Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Fugl | Voe por um mundo neo-retro de pura beleza

A natureza é algo que encanta a muitos, alguns nem mesmo resistem e decidem ir conferir de perto, mas nem sempre é possível, e assim às vezes o jeito é ir para as opções alternativas. Fugl é um "simulador de andar" que se diferencia por ser feito em voo. Uma daquelas obras criadas para relaxar ao invés de para se jogar mesmo.

Eu acho uma pena que acabei indo conferir sem estar preparado, pois me encantei demais com a beleza do visual voxel apresentado, com um imenso ambiente colorido quadriculado, porém extremamente detalhado. Eu pensei que era um jogo tipo Race to the Sun, com uma jogabilidade simplória.

Eu já tinha comentado aqui no blog sobre a minha mania de conferir coisas sem saber nada sobre, isso pra poder descobrir na hora e me surpreender. Mas infelizmente às vezes seria bom ter um preparo, e esse foi um desses casos. O jogo em si é bacana dentro de sua proposta, porém é difícil alguém imaginar que vai entrar em um walking simulator, se espera o mínimo de jogabilidade e o resto é lucro.

Ou seja, no fim das contas mesmo sem expectativas, acabei caindo naquele problema da expectativa destruindo a diversão, e assim a minha primeira experiência não foi das melhores. Curiosamente acabou sendo algo semelhante à sensação que tive em um dos primeiros simuladores de andar que joguei, que foi o Dear Esther, um jogo que me atraiu pela beleza sombria.


Então após ter jogado em live, fui dar uma olhada com mais carinho em cima do título para entender melhor, assim como suas notas muito positivas no steam. Até porque convenhamos que os usuários da steam são chatíssimos e pra conseguir muito positivas tem que ser realmente algo que atraiu o público, afinal respirou errado, já toma negativo lá.

E é exatamente aí que está a coisa, o público alvo é que o comprou. Isso fez com que uma bela filtrada fosse dada na coisa, e no geral usuários preparados é que o adquirem. Acho que o povo que é pego de surpresa no geral são os como eu, que ficaram encantados pelo visual da coisa e resolveram conferir.

E realmente é um jogo para se admirar a beleza, achei ele muito semelhante a Proteus, com um ambiente encantador, porém enquanto aquele é focado em efeitos surreais que acontecem pelo mundo, esse aqui é mais focado na natureza com seus sons, biomas e vida selvagem. Tudo gerado de forma aleatória.

Você pode escolher o bioma e ele gera um mundo aleatório pra você explorar especialmente pelo céu, mas  também podendo boiar na água e caminhar em superfícies.Cada bioma também tem suas espécies que não são apenas pássaros, são pinguins, jacarés, cangurus, sapos e outras centenas de espécies espalhadas pelo mundo.

Enquanto passa por outras criaturas, você assume temporariamente a forma delas, portanto às vezes você é um flamingo e de repente  se torna uma gaivota, ou uma borboleta, ou até mesmo animais inusitados que certamente poderão gerar uma bela de uma gargalhada, como foi o caso do escorpião voador que me transformei.

Nem todos os ambientes são naturais, teve um que me senti no mundo de pokemon, com espécies exóticas, enquanto outro parece uma versão em mundo aberto do dia das bruxas, com morcegos e vassouras voadoras. Essas escolhas variadas de bioma indo desde o natural à fantasia pode ser apropriada para variados momentos.

Então esse é um jogo que realmente o foco é passar o tempo, relaxar. Em meio aos sons, por exemplo você está passando por coqueiros e começa a ouvir o som dos macaquinhos, e se resolve pousar, realmente pode virar um deles e depois sair voando! Se você se encanta com a beleza de jogos como ABZÛ e Eidolon, certamente conseguir captar melhor a essência da coisa.

Enfim, esse é um jogo de nicho e um passa tempo, não há objetivos para serem concluídos, mas sim algo que tem foco unicamente em se admirar um ambiente enorme gerado aleatoriamente, sendo assim pode ser encantador para quem busca isso, mas pode ser entediante para quem busca algo mais. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na steam, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários