Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Arquivo X Clássicos - Uma HQ pra você viajar no tempo

Vez ou outra você está vagando pela internet e acaba descobrindo algo que te surpreende por você não ter ouvido falar nada sobre. Isso aconteceu comigo ao descobrir a HQ encadernada Arquivo X Clássicos. Naturalmente me animei de imediato, afinal de contas eu já declarei aqui no blog o meu amor por essa série. E assim fui dar uma olhadinha, e foi uma surpresa atrás da outra.




Primeiro fiquei encabulado  de nunca ter ouvido falar da Editora New Order, fui dar uma olhadinha mais a fundo e descobri o motivo, era uma empresa muito nova, lançada em 2013, porém com um baita conteúdo focado em nerdice, indo desde RPG de Mesa até o universo dos Jogos de Tabuleiro, e no caso, meu primeiro contato foi com quadrinhos.

Aliás, é um lançamento de 2016, sendo assim é óbvio que a data foi estratégica, isso para bater com o triunfal retorno da série, que para quem não sabe terminou originalmente em 2002, mas acabou ganhando uma nova temporada 14 anos depois. Algo que deixou não apenas os fãs eufóricos, mas muita gente nova, e ter uma HQ disponível em português foi colírio aos olhos.

Bom, eu nem quis pesquisar sobre o que se tratava essa revista em quadrinhos, sendo assim a princípio só olhei a parte exterior da coisa. Vi que era uma revista com acabamento de luxo, tendo capa dura. E algo que sem sombra de dúvidas me empolgou mais que o acabamento foi a presença do poster I Want to Believe como brinde! Eu tinha feito inclusive uma matéria dedicada especialmente a essência desse poster.

Agora sobre a HQ em si, eu sempre soube que existiam quadrinhos do The X-Files, com passar dos anos via uma notícia aqui e ali sobre adaptação para quadrinhos. Apesar de tudo nunca fui atrás, e esse lançamento da New Order me fez imaginar que era alguma adaptação que saiu nos EUA mais ou menos junto ao retorno da série, porém eu estava errado e isso foi uma grande surpresa.

O negócio é, aqui você tem verdadeiramente aquela essência original do seriado, pois trata-se de casos que se passam nos anos 90. E não estou falando de algo que os roteiristas adaptaram no passado. O fato do nome do encadernado ter "Clássicos", não é à toa. Trata-se de uma coletânea de nove edições lançadas originalmente em 1995.

Claro que quando me toquei do que estava em minhas mãos, fui dar uma pesquisadinha. Foi aí que tive uma surpresa, Arquivo X não foi lançado apenas em adaptações aleatórias de 3 edições nas HQ's, o negócio foi realmente uma série em quadrinho que se iniciou em 1995, pouco mais de um ano após o início da série e durou até 1998, totalizando 41 edições sem contar as extras.

A sensação foi indescritível, pois sabia que se tratava de material genuíno, algo realmente vindo da era de ouro de Arquivo X, apresentando tecnologia da época, visuais da época. E até coisas futuristas que passaram a existir hoje em dia, como um comunicador que traduz automaticamente a fala para outra língua usando um microfone e saída de som.

Eu li lentamente, dediquei uma noite para ler cada uma das edições e foi incrível a sensação de viajar no tempo. Aquele lugar distante cheio de mistérios e conspirações, o climinha de que a verdade está lá fora. E aquela sensação da trilogia Illuminatus, com a ideia de um grande grupo controlando tudo constantemente. Se você estava com saudades de Dana Scully e Fox Mulder em seu "ambiente natural", definitivamente vai adorar.

Apesar das nove edições, no total são seis histórias apresentadas. Isso porque uma delas usa duas edições e outra usa três. Essas usam inclusive aquela técnica bem no estilo "Agora a coisa ficou feia!" e embaixo um "Continua". Isso faz você sentir ainda mais aquele climinha forte de estar assistindo o seriado.

Enfim, não faltam livros sobre OVNIS e o desconhecido, é o tipo de coisa que provoca as pessoas. E Arquivo X Clássicos é uma bela de uma edição luxuosa para fãs e não fãs. Se você estiver procurando por uma leitura tranquila pra passar a noite, sem dúvidas vale a pena. Não consegui achar a venda em outros lugares a não ser no próprio site da editora. Não apenas quem fez pré-compra, mas todas as edições vem com o poster do I want to Believe, quem se interessar é só dar uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários