Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Boku dake ga Inai Machi - Um anime bastante mórbido

Esse é um anime que a primeira vez que ouvi falar foi ao ver algum dos leitores no grupo do blog no facebook criar uma postagem dizendo que achou parecido com o livro que escrevi, Folhas Secas Daquele Outono. Na hora naturalmente tomei um susto, pois apesar do cara ter só comentado, eu já pensei um pouco mais a frente, pois a popularização de um anime obviamente é muito maior do que meu livro, o que facilitaria pra eu ser acusado de plágio.


Fui dar uma pesquisadinha e vi que o anime é de 2016 e foi baseado em um mangá de 2012, o que foi um alívio já que comecei a publicar a história em 2011. Claro que sei que sempre será inevitável que coisas parecidas surjam, mas a acusação de plágio de algo é um incômodo que não gostaria de ter. Mas de qualquer forma ao dar uma olhada na história, vi que as coisas não são no mesmo estilo também.

Acabei então deixando pra lá, mas quando um outro leitor apareceu extremamente animado dizendo que eu tinha que assistir um anime chamado ERASED, fui dar uma pesquisada e vi que era o título em inglês de Boku dake ga Inai Machi. Acabei decidindo dar uma olhada na coisa, mas meio desconfiado como sempre, já que sempre assisto animes com um pé atrás, mas sei que as vezes descubro obras que me apaixono como Kiseijū ou o empolgante Knights of Sidonia.

O ponto de partida da história definitivamente tem mesmo um toque semelhante a meu livro antes da coisa se separar. Fala sobre Fujinuma Satoru, um homem fracassado de 29 anos (no meu o personagem tem 28) e que é bem incomodado com sua vida. Ele sofre com um tipo de habilidade sobrenatural onde volta no tempo entre 1 e 5 minutos quando algum crime acontece próximo, e esse momento se repete inúmeras vezes até ele impedir. Mas certa vez algo muito maior acontece e ele volta 18 anos no passado, para 1988, quando era um aluno da quinta série (Exatamente a mesma série para onde o personagem do meu livro volta).

Mas a partir daí as histórias tomam rumos diferentes, Fujinuma Satoru sabe bem o que ele está fazendo no passado, ele precisa resolver algo. Um assassinato que presenciou no futuro e também está exatamente no momento do passado em que uma garota foi sequestrada e ele se culpou. É sua segunda chance de fazer as coisas diferentes.

Como os visitantes do blog sabem, eu sou apaixonado pela ausência de tecnologia em décadas antes de 2000, e é maravilhoso ver um personagem acostumado ao cômodo ano de 2006 ter que se virar com o Japão de 1988. É simplesmente muito agradável ver a forma que o personagem vai levando as coisas no corpo de uma criança e se contendo o tempo todo.

O anime é extremamente mórbido, quase o tempo contém uma narrativa em primeira pessoa, que aliás ficou muito legal a voz do narrador ser a do personagem adulto, mas quando ele interage com outros personagens é mostrada sua voz de criança, é um pequeno detalhe que muitas obras esquecem e colocam logo a voz do pensamento também como infantil.

Não é um anime agitado, as coisas são bem paradas mesmo, o personagem tenta resolver um caso de sequestro, mas se por um lado ele parece superior a uma criança normal, por outro existe a constante sensação de que ele está de mãos amarradas pois não pode simplesmente ligar pra polícia e dizer o que acontecerá no futuro. De certa forma me lembrou um bocado o anime Monster graças a isso de investigação e a morbidez da coisa.

Enfim, gostei muito de Boku dake ga Inai Machi, mas não recomendo a todos, ele é um anime realmente parado. As coisas acontecem lentamente e como disse o personagem constantemente está apresentando sua linha de pensamento, portanto existe um foco bem forte na narrativa da coisa e no suspense. Quem gosta de histórias profundas sobre viagem no tempo, talvez goste.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Esse é o melhor dessa temporada (na minha opinião). Uma coisa, foi confirmado que o anime vai seguir o rumo original da história, mas para evitar spoilers do final, o ultimo ep e o ultimo cap. do mangá vão sair no mesmo dia (quando isso acontece dá pra esperar um baita final).

    Vou recomendar um anime da temporada passada, que a maioria deixou passar batido por causa do primeiro ep não ser mt bom.
    O nome é:

    Subete ga F ni naru (tudo se transformará em F)

    Ele é um anime de mistério que gostei bastante e conseguiu me manter entretido, ele é bem curto e rápido de se ver (vi em um fim de semana).

    ResponderExcluir