Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Diário Gamer | Criando meu primeiro jogo - Parte 10

E chegamos à décima parte desse especial onde eu não paro de me lascar! Parece que depois do alívio da parte 09, chegou em um momento que a coisa ficou completamente feia e bugada. Normalmente entendo mais ou menos os erros de compilação, mas dessa vez o jogo simplesmente não rodou mais. Felizmente no fim consegui, mas foi um sufoco. Então vamos lá, mas antes de tudo não se esqueçam de dar uma conferida na parte 09.



O objetivo dessa parte era corrigir algo que seria um belo de um alívio para mim, que era aquela travada do personagem quando chega na extremidade dos lugares. Tudo começou bem, com o cara do tutorial tagarelando com ele mesmo sobre como resolver, falando algo sobre problema no raycast e criar dois "filhos" vazios dentro do personagem chamados "P" e "P(1)" pra fazer um teste.

Como não tenho ideia do que diabos ele tava falando, apenas fui dando uma olhada. No entanto chegou em um ponto que o caos caiu sobre o meu código, primeiro a variável filhos não aparecia no menu do unity, aparecia um problema de código que eu não tinha ideia do que diabos era, mas falava algo sobre } . Tentei adicionar } depois {, chegou uma hora que fiquei puto e taquei uns 30 }}}}}}} e obviamente não rolou.

Mas a desgraça total aconteceu mesmo quando decidi reiniciar o Unity e na barra de variáveis visual aparecia que não foi possível carregar e eu ia ter que corrigir os erros do compilador. Meu pensamento foi "Agora pronto! Maravilha!". Mas felizmente no fim das contas acabei adquirindo um conhecimento.

Normalmente eu olhava o compilador só como "Olha, tem ; ali, então deve faltar isso". Mas passei a notar que a coisa é bem mais detalhada do que eu realmente via. Aparece escrito "Expecting X" e "Found Y". Ou seja "Esperando X" e "Achado Y", sendo X e Y o que tá esperando e o que foi achado.

Ontem quando eu estava puto, não parei pra ler direitinho os erros do compilador, então chegou a um ponto que tava dizendo que esperava EOF, sabe-se lá o que diabos é isso né? Fui dar uma pesquisadinha e achei que era o fim de um arquivo. Não ajudou muito, decidi fechar e tentar de novo outra hora.

Hoje com mais calma abri o arquivo de novo, respirei e... Consegui visualizar a coisa direito! Foi um belo de um susto, pois ontem eu estava tão estressado que nem sei o que diabos tava fazendo, pois não é possível que eu não tenha tentado isso. Tava escrito "Esperando }" e "Encontrado Else". Então eu simplesmente coloquei um } antes do Else que tava no código e foi.

Isso foi agora a pouco, e nossa, eu não consigo nem descrever o alívio, é muito bizarro. Ontem quando fechei esse código a sensação era de que não tinha mais jeito pra essa bagaceira e eu ia ter que fazer uma gambiarra aleatória. Mas a verdade é que funcionou que foi uma beleza. O personagem não trava mais nas bordas!

Agora tem um novo probleminha de compilação, mas bizarramente o jogo roda, então acredito que seja apenas um aviso do tipo "Isso tá meio estranho, você queria isso mesmo?", aparece escrito "Array index is out of range". Talvez seja referente ao fato de que agora ele não trava, mas também não cai exatamente quando toca a borda, tem que sair um bocado dela primeiro e chega a ficar levitando.

Eita tranqueira, ein? Uahahahha, se você vai correndo, nem dá pra perceber, porque ele fica fazendo a animação de "vai e vem", então parece que ele não tá levitando e cai antes que demore demais,porém se você vai dando pausas, fica bem claro. Acredito que isso não será arrumado mas vamos ver no que dá né?

Enfim, é isso, quem se interessar pode baixar os arquivos do projeto aqui. E o código vai ficar nos comentários se alguém quiser ver.

Postar um comentário

0 Comentários