Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe o que é um jogo do gênero Soulslike? Confira!

Hoje vou falar de mais um gênero que com certeza vai facilitar a vida de muita gente que é fã do estilo, mas simplesmente não tem ideia de como chamá-lo e assim fica por aí procurando algo parecido, mas sem saber exatamente como definir a coisa. Estou falando do gênero Soulslike (também conhecido como Souls-Like, Souls Like, Soulike).



Indo direto ao ponto, o que define esse gênero é ter uma jogabilidade semelhante à de Dark Souls, mesmo esse não tendo sido o jogo que inventou o estilo, mas foi o que popularizou a coisa, sendo assim passou a ser normal se ver pessoas por aí perguntando "Alguém conhece um jogo tipo Dark Souls?". Em inglês "Tipo Dark Souls" fica "Like Dark Souls" e assim surgiu o termo Soulslike.

Mas como falei, o jogo que inventou esse tipo de mecânica não foi Dark Souls, mas foi um outro título da From Software, Demon's Souls, lançado em 2009 exclusivo para Playstation 3 e sucessor espiritual do primeiro RPG de Playstation 1, King's Field, que foi lançado em 1994 também pela From Software.

Sei que alguns devem estar pensando que King's Field deveria ser considerado o jogo base da coisa, no entanto ele não usava a mecânica de Dark Souls, apenas o universo era parecido, usando o gênero Dark Fantasy, mas estava bem mais para um Dungeon Crawler comum, colocando o jogador para explorar uma gigantesca ilha amaldiçoada.

Existem dois elementos principais que definem um jogo do gênero Soulslike, o primeiro é ter inimigos que dão um dano absurdo, fazendo automaticamente com que o jogador seja cuidadoso ao lutar até mesmo com os mais básicos dos inimigos. O segundo elemento é o jogador perder algo importante sempre que morrer e ter que se esforçar para recuperar.

Normalmente essa coisa importante é a experiência, então nesse gênero de jogo é normal o jogador sempre estar com medo de morrer e perder tudo, especialmente quando ele está juntando há um bom tempo para comprar uma determinada habilidade. Apesar de tudo alguns variam, por exemplo em Pharaonic a experiência cai no chão e é só pegar, em Salt and Sanctuary o monstro que te matou ficará com seu sal, e você precisará matá-lo pra conseguir de volta. Blade & Bones você perderá purity que é equivalente a uma vida (são sete no total) e ela aparecerá em algum lugar aleatório do mundo.

O sistema de combate nesse tipo de jogo também é normalmente muito bem trabalhado, contendo não apenas ataque, mas defesa e sistema de esquiva. Graças a isso, a tensão no combate é ainda maior, pois o jogador tem que observar bem a forma de lutar do inimigo e saber a hora certa para atacar e se defender.

É possível confundir o gênero com Roguelike, mas os dois são diferentes, mesmo tendo semelhanças em sua dificuldade imensa. Outra coisa é que não é obrigatório esses jogos se passarem em universos de fantasia medieval, basta ter os dois elementos básicos e já podem ser encaixados dentro desse gênero.

Apesar das histórias não terem um padrão obrigatório, é bastante comum serem misteriosas e distribuídas pelo mundo em forma de escrita. Sendo assim pode ser atraente para aquele tipo de jogador que gosta de histórias cheias de teorias. Mas repito que não é algo obrigatório, mas apenas uma tendência nesse estilo.

Enfim, espero que isso tenha sido esclarecedor para quem estiver procurando por jogos no estilo de Dark Souls, mas não sabia como procurar por jogos parecidos. Dois jogos do tipo que posso citar aqui são Shrouded in Sanity e Necropolis. E você, conhece algum que recomenda?

Postar um comentário

2 Comentários