Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Goosebumps: Como matar um monstro

E chegou o momento de falar sobre o terceiro livro de Goosebumps, dessa vez a obra é "Como Matar um Monstro", um livro que segue mais para o lado de filmes trash dos anos 80, ou seja é aquele tipo de livro de terror que tem momentos bem bizarros mesmo e que pode agradar um público específico, mas não digo que seja uma história para todos os gostos.

Aqui é apresentado um casal de irmãos de 12 anos (Gretchen e Clark). Os dois tem uma desagradável notícia, quando seus pais avisam que vão ter que fazer uma viagem de negócios e não vão levá-los, ao invés disso vão deixá-los com os avós. O maior problema é que o casal de velhinhos mora no meio de um pântano, sem telefone, televisão e nem nada pra fazer. Não demora muito para as crianças notarem que também há algo de estranho no lugar, gritos durante a noite e um quarto trancado que guarda um segredo.

Assim como em Acampamento Fantasma, esse livro também dá um belo salto cronológico na versão brasileira. Isso porque originalmente How to Kill a Monster (título em inglês) foi lançado como o 46º livro de Goosebumps, já na cronologia brasileira é o terceiro. Por outro lado, se comparado com a cronologia americana, ele vem logo depois de Acampamento Fantasma.

Tenho que assumir que dos três que li, esse foi o que menos gostei. Porém o grande motivo é que eu não estava preparado para ler uma obra trash. Pra falar a verdade fiquei tão concentrado nos dois primeiros que esqueci que a série de Goosebumps tinha muitos episódios que era uma tosqueira louca. E nesse aqui a coisa é digna de filmes dos anos 80.

Acho que se eu fosse ler já preparado pra uma situação completamente sem noção, iria me sentir mais a vontade. No entanto o livro começa de uma maneira muito atmosférica, em diversos pontos ele me lembrou o filme A Visita, até mesmo aspectos estéticos, como o casal de irmãos, um bem bichinho, uma garota mais alta. Essa coisa de avós estranhos, coisas esquisitas acontecendo e tal... Não me surpreenderia se o Shyamalan revelasse que deu uma lida, e em uma pesquisinha aqui vi que muita gente sentiu o mesmo quando viu o trailer de A Visita.

Apesar de tudo, depois de toda a atmosfera, chega a um ponto que a história vai para um rumo completamente sem noção. Sabem aquelas explicações absurdas de episódios de desenhos animados? Pois é... Aqui a coisa é bem no estilo, eu cheguei até a cogitar que iria ter uma reviravolta grandiosa e que os personagens eram insanos para agir tão naturalmente com certas situações, mas não... Era aquilo mesmo.

Então acho que esse é um livro a um passo de ser encaixado como história para criança pequena mesmo. Notei que tanto ele quanto Sorria e Morra tem o selo "+9" no código de barras atrás, porém o Acampamento Fantasma, que tem um final meio perturbador não tem. Então talvez alguns livros de goosebumps sejam direcionados especialmente para crianças pequenas (ou pode ser uma mera variação de design).

Enfim, isso é o que eu chamaria de um livro de terror estranho até para Goosebumps, pois a variação de narrativa é esquisita, primeiro começa com um clima bem pesado com a história dos avós no pântano, e de repente a coisa toma um rumo absurdo. Mas, se você tiver um irmão bem novinho, pode ser uma experiência fantástica ler para ele. O livro está disponível nas seguintes lojas:

Postar um comentário

0 Comentários