Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Batman: O Cavaleiro das Trevas | Uma das obras responsáveis pelas histórias adultas de heróis

Antes de tudo quero deixar claro que esse é um dos clássicos dos quadrinhos e que NÃO, ele não foi a base para a Trilogia do Cavaleiro das Trevas no cinema, então a história não tem nada a ver e apenas alguns elementos foram usados, como o visual do Batmóvel por exemplo, mas no geral são coisas sem conexão. O Cavaleiro das Trevas é uma HQ de 1986 que se destacou por colocar o Batman voltado para o público adulto e não apenas para o infantil. Mas além disso levou os heróis a uma nova era, dando muito mais complexidade à coisa.



A história apresenta um mundo onde a época dos heróis jovens passou, o governo julgou super heróis e eles decidiram sumir, o único que sobrou foi o Super Homem, mas mesmo assim agindo como agente secreto do governo americano e fazendo tudo que lhe é mandado. Com o desaparecimento dos heróis, os vilões também passam a sumir, até restar apenas bandidos comuns. No entanto, após dez anos, Batman com 60 anos de idade resolve voltar e isso causa um imenso impacto na sociedade, trazendo não apenas esperança de volta, mas o caos.

Essa é considerada por muitos como a melhor história em quadrinhos do Batman, há ainda quem considere como a melhor HQ de super herói já feita. É uma obra inspiradora e que serviu como base pra muita coisa como por exemplo Batman Delivrance, que apresenta os últimos dias de vida do herói. Esse curta não é uma adaptação, mas a fonte de onde sugou a ideia é óbvia.

Essa é uma HQ que também acabou sendo bem polêmica porque na época os super heróis eram personagens bobinhos. Mas aqui a coisa é apresentada de forma bem brutal, com violência absurda e uma abordagem séria até demais, envolvendo política, cultura, opinião popular e outros temas maduros.

Até o formato que foi publicado originalmente era diferente das HQ's da época. Inicialmente foi lançado em quatro edições e depois recebeu uma versão encadernada com o nome de "The Dark Knight Returns", já no Brasil ficou com um nome mais curto, apenas "O Cavaleiro das Trevas", sem "O retorno".

Uma das coisas mais interessantes que achei nessa HQ é a atmosfera pesada que ela passa, de rancor, de fraqueza. A ideia de que o tempo passa, a nova juventude chega e você precisa encarar ela, e ela é mais forte. Essa ideia de que os tempos já foram gloriosos e você deveria ser respeitado, mas simplesmente não é.

Você sente muito facilmente o peso que a história tem, as vezes é bem revoltante. Aquela essência de um profundo rancor entre alguns personagens e como cada lado se sente certo. O peso da volta do Batman também pode ser notado rapidamente. A forma que as pessoas se sentem em relação a isso, alguns achando repugnante e outros idolatrando.

Aliás, uma das coisas mais bacanas dessa HQ é que ela tem um foco imenso na mídia. Quase o tempo todo é apresentado a opinião da mídia, entrevistas e debates sociais fervorosos. Isso é muito bacana e como foi uma HQ tão influente, acredito que possa ter sido uma das inspirações para a forma que a HQ Spawn é apresentada.

Enfim, se você gosta de HQ's sérias como Watchmen ou Entre a Foice e o Martelo, que tem um forte foco em política e impacto social que super heróis podem ter, sem dúvidas precisa dar uma conferida nessa. No Brasil você acha em edição de luxo encadernada  em capa dura e grossa pra cacete que muita gente faz questão de ter na estante. Confira:

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Eu ainda não li essa hq, porém eu vi os 2 filmes em animação que só podem ter se baseado nela porque é a mesma sinopse q vc escreveu lá na matéria.Eu achei bem maneiro, e vc Iscai já viu esses 2 filmes?

    ResponderExcluir
  2. Não, ainda não, estão na lista pra hora certa hehehe. =D

    ResponderExcluir