Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Batman Arkham Knight - A versão adaptada para livro

Teve uma época que no Brasil era simplesmente complicado demais conseguir certos materiais de leitura. Novelização de video games, filmes, séries ou expansão de universos sempre foram muito comuns lá fora, mas aqui esse material só chegava em inglês. Felizmente isso foi algo que mudou, esse mercado começou a se destacar e editoras passaram a investir em traduções.

Mas enquanto a maioria das editoras se limitaram a apenas lançar essas obras no Brasil, algumas quiseram ir além. E a Dark Side Books investiu pesado em trazer algo maravilhoso e que dá uma vontade imensa de se ter em casa. Livros luxuosos com toques únicos que facilmente chamam a atenção de alguém que esteja te visitando. E hoje vou falar exatamente sobre uma dessas maravilhas para se exibir na estante!

"Esta história não é a que vazou para a imprensa.
É como aconteceu de verdade.
É como Batman morreu."

Eu sei que muitos de vocês devem ter tomado um susto com esse começo de matéria, mas saibam que trata-se de nada menos do que o começo do livro Batman Arkham Knight, ou seja algo completamente provocante e que de imediato consegue manter a atenção do leitor sobre que tipo de conteúdo sombrio está prestes a ler.
Imagino que a maioria dos visitantes do blog saibam muito bem do que estou falando. Mas para quem não tem ideia, Batman Arkham Asylum foi um jogo espetacular que logo se tornou em uma trilogia (O Arkham Origins não conta, pois foi feito por outra desenvolvedora e é mais para um Spin Off). Essa trilogia apresenta a história do Homem Morcego de uma forma extremamente adulta e sólida, como nenhum outro jogo do personagem tinha conseguido fazer antes.

E a trilogia fecha com Batman Arkham Knight, que foi lançado mundialmente em julho de 2015, junto a ele foi lançada a versão novelizada da coisa. E assim no começo de 2016 a editora Dark Side surpreendeu lançando uma versão com um acabamento melhor do que a própria versão americana da coisa!


A história do livro começa mostrando o "velório" de um certo personagem extremamente importante no universo de Batman e com o Espantalho fazendo uma pequena demonstração de sua arma química para Gotham City e ameaçando lançar na cidade inteira. O resultado é que a polícia decide evacuar toda a cidade, gerando um caos em massa.

Ao contrário do que se pode imaginar, o livro não mostra o ponto de vista apenas de Batman, constantemente o ângulo de visão é alterado e não estou falando apenas do ângulo de visão dos heróis. Você vê narrações apresentando histórias de simples capangas até os maquiavélicos super vilões prontos para tirar o melhor proveito da loucura na cidade.
Creio que Batman é um dos heróis que mais combinam com novelizações, esse climinha noir e a investigação constante envolvendo crimes e mistérios é fantástico. E aqui você pode ver tudo de uma forma mais intensa que no jogo, pois o narrador descreve sensações, lembranças que determinados elementos fazem surgir na mente dos personagens e assim vai.

Mas agora vamos falar um pouco sobre o acabamento espetacular que a Dark Side fez nesse livro! Como já disse, ele é mais bonito do que a versão oficial que tem capa mole e um acabamento completamente simples. Essa versão é daqueles livros que parecem um verdadeiro grimório maravilhoso que pede para ser usado.

Não sei dizer qual é o material da capa dura desse livro, mas é algo que lembra um pouco alguns tecidos sintéticos, é fosco mas dependendo do ângulo de visão brilha. Se você passar o dedo na vertical sente deslizar tranquilamente, mas se passa na horizontal, sente a coisa áspera, realmente não sei que material é esse, mas é lindo.
Mas não para por aí, a capa é completamente negra e tanto as escritas quanto os desenhos que tem são em baixo relevo. Na maioria dos ângulos de visão você não consegue ver nada e parece ser apenas um livro completamente negro, mas quando você o coloca na posição certa pode ver na frente o símbolo do Batman e na lateral o nome do livro e a caveirinha da Dark Side.

Outro detalhe que se destaca demais é que embora as páginas do livro sejam brancas por dentro (exceto as primeiras e as últimas páginas), as laterais do livro são completamente negras, ou seja fechado ele fica todo preto e dá a impressão de que as páginas também são pretas, mas ao abrir sente o impacto dessa belezinha.

Outros detalhes são a fitinha de pano anexada ao livro e que serve para você marcar páginas bem no estilo de livrões antigos, os morceguinhos nos meios dos capítulos que servem para mudar o personagem que está sendo narrado, e o papelzinho que você coloca ao redor da capa, esse sim com imagens do jogo mesmo.

Enfim, você está procurando por um livro policial com um baita de um climinha noturno? Sem dúvidas esse pode agradar demais, tanto para fãs quanto para não fãs. Além de que a narração é suave o suficiente para que qualquer um consiga ler sem conhecer nada da franquia Arkham. Se você gosta de livros com acabamentos maravilhoso, sem dúvidas esse vai te encantar! Clique aqui para ver os preços.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. minha unica experiencia com novelas do Batman é Wayne de Gotham que é de leitura fácil e pouco cansativa mas com uma história não tão boazuda assim, mas esses livrões da Dark Side são muito charmosos (eu queria a trilogia dos espinhos). acho que comprarei essa história, mas, não deveríamos conhecer a história dos outros jogos antes?







    (SPOILER: e nela o Batman morre mas não morrer)

    ResponderExcluir
  2. Se Spec Ops The Line fosse um livro seria Best Seller!!!

    ResponderExcluir
  3. Qualidade da Darkside é surpreendente, já comprei Psicose e a saga dos espinhos com eles, e me surpreendi com o nivel de detalhe que enriquecem muito a qualidade do livro. AMO Batman e não conhecia esse livro, vou garantir o meu!

    ResponderExcluir
  4. Como sempre um review muito bom e informativo, a Dark Side Brooks também é uma editora fantástica. Os livros dela são sempre um espetáculo, de muita qualidade. Com certeza comprarei.

    ResponderExcluir
  5. Vi o pessoal elogiando a Dark Side Books, aqui nos comentários...
    A qualidade "física" dos livros da Dark Side é realmente uma verdade, o pessoal tem capricho nas capas e nos pequenos detalhes como é possível ver na sua última foto, o logo do Batman nas páginas. O capricho deles com as edições especiais então, como a dos Goonies, que vem até com o mapa do tesouro, é fantástico. Parafraseando-o, eles realmente produzem livros "para se exibir na estante".
    Porém o conteúdo de seus livros é questionável, e vai variar de livro a livro.
    Só falo isso pois o PIOR LIVRO que já li na vida, é um livro de qualidade sensacional da Dark Side books, "para se exibir na estante", e só para isso mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Nossa q item de coleção maravilhoso! mas essas fotos aeew Sky, só a desgraçeira heim!? Usa o foco que a imagem sai bem melhor.

    ResponderExcluir