Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

The X-Files | O triunfal retorno para quem quis acreditar!

Eu já falei aqui o quanto Arquivo X é uma série espetacular, sendo assim sou completamente apaixonado por todo aquele climinha conspiracionista apresentado e a ideia de que há algo muito maior acontecendo lá fora. Como nossas vidas parecem tão simples e padrão mas que apenas estamos de olhos vendados quanto a algo grandioso que o tempo todo está acontecendo.



Mas infelizmente esse seriado chegou ao fim em 2002... Sempre senti um certo incômodo com o número "9" que foi a quantidade original de temporadas, afinal de contas ter dez temporadas parece um fechamento com tão mais estilo, poder dizer "Após uma década, você verá o final!". E apesar dos filmes é difícil não ficar com aquele vazio após uma série que você ama terminar.

No entanto o jeito é aguentar a saudade especialmente de séries, isso porque depois que acaba os atores vão cada um pro seu canto. Então a dificuldade de reunir exatamente aquele elenco de volta e no fim das contas a coisa ainda ser um fracasso é esforço demais, sendo assim o normal é que já era mesmo.

Mas parece que em 2015 algo aconteceu, pois várias séries foram anunciadas para retornar, Heroes Reborn mal voltou e foi cancelada na primeira temporada, Prison Break, uma série que desde que vi o final fiquei batendo na cabeça "Dá pra ter mais uma temporada! Se os caras quiserem eles fazem fácil, esse fim aí indica demais que pode se encaixar uma nova!", Twin Peaks que foi a que mais me surpreendeu por não ser um remake, mas sim uma terceira temporada 25 anos depois! E... A minha gostosinha e que realmente me deixou eufórico! ARQUIVO X!!!

Imaginem como não fiquei louco com uma notícia dessas? De repente uma das minhas séries favoritas e que mais marcaram minha vida assim de volta. Poder assistir os episódios enquanto saem e conversar com as pessoas, algo novo pra mim. Quero dizer, quando Arquivo X passava na TV ninguém tinha internet e eu mesmo só fui ver todos os episódios e em ordem certa depois que terminou.

Uma coisa que me deixou meio triste é que a décima temporada foi encomendada pela FOX em forma de mini série e com apenas 6 episódios. Isso foi um certo impacto, afinal de contas para quem está acostumado com as temporadas de 24 episódios, ter uma nova com um quarto do tamanho pode dar aquela sensação de aperto.

Por outro lado uma coisa que com o passar dos anos comecei a pensar foi "Séries menores tem mais conteúdo", isso porque vão direto ao ponto na história principal, sendo assim logo pensei que não teria como enrolarem. Mas também ficou aquele medo de cancelarem a coisa, pois aparecer como mini série logo indicava que seria algo mesmo apenas para dar um gostinho mas sem compromisso.

E então fui assistir essa maravilha! Uma coisa interessante é que essa temporada funciona de duas formas, ao mesmo tempo que serve como décima temporada, também serve como primeira. Não é um remake, é uma continuação mesmo da coisa, mas apesar disso colocaram de uma maneira que não deixa novatos perdidos, dá pra pegar perfeitamente, apenas desperta a curiosidade de ver as temporadas anteriores.

E ver a abertura? Meu! Que coisa linda! Assim, a abertura da série em si é meio trash né? Mas aliviaram um pouco, por exemplo aquele homem com a cara se contorcendo não aparece, mas de resto é uma das variações da abertura original (pra quem não sabe modificavam vez ou outra). Só que não importa, o arrepio de rever aquilo é demais! Foi lindo não terem feito uma versão moderna da coisa, deixado cenas originais com aquelas cenas câmera antiga mesmo.

Como falei na matéria sobre esse seriado, assistir ele te faz sentir em uma viagem pelos anos 90, ver a limitação tecnológica da época e um baita de um clima de mistério com os personagens tendo que se esforçar muito para conseguir determinadas informações. Então a décima temporada gera um imenso contraste, você consegue sentir aquele clima mas é como se os personagens estivessem em um outro mundo.

Uma outra coisa que eu estava meio curioso era sobre o formato adotado, afinal de contas a Arquivo X original certamente não faria tanto sucesso hoje em dia. O negócio é, a série é inteligente, apresenta muita coisa que faz filosofar e tem aquele imenso equilíbrio entre crença e ceticismo que faz refletir. Mas eram 24 longos episódios onde cada um tinha um caso que quase sempre era resolvido no final, e por trás é que tinha a história principal, um formato que se tornou bem manjado.

Com o passar dos anos a lembrança que ficou de Arquivo X não foi sobre esse negócio de resolver casos, era algo divertido demais na época, hoje nem tanto porque tem infinitas séries com "O caso do dia", série de herói, série de monstrengo, série de médico, série de tudo. Como na época não era manjado, a lembrança que se ficou foi de uma série científica maravilhosa envolvendo muita conspiração.

Sendo assim o formato que a FOX adotou foi lindão, é uma história contínua mas que existe o caso do dia porém é ele que é o secundário, não é aquela sensação de que o caso é tão importante, mas sim algo que está no meio da investigação principal e por isso os personagens precisam dar uma olhada na coisa para prosseguir. Ou são episódios simbólicos, que apresentam um caso mas no fim das contas estão falando sobre os protagonistas, são aqueles "episódios espelhos", onde você vê a ação, mas há uma mensagem que vai além.

O clima tá pesadíssimo! Realmente muito mais sombrio que a original, aquela paranoia da Trilogia Illuminatus está de volta. E como conseguiram provocar bem com um "Existe algo ainda maior!", já no primeiro episódio você fica "Caracas, querem revelar um bagulho desses para o mundo? NA TV?", é de causar arrepios, muito bom!

A forma como colocaram o governo agindo também foi fantástica! Realmente muito barra pesada, eu não lembro de ter sentido medo do governo na série original, mas nessa temporada a sensação que tive foi de pavor em abrir o bico, me fez pensar em como eu não teria coragem de ir além se soubesse demais. As mortes apresentadas são realmente horríveis, as vítimas se mostram muito aterrorizadas também.

Enfim, se você sempre quis começar a assistir Arquivo X mas tinha preguiça de ver 9 temporadas, esse pode ser um ótimo ponto de partida e pode ser também o chute inicial pra você correr para ver as anteriores depois, e se você já é fã nem preciso dizer nada né? Essa é simplesmente obrigatória mesmo! Você pode conferir aqui.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Meu primeiro contanto com The X-files foi nas reprises do canal TCM acho que a alguns anos atrás, quando eu assisti me encantei, por ser uma serie que trabalha muito bem com o mistério do sobrenatural. Fiquei bastante animado também com essa continuação porque a nona temporada e o filme de 2008 não me agradaram muito, e espero bastante dessa minisserie

    ResponderExcluir
  2. Show! Não sabia que já tinha saído essa nova temporada, só tinha ouvido falar que "ia sair". Vou assistir AGORA!

    ResponderExcluir
  3. To mega ansioso pra assistir a nova temporada mas ainda tenho que acabar a série original. Acho que um fraco do X-Files é exatamente a quantidade de episódios, sendo que a maioria não tem muita relevância para a o desenrolar dos acontecimentos principais. Claro que existem episódios "fillers" que são excelentes, mas não são muitos por temporada.

    ResponderExcluir