Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Splinter Cell Pandora Tomorrow é bonito demais para PC's modernos

Apesar de não ser algo que eu comente tanto aqui no blog, adoro a franquia Splinter Cell, e comecei a cogitar jogar todos no Twitch do Nerd Maldito, porém tive uma surpresa ao ver que eu não tinha comprado o Pandora Tomorrow (segundo jogo), quando fui olhar no steam, descobri que não comprei porque não vende na steam O_O! E ao pesquisar descobri algo intrigante, o jogo não consegue ser bonito em PC's atuais como é bonito em PC velho!



É claro que eu sei que existem problemas de compatibilidade em jogos antigos, tanto que a própria proposta inicial do GOG foi fazer gambiarras pra jogos antigos rodarem em sistemas operacionais mais novos, porém abismado da Ubisoft retirar de vez o jogo da steam. Tanto que inicialmente pensei que era algo como aconteceu com Alan Wake, que foi retirado por acabar a licença das músicas.

O negócio é que tecnologias para colocar efeitos variados em jogos são diferentes. Novas tecnologias chegam e são capazes de fazer efeitos mais realistas, e as antigas vão sendo deixadas para trás, e no caso a versão de PC de Splinter Cell Pandora Tomorrow (lançada em 2004) era um port da versão de Xbox, e usava uma tecnologia de placas da nvidia da época, a shadow buffers.

As placas da família Geforce4 usavam essa tecnologia e era algo inovador na época, pra falar a verdade até hoje acho impressionante. Isso porque ela simulava efeitos de luz de um jeito muito realista, e assim a Ubisoft abusou de momentos com luzes balançando pra você poder observar toda a beleza das sombras assumindo formas diferentes.

Mas com o passar do tempo, novas tecnologias foram sendo adicionadas, e o próprio suporte de drivers foi diminuindo até sumir por completo. O resultado disso foi ver Splinter Cell Pandora Tomorrow até podendo rodar em sistemas operacionais que vieram depois da era do Windows XP, porém de uma forma muito mais seca.

Faz muito tempo que zerei Pandora Tomorrow, portanto não lembro de muita coisa, mas achei esquisito demais uma atitude tão radical, então isso só me faz imaginar que alguns momentos em que seja necessário observar as sombras para passar de certos lugares. Enfim, parece que pra jogar no PC atualmente só usando um emulador tipo Dolphin ou algo assim. Confiram a diferença entre o jogo rodando em um PC da época e os que vieram depois:

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Incrível como os efeitos das sombras foram destruídos.. E até hoje eu ainda acho um jogo muito bem detalhado, lembro que foi o primeiro do gênero stealth que já joguei! Lembranças ótimas!

    ResponderExcluir