Quando se pensa em jogos de Game Boy Color, é muito comum se imaginar títulos como o luxuoso Pokemon Crystal ou algo assim. Aquele é o padrão mais comum de gráficos desse portátil, algo fofinho e pixelizado. No entanto para quem viu o gráfico surreal de Alone in the Dark para GBC, certamente passou a não subestimar a potência dele.
Banjo-Kazooie é um dos clássicos do Nintendo 64, o jogo tem uma pequena legião de fãs, é aquele tipo de título que muita gente conhece, nem todo mundo jogou, mas os que jogaram o colocam em um altar. Isso porque é o tipo de jogo extremamente polido e cheio de detalhes com uma jogabilidade agradável e gráficos fabulosos (pra época). Inclusive fez aparições depois em outras plataformas, mas a sua grande época de brilho mesmo foi na Nintendo.
Após a sua versão original para Nintendo 64, ele teve sequencias, sendo a primeira Banjo-Tooie para o mesmo console, e a segunda em 2003 para Game Boy Advance. No entanto algo super curioso é que aquele belo joguinho de Game Boy Advance com gráficos tão agradáveis seria originalmente lançado para Game Boy Color!
Estão lembrados do Super Mario FX? Que foi cancelado e se existe a suspeita do mesmo projeto acabar sendo transformado na versão final do Mario 64? Pois é, parece que aqui aconteceu algo no mesmo estilo (só que esse é certeza) e o que conhecemos como Banjo-Kazooie: Grunty's Revenge para Game Boy Adance era originalmente Banjo Kazooie: Grunty’s Curse para Game Boy Color.
Mas não achem que era o mesmo jogo, ele tinha uma história diferente, e um monte de ideias que no fim das contas não foi aproveitado na versão final. Outra coisa interessante é que também tinham alguns níveis diferentes que não puderam ser aproveitados na versão de GBA, fazendo assim com que simplesmente fossem abandonados.
A história não se passa apenas alguns meses após os acontecimentos do jogo de Nintendo 64, mas sim alguns anos depois. Além disso seria algo que envolvia viagem no tempo, e assim elementos do primeiro jogo da franquia apareciam de volta, já que tratava-se de algo que envolvia tanto o passado quanto o futuro. Agora confiram como era o negócio: