Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

MachiaVillain | Um simulador hilário de casa de filme de terror

Sabe aquelas histórias de terror onde tem uma casa onde por algum motivos as pessoas vão parar lá e nessa casa tem algum mistério bem macabro? Tipo A hora do Espanto, A Visita e Boneco do Mal? Com o passar dos anos, o clichê de filmes de terror gerou padrões mais do que óbvios. E MachiaVillain é um jogo que pega esses padrões e os usa de forma humorada para você elaborar um desses lugares.



Você é um lacaio que era obrigado a trabalhar arduamente, no entanto chegou um momento em que cansou de receber ordens de um imbecil, afinal de contas quem tinha que o chefe... ERA VOCÊ! E assim resolveu se inscrever para a liga dos  vilões e começar a administrar o próprio negócio, tendo seus próprios lacaios para serem mandados.

Aqui temos um jogo com um conceito muito próprio em relação à temática e que acaba agradando exatamente por isso. Mas em relação à mecânica, embora tenha sim um bocado de coisas originais, ele usa elementos que vão lembrar jogos como Prison Architect, te colocando para aproveitar o melhor possível a área disponível e fazendo a coisa funcionar. Tudo no melhor estilo de jogos clássicos do gênero CMS.

Esse é um tipo que você realmente precisa dos trabalhadores para fazerem o serviço, sendo assim é necessário escolher a dedo baseado nas fichas e designar trabalhos para cada um deles. E nesse quesito lembra demais The Sims, pois os lacaios vivem na casa e e tem suas necessidades como comer e dormir, além de poder morrer.

Outra coisa é que os personagens também tem personalidade própria, portanto você tem que ficar de olho na hora de contratar novos lacaios. Por exemplo eles não comem a mesma comida, tem aqueles que só comem ossos, tem aqueles que só comem cérebro. Cada um também tem uma opinião própria sobre você.

Caso os lacaios fiquem estressados demais, trabalhando sem parar e sem suas necessidades básicas serem saciadas, eles podem se revoltar e aí vão atacar qualquer coisa que esteja pela casa, fazendo com que você tenha que novamente assumir o controle antes que detonem com tudo e o prejuízo seja imenso.

As habilidades dos lacaios variam, existe uma área só para se escolher as tarefas que cada um vai fazer. Por exemplo cozinhar, escrever cartas, limpar, cortar árvores, minerar, e assim vai... Os trabalhos são divididos em estrelas, quanto mais estrelas um lacaio tiver em algo, significa que ele é melhor naquilo e vale mais a pena colocá-lo para fazer aquilo.

Você tem liberdade total para fazer o visual da casa, portanto pode coloca paredes como quiser, chão e portas. Mas para fazer isso precisará de recursos e dependendo do tipo que escolher, vai precisar de materiais diferentes para serem coletados pelos lacaios. Alguns demoram mais que outros para serem extraídos e se acabar, você vai precisar ordenar que peguem mais.

Além de posicionar salas, você também precisa colocar móveis que irão fazer com que a sala reconheça automaticamente que tipo é aquele lugar, e se colocar móveis inadequados, vai ficar aparecendo uma mensagem de alerta neles.  Portanto uma sala cheia de caixas para depositar recursos não deve ficar no mesmo lugar onde se tem camas.

Você pode fazer sua mansão ser uma verdadeira arapuca, mas precisa atrair vítimas, daí você coloca os lacaios para escreverem cartas e irem entregar. Elas variam, e dependendo do que for, pode levar mais cartas, por exemplo se você enviar uma dizendo que alguém recebeu um brinde e é pra ir coletar, precisa de poucas cartas para atrair alguém, agora se quiser atrair uma penca de nerds, dizendo que vai ter uma convenção de RPG de Mesa, precisa de muito mais cartas.

Mas é preciso também sobreviver no jogo, portanto dependendo de como você fizer as coisas erradas, pode estragar tudo e chamar a atenção. Por exemplo se as vítimas veem uns diabos antes de entrar na casa, elas já vão querer fugir, assim como é preciso limpar o sangue no chão, recolher as cabeças e restos e não deixar rastros. E se alguém fugir isso é pior pra você.

A liga dos vilões te dá bônus se você fizer tarefinhas pra eles, que vão desde coisas simples como construir uma determinada quantidade de cômodos para a sua casa, até coisas mais trabalhosas, como atrair uma certa quantia de pessoas para matar. Os prêmios vão desde recursos à espaços novos para contratar mais lacaios.

O jogo conta ainda com elementos inusitados que podem acontecer do nada, como um vendedor de carne que pode negociar ou criaturas rivais que podem resolver marcar algum de seus lacaios e começar a atacá-lo, fazendo com que seja necessário usar os outros para entrar em combate. Isso inclusive gera XP.

Aliás, o jogo em si é todo cheio de elementos, esse é inclusive um ponto que alguns podem ver como negativos. O tutorial é chato pra caramba, daqueles grandões que te deixa bem cansado. E as partidas são do tipo que são gigantescas mesmo. Demora bastante coletar recursos e construir  os cômodos, isso pode ser bem sufocante.

Existem alguns probleminhas de game design chatos pra caramba também, como falhas na inteligência artificial, que insiste em só querer construir coisas ficando de um lado em que ela fique presa e depois seja preciso destruir a parede pra ela sair ou minerar até fazer um buraco e sair do lugar. Além de em certos momentos você ter que ir clicando e um por um de certos elementos para fazer ações.

Enfim, MachiaVillain é um jogo muito bom, mas realmente é pra quem está disposto a gastar um bom tempo aprendendo a jogar. É maravilhoso o fato dele ser super robusto sem sombra de dúvidas, porém é algo que pode ser agonizante quando se vai jogar a primeira vez. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na steam, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários