Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

E se Minecraft tivesse sido lançado no ano 2000?

Eu não sei vocês, mas uma coisa que sempre pensei quanto a Minecraft foi se ele poderia ter sido lançado antes. Isso porque os gráficos dele são não apenas quadrados como também pixelizados. Algo que acabou se tornando um dos charmes do jogo, atraindo muita gente e gerando um monte de mods fantásticos e uma comunidade bastante forte.

Minecraft é um jogo bastante revolucionário e que inspirou uma penca de cópias, e a ideia de um mundo aberto infinito ainda dá um nó na minha cabeça, afinal de contas parece muito impossível uma coisa dessas. Sei que é gerado a partir de uma "semente" que calcula como vai ser o resto a partir dali, mesmo assim algo desse estilo parece extremamente surreal.


Também é comum ver pessoas falando "Meu PC não roda Minecraft" o que chega a ser engraçado também. Mas sei bem que boa parte das pessoas que falam que o PC não roda algo é porque a pessoa tunou o negócio de vírus e quase não roda nem o navegador no negócio, muito menos um jogo. Além de certos problemas como o java não estar atualizado e a pessoa acha que é o jogo que não roda.

Então sempre me veio aquele pensamento "Nossa, será mesmo que o meu primeiro PC, aquele Pentium 3 que ganhei em 2000, não rodaria esse gráfico?". Tinham jogos da época que os gráficos eram bons. E assim decidi pesquisar exatamente por um Pentium 3 para ver se o negócio funcionava e... Não é que funcionava? O___O'

Esse aí é um processador singlecore de 800mhz (1024ghz = 1ghz pra quem não sabe), 512mb de ram (A mesma coisa, 1024mb = 1gb) e roda tranquilo a versão 1.6.2 do jogo! Ele roda o servidor no vídeo e conseguiu jogar com seis pessoas, mas talvez dê com mais gente.

Fantástico né? Eu fico pensando em quantas coisas fantásticas não poderiam ter sido inventadas antes de seu tempo, mas que simplesmente não aconteceram porque ninguém teve a ideia ainda. Afinal de contas gostando ou odiando Minecraft, é inegável que ele é um jogo que influenciou demais outros. Hoje em dia é normal se ver jogos gerados na hora.

Antigamente essa ideia simplesmente não estava na cabeça dos desenvolvedores, é certo que nós tínhamos alguns jogos que apresentavam a característica aleatória, Diablo 2 por exemplo você nunca sabia com certeza onde estava a primeira caverna, o mundo dele variava. Mas não era algo absurdamente aleatório.

Enfim, legal pra caramba né? Já pensou se naquela época o povo já pudesse se divertir com esse jogo, porém usando conexão discada? Já pensou o tanto de coisas que podem ser lançadas no futuro e que hoje em dia seriam perfeitamente viáveis, mas ninguém teve a ideia ainda? =)

Postar um comentário

4 Comentários

  1. É, o fato de ser um jogo em Java já facilita a retrocompatibilidade, já que um jogo que roda em Java é um jogo que roda em uma máquina virtual que roda em qualquer dispositivo, sempre com memória RAM limitada.
    Lembro que quando jogava o alpha de Minecraft (que comprei por sua causa, Sky). Eu fiz um "bat" pra rodar o jogo com mais memória, pois a memória alocada pra máquina virtual do Java é limitada, e assim eu pretendia "tunar" o jogo. Até funcionou, mas hoje em dia tem um launcher que faz tudo isso por baixo dos panos.
    Acredito que jogos em flash, como Binding of Isaac também rodem em PCs antigos e fracos, basta atualizar o flash player.

    Enfim...
    Você sabe que você é um dos pais do Minecraft no Brasil, não sabe, Sky? Foi você quem trouxe o jogo pra "boca do povo", hehehe. Você é co-responsável por existirem milhares de canais de criancinhas jogando minecraft no youtube, mas eu não lhe culpo, sei que não era a intenção. Santos Dumont também não queria que o avião fosse usado em guerras. Mas você é um dos precursores dessa febre de minecraft.

    Minecraft foi legal, mas para mim Minecraft já deu o que tinha que dar... no dia em que joguei Terraria eu nunca mais senti vontade de jogar Minecraft de novo... e no dia em que joguei Starbound, desinstalei e voltei a jogar Terraria, heheheh.
    Minecraft já está aí faz tantos anos, e na minha opinião continua carente de conteúdo e mecânicas de gameplay... porque será que a equipe da Mojang é tão preguiçosa com esse jogo?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Super Suporte.
    (y) *joinha
    Eu vi.

    ResponderExcluir
  4. Também acho estranho não adicionarem mais coisas, os mods mostram que a quantidade pode ser tão gigante. Por exemplo a quantidade de animais é minúscula e tem aquele mod "Mo Creatures" que adiciona dezenas de animais com sons próprios, formas de agir próprias e também biomas específicos. A coisa fica tão mais viva. Talvez tenha algo a ver com o peso do jogo porque não é possível, especialmente com a quantidade de cópias de minecraft surgindo sem parar, mas eles nem se sentem ameaçados pelo jeito.

    ResponderExcluir