Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A Sombra do Abutre - Livro clássico com cara de Berserk

Esse é um livro que enquanto lia era impossível não pensar em uma outra obra, o violento Berserk! Mas o negócio é que esse livro foi lançado em 1934, o que me faz imaginar que o autor de Berserk pode ter dado uma lidinha. Ou talvez seja meramente porque ambos os autores criaram obras do gênero Sword and Sorcery, ficando assim um tipo de traço evidente demais que a semelhança acaba ficando inevitável.



The Shadow of the Vulture foi escrito pelo autor Robert E. Howard, o criador do bárbaro Conan e inicialmente foi publicado em uma Revista Pulp chamada The Magic Carpet Magazine, especializada em aventuras que se passavam no oriente. Mas ao contrário da maioria das obras do autor, esse usa um cenário histórico. Porém usando personagens guerreiros fictícios dos bastidores da jornada do sultão Solimão, o Magnífico.

A história se passa durante o século 16 e tem início em Istambul, quando o sultão Solimão já muito poderoso por ter entrado em diversas guerras e vencido, está prestes a fazer um ataque definitivo contra Viena para dominar a cidade e abrir caminho para tomar a Europa inteira para ele. Pouco tempo antes do ataque ele liberta alguns prisioneiros e reconhece um deles, mas não sabe dizer quem é.

A partir daí é que começa a história alternativa apresentada no livro, o guerreiro era Gottfried von Kalmbach, um homem enorme que luta com uma espada de um metro e meio e que trabalhava como mercenário, tempos antes foi enviado para matar o sultão, mas falhou, porém Solimão pensou que ele tinha sido morto junto com os outros mais de trinta guerreiros.

E assim o sultão contrata Mikhal Oglu, um assassino extremamente letal, conhecido como "O Abutre", que persegue qualquer presa e não descansa enquanto não matar. Tem um visual peculiar pois nos ombros de sua armadura ter imensas asas de um abutre real e que ficam fechadas, mas quando cavalga elas se desdobram e parece que a própria morte está chegando.

Esse livro foi o que introduziu uma guerreira que luta melhor do que muitos homens e com uma selvageria imensa, Red Sonya, que  serviu como uma baita inspiração para futuras guerreiras. Juntando ela e Gottfried com esse universo que mistura o oriente e o ocidente em uma batalha extremamente sangrenta, ficou difícil não pensar em Guts e Casca de Berserk.

O livro é bem naquele estilo, sangue pra todo lado, gente sendo despedaçada com tiro de canhão, brutalidade em meio a pancadaria e personagens nem um pouco educados. Todo mundo é extremamente bruto e se não for, demora pouquíssimo tempo para tomar uma espadada e ser mandado para o além.

Como falei a publicação original desse livro foi em uma revista pulp, então é bem curtinho, aquele tipo de leitura para um dia. Tem apenas 87 páginas. Apesar disso o acabamento é simplesmente fantástico! Capa dura e olha essa imagem minha gente! Linda demais, apresentando o Abutre e um monte de suas vítimas com um traço idêntico ao que era usado em revistas pulp. É difícil não imaginar como seria maravilhoso ter uma coleção com livrinhos usando capas com esse traço.

Enfim, se você gosta de histórias com muita violência em tempos antigos, certamente vai se atrair muito por esse livro, especialmente se você é do tipo que se atrai por tramas que envolvem momentos históricos. Você pode achar o livro à venda aqui:

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Já assistiu The Salute of the Jugger Sky? Você vai ver muito de Guts e Casca ali cara, hahaha. O filme é meio trashão mas é bom, custou mais do que rendeu, e temos o androide do Blade Runner lá, o ator que nos rendeu Guts acredito.

    ResponderExcluir
  2. Vi não, mas já anotei aqui na lista, obrigado pela dica! *-*

    ResponderExcluir