Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

John Boyega e o suposto racismo em Game of Thrones

Como todo mundo sabe, Game of Thrones tem um sucesso a nível absurdo e conquistou o mundo inteiro, no entanto estaria essa série sendo preconceituosa? O ator John Boyega (Que interpreta o Finn em Star Wars: O despertar da força), fez uma declaração que pode indicar racismo dentro da série, pela falta de diversidade étnica, e o mesmo vale para o Senhor dos Anéis.


Não podemos negar que preconceito e racismo são coisas que existem, e isso acaba naturalmente sendo refletido dentro da cultura pop, por outro lado enquanto algumas coisas são bastante óbvias, outras geram debates fervorosos sobre o assunto. Não existe um manual que define a linha perfeita sobre até onde algo está ou não sendo preconceituoso.

Bom, o que aconteceu foi o seguinte, Boyega deu uma entrevista para a revista QG ele falou bastante sobre diversas coisas, inclusive sobre o fato de ser negro e o primeiro trailer de O Despertar da Força, em que a primeira cena que aparece, apresenta um stormtrooper negro. E o papo acabou entrando em universos de fantasia em geral, onde ele declarou:

"Não tem nenhuma pessoa negra em Game of Thrones. Você não consegue ver uma pessoa negra em Senhor dos Anéis. Eu não estou pagando pra assistir o mesmo tipo de pessoa toda vez no cinema. Nós vemos pessoas de diferentes culturas e lugares todos os dias. Até se você for um racista tem que viver com isso. Nós podemos provocar as pessoas."

Para algo grande como Game of Thrones, não é de surpreender que acabasse uma hora ou outra sendo acusado de ser preconceituoso sobre alguma coisa, não é mesmo? No entanto tenho que assumir que me surpreendeu a declaração do ator, afinal de contas, convenhamos, a HBO? Racista? Hahaha.

Definitivamente a HBO é um dos canais que desde sempre mostrou que não está nem aí pra tabus, sendo ousada o suficiente para apresentar coisas que sabe que o povo vai reclamar, em obras caríssimas. Quero dizer, quem é que pensa em homossexualidade em uma série medieval? Ou pintos aparecendo? E mesmo assim ela foi lá e tacou, em uma obra cara como é.

Mas em todas as séries da empresa vemos coisas do tipo, eu nem ao menos consigo lembrar de uma série da empresa que não apareceu cenas de sexo, incluindo incesto. E quanto a personagens negros, vemos protagonistas em True Blood, Westworld e Boardwalk Empire. Sendo assim, acho que se não tem protagonistas (Porque personagens negros tem sim), é simplesmente porque não rolou.

Eu sei muito bem que é importante representar pessoas nos lugares, mas as vezes acontece de não ter. Chega a ser forçado dizer "Temos que reservar um espaço obrigatório para um oriental, um negro, um indiano, um latino...". É aquela coisa meio Power Rangers, com tudo meticulosamente selecionado para ser entregue ao público.

Por outro lado eu não sou do tipo que surta facilmente com personagens brancos virando negros em adaptações para filmes. Por exemplo, achei extremamente dramático o choro do povo pelo L de Death Note ser negro no filme da Netflix, ao meu ver foi algo bem "Blé, tanto faz...", me incomodou muito mais terem perdido a oportunidade de fazer uma Motoko Kusanagi japonesa na adaptação Ghost in the Shell.

No caso de Game of Thrones, o negócio não foi a HBO, mas sim os próprios livros que já eram assim, inclusive a crítica já tinha sido feita por outras pessoas antes de Boyega. Em 2014 uma fã enviou uma mensagem para George R.R. Martin dizendo estar decepcionada com a falta de representatividade negra e ele respondeu.

O autor disse que quando publicasse Winds of Winter, iria adicionar mais personagens negros com papéis importantes, e também deu uma explicação sobre a época em que se passa a história e que é equivalente a uma época de nossa realidade onde a diversidade étnica não era tão grande quanto é atualmente.

Enfim, mas e vocês, o que acharam da declaração do John Boyega? Acreditam que (Mesmo que indiretamente) indiretamente o universo de As Crônicas de Gelo e Fogo é racista? Ou acham que não? Confiram também o brasileiro de Game of Thrones.

Postar um comentário

1 Comentários