meio estranho ter veículos em um jogo de fases? E há alguns momentos no jogo que você realmente pode dirigir por longas estradas em um extenso cenário. Isso porque aquele lugar já foi aberto.
A mudança climática existe na versão final do jogo, mas inicialmente era pra ser uma coisa que acontecesse de forma aleatória, então além de dia e noite às vezes poderia rolar uma chuva ou um nevoeiro começando a surgir em algum lugar. Provavelmente neve também já que aparecem alguns flocos em algumas imagens e também é possível ver neve em montanhas.

As trevas também poderiam se manifestar não apenas como as sombras em formatos humanos, mas também como eventos sobrenaturais pra assustar o jogador, o furacão de sombra com certeza é um fragmento que sobrou dessa ideia, já que a empresa falou sobre ele assim que anunciou Alan Wake.

Mas bom, depois que a Microsoft comprou a franquia, ele deixou de ser multiplataforma, se tornando inicialmente exclusivo para Xbox 360 e rolaram diversas mudanças. Em uma entrevista à revista EDGE, Oskari Hakkinen, responsável pela marca, fez umas declarações sobre a ideia de mundo aberto ser um erro, ele disse o seguinte:

"O maior erro que cometemos com Alan Wake foi seguir o gênero sandbox em termos de design. Simplesmente não encaixa na nossa abordagem de história dirigida. Um thriller é como uma montanha russa. Você precisa que tudo encaixe para que transmita aquilo que quer que o jogador veja. Não íamos consegui fazer isso se apostássemos por um design sandbox porque vai contra a perspectiva que deve apresentar o enredo,"

Mas na mesma entrevista ele explicou também que a parte boa é que graças a isso acabaram tendo uma liberdade muito maior em termos de tamanho do ambiente. Isso é notável especialmente quando você vê o jogo seguinte da empresa, Quantum Break, que tem mapas muito menores, certamente teríamos algo semelhante se Alan Wake tivesse começado como jogo linear.
Eu sei que tem lógica, especialmente porque a maior base do jogo são os livros do Stephen King, então é um foco imenso na narrativa, mas caramba eu ia adorar ver essa maravilha nessa versão. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A pra ver o preço que está lá, pois muitas vezes eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida no preço que tá lá, clicando aqui. Confira como era Alan Wake em 2005:

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Sei que to meio atrasado para comentar, mas vou dar uma conferida no jogo... valeu

    ResponderExcluir
  2. Alan Wake, um jogo espetacular que eu tive a oportunidade de jogar.
    Aguardando o 2 para sempre.

    ResponderExcluir