Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Sven Co-op - Jogue Half Life grátis e cooperativo!

Nossa, a valve é sem dúvidas uma empresa maneira demais e é vendo coisas como o Sven Co-op que percebo o quanto ela consegue ser agradável. Isso porque trata-se de nada menos do que Half Life 1 gratuitamente, mas ainda melhor que isso, contendo algo inédito, a possibilidade de se jogar um modo cooperativo de nada menos do que 32 PESSOAS!

A verdade é que eu queria escrever sobre Sven Co-op  há muito tempo atrás, no entanto acabei desistindo porque a gambiarra tava feia no negócio, ele era uma daquelas maravilhas do mundo dos mods, mas que tentei jogar com um conhecido e simplesmente não funcionou, daí desanimei mas fiquei muito na vontade.


Então imaginem qual não foi a minha surpresa ao ver o jogo sendo lançado na steam gratuitamente? Cheguei até a pensar que era preciso ter o jogo instalado, mas não! Realmente a valve deu luz verde para os caras lançarem com a campanha inteira de Half Life 1 gratuitamente! Não é a primeira vez que a empresa faz loucuras como essas, é só lembrar que no passado deixou fazerem o remake de Half Life e lançarem grátis.

Não existe a opção de jogar sozinho, essa é a grande diferença entre jogar ele e jogar Half Life 1 original, sendo assim os jogadores solitários simplesmente não se deram bem nessa. Mas se você tiver ao menos um amigo, aí sim a coisa é bem diferente e com certeza vai se divertir muito com a aventura que é oferecida aqui.

Lembro que tempos depois de zerar Half Life 1 eu ficava pensando em como seria legal passar pelas instalações da Black Mesa com um amigo. Mas ainda assim eu jamais imaginei a coisa com um número tão exagerado como 32 pessoas como é possível aqui. Até porque parecia muito impossível, só que os caras deram um jeito!

O negócio é que ficam aquelas dúvidas, por exemplo no começo de Half Life tem uma parte que você vai descer por um corredor e aparece na tela "Loading" ficando por um ou dois segundos e logo você podendo se mover de novo. Como fariam aquilo em um coop sem os dois jogadores passarem ao mesmo tempo?

Pois é, o negócio é que os desenvolvedores reprogramaram os mapas, e assim existem os pontos certos onde eles terminam. Ou seja, ao invés de ter telas de loading nos pontos originais, tem lugares específicos em que ao todos os jogadores entrarem, o lugar termina e dá loading em todo mundo ao mesmo tempo, geralmente esses lugares são elevadores.

O jogo tem alguns bugzinhos, mas são mínimos, o mais escancarado que vi foi o começo do jogo em que você está sendo levado por aquele carrinho, e dá pra pular dele, portanto é uma parte em que é preciso ter cuidado, mas fora isso foi bem tranquila minha experiência inteira, tudo foi muito bem adaptado.

Se um dos jogadores morrer existem duas opções, se sobrou o corpo do personagem (não foi destroçado por um ventilador, devorado por uma criatura do teto ou explodido por uma granada) outro pode usar uma máquina cardíaca pra trazer o outro jogador de volta. Caso não seja possível ainda existe outra chance, as vezes é possível achar uma moeda azul, ao ser pega os jogadores mortos retornam, outra opção é esperar ao menos um jogador conseguir chegar ao ponto de extração e dar loading no próximo mapa.

A experiência foi aperfeiçoada para o multiplayer e o jogo está bem mais difícil, tendo inclusive inimigos que no jogo original aparecem bem mais pra frente mas que aqui surgem mais rapidamente e até mesmo tem pontos onde no original não tem inimigos e aqui eles aparecem. Sem dúvidas esse é um jogo difícil e as vezes a quantidade de inimigos e coisas acontecendo ao mesmo tempo é imensa, mas é fantástica!

Imagine a diversão de vários amigos sendo atacados ao mesmo tempo, pedindo ajuda mas você não pode porque naquele momento está cuidado dos próprios problemas com inimigos te atacando? A variação de Half Life é imensa, soldados, criaturas, máquinas de defesa, isso sem contar com os sutos de certos lugares, a gritaria pode ser constante.

E quanto aos puzzles então? Vai ser normal você se ver separando dos amigos para procurar por saídas, tentar resolver as coisas. É também fantástico passar pelas armadilhas, imagine uma partida de quatro amigos e o grupo se depara com um corredor lotado de fios com lasers e armadilhas atrás? Daí um por um vai passando sem tentar morrer? Ou o grupo se decidindo pra ver quem é que vai entrar em uma sala alagada e cheia de eletricidade com um interruptor pra ser desligado?

O jogo ainda tem modos próprios que não são Half Life, ou seja você poderá jogar outras campanhas e baixar campanhas feitas por jogadores, além de criar as suas próprias se você for do tipo que gosta de fazer essas coisas. E não estou falando só de modo aventura cooperativa, tem modos variados, incluindo de jogadores se enfrentando.

Tudo é apresentado de uma baita forma estilosinha, no começo os jogadores são colocados em uma instalação da Black Mesa com banheiros, escadarias, etc e o jogo é dividido em salas, por exemplo "Half Life Capítulos 1 a 8" ou "Half Life Blue Shift (acesso apenas a pessoal autorizado)" que no caso é uma sala que só vai estar aberta se o jogador tiver Blue Shift instalado. E em cada sala tem vários computadores com duas mãos, pra iniciar aquela partida é só os dois colocarem as duas mãos ao mesmo tempo e um portal vai abrir para eles acessarem.

Enfim, como disse o jogo é grátis e vale MUITO a pena! Ele tem servidores próprios mas eu não cheguei a testar porque acho que ficam abertos pra qualquer um entrar, então se vocês quiserem uma coisa mais privada você pode usar esse pequeno tutorial do Tunngle pra então acessarem no modo LAN, usei ele e foi muito tranquilo mesmo, sem problemas mas servem outros tipo o Hamachi. Enfim, quem quiser baixar o jogo é só clicar aqui.

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Obrigado pela dica Sky, mudando de assunto, você nunca pensou em criar um canal no Youtube? Com as noticias do blog, talvez alguns gameplays?
    Esse blog já existia quando eu comecei a acessar a internet, seria uma boa expandir o Nerd Maldito para outras areas, eu adoraria assistir

    ResponderExcluir
  2. Existe um canal do blog, mas não é bem o que se espera de um canal hahaha, ele é basicamente um especial com gameplays de jogos do PS1 em ordem alfabética. Ò__Ò!

    ResponderExcluir
  3. Foda que esses servidores da vale estilo CS e outros sempre dão um lag aqui, mesmo com um ping baixo. E é tanto negim que altera os mapas que vc não sabe se está em alguma campanha original ou uma maluca.

    ResponderExcluir
  4. Me lembrou um pouco o Zdaemon de Doom, que jogo até hoje, muito bom se um dia se interessar faz uma matéria.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho jogado com um amigo esses dias, mas já começamos a campanha, estamos na parte dos trens, se quiser participar mesmo assim me adiciona lá no facebook:

    https://www.facebook.com/nerdmaldito

    ResponderExcluir
  6. Comecei a jogar, to meio perdido. A materia me ajudou a sacar mais o jogo. Dahora

    ResponderExcluir