Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Digimon é cópia de Pokemon? Será mesmo?

Algumas pessoas são revoltadíssimas comigo porque eu disse que prefiro pokemon na matéria sobre a febre de 1999, mas a verdade é que é apenas uma questão de gosto, não significa que seja melhor, significa apenas que eu não tenho uma ligação tão maravilhosa com Digimon quanto tenho com pokemon. Mas as pessoas não ligam pra isso, apenas querem brigar e a treta entre Pokemon e Digimon é forte.

Eu estava pensando sobre esse assunto e briga constante, então decidi fazer uma pesquisinha. Lembro que inicialmente eu pensava que Digimon era cópia de Pokemon já que o anime foi lançado depois no Brasil (Na época ninguém usava internet, então a ordem de lançamento era uma base). Anos depois fiquei sabendo que Digimon foi lançado primeiro e alguns afirmaram que Pokemon é que é uma cópia de Digimon.


Mas a verdade é que uma coisa confusa pra cacete são as datas de lançamentos de Digimon, é possível achar por exemplo a informação de que o mangá começou a ser publicado em 1994, o que não parece certo porque uma das informações que parecem mais consistentes é a de que a franquia surgiu a partir de brinquedos eletrônicos.

Após olhar várias datas a conclusão que cheguei foi que Digimon foi mesmo lançado após Pokemon, mas ele não é uma cópia, bom ao menos não de Pokemon... Isso porque ele tem como base os Tamagotchi, que nadinha tem a ver com pokemon. Enquanto no mundo esses brinquedos fizeram sucesso entre crianças, no Japão pelo jeito era um brinquedo de menina, isso mesmo se você for homem e teve um, BRINCOU DE BONECA SEM SABER! Ò__Ò

Pra quem não sabe, os Tamagotchi eram chaveiros normalmente em formato oval e com um visor onde aparecia um bichinho e embaixo alguns botões, você tinha que dar comida pra ele, banho, cuidar da saúde, etc, variava. Algo bem de menininha mesmo, mas todo mundo tinha um, era demais aquilo, a febre foi em 1997.

Hoje em dia com os smartphones ter um negócio daquele seria mesmo pela nostalgia porque qualquer coisa consegue ser mais divertida. Mas naquela época o povo não tinha nem PC, então imagina a diversão de ter esse negocinho virtual e ver ele crescer? E era algo barato, as alternativas eram sempre meio carinhas tipo o PocketStation da SONY ou mesmo um Gameboy, mas aí já não saía em conta.

Agora o negócio é, os Tamagotchi foram lançados em 1996, não tinha como o mangá de Digimon ser de 1994. Pelo o que vi a primeira adaptação para Mangá na franquia aconteceu no ano que estou supondo que os brinquedos foram lançados 1997, mas inicialmente a coisa era só brinquedos virtuais para meninos em que você podia batalhar contra seus amigos ao encaixar um no outro.

O pequeno mangá C'mon Digimon, foi a primeira aparição do universo em forma de história mesmo, e também foi o que influenciou todo o visual do anime e do mangá principal, que não era pequeno, mas sim uma série mesmo. Apesar de tudo C'mon Digimon não é no mesmo universo, é uma história alternativa, sendo assim o anime usa um bocado de coisas como o próprio personagem Tai mas não é o mesmo.

Minhas conclusões são, é meio injusto chamar Digimon de uma cópia do Tamagotchi, parece mais uma inspiração "E se nós lançássemos um brinquedo nesse estilo, mas voltado para garotos e cm opção de batalhas?". Apesar de tudo, Pokemon foi lançado em 1996 como jogo e ganhou um anime em 1997, isso deve ter dado um empurrão a mais em algo que já estava andando.

Digo isso porque em abril de 1997 saiu o anime, e no outono (brasileiro) do mesmo ano saiu o mangá de Digimon. Então creio que o anime lançou, fez sucesso de imediato devido ao jogo de gameboy, e os responsáveis por Digimon devem ter pensado "Nós temos algo semelhante, vamos aproveitar e lançar um mangá?!" e assim em 1999 veio o anime de Digimon.

Então parece ser aquela coisa, Pokemon parece ter sido mais como um empurrão do que uma cópia mesmo do zero, não um "Olha lá, criaram aquilo, vamos fazer um igual!" e sim um "Olha lá, aquilo tá fazendo sucesso, temos algo semelhante, vamos lançar já que tá na tendência!". É fácil imaginar algm empregado falando pra um investidor "Você não tá vendo o anime e jogo de Pokemon? E nós temos isso também em nossas mãos, só falta lançar!".

Mas é realmente algo que é questão de gosto, acho que o que define no fim das contas é o que a pessoa assistiu primeiro, digo assistir de verdade, acompanhar, não ver um episódio ou outro. Quando você vê algo essa coisa marca, especialmente na infância. As duas franquias tem essências próprias e  que se assemelha mesmo é o fato de ter crianças e criaturas. Agora confiram uma batalha épica (Pulem pra 11:40):
E aí, estavam torcendo pra quem? Confira também o jogo gratuito Pokemon Shuffle.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Isso de "assistir de verdade, acompanhar" é verdade mesmo. Lembro que quando eu era bem pequeno eu assistia um daqueles desenhos antigos do Sonic que tinha numa fita, mas aquilo não me marcou muito. Mas quando eu estava com uns 6,7 anos eu ganhei o meu primeiro computador com um emulador de SNES, e fiquei fã pra caramba de Mario (tanto que eu virei fanboy...)

    ResponderExcluir
  2. Eu gostava muito do anime do Digimon, mas sou muito fã de Pokemón, do anime e dos jogos.
    Para mim, Pokemón e Digimon nunca foram uma briga, sempre considerei os animes bem diferentes um dos outros, com propostas bem diferentes. Enquanto o Pokemón era uma aventura onde cada episódio contava uma pequena história, Digimon era uma única história do começo ao fim.
    Claro, estou levando em consideração a primeira temporada de Digimon, apenas, onde os garotos ficam perdidos no mundo digital, ao melhor estilho Caverna do Dragão, mas ao invés de armas mágicas, eles possuem monstrinhos digitais. A segunda temporada de Digimon é zoada de mais, não gostei e depois disso eu desisti da série.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre preferi pokémon, mas acho bem legal a animação do Digimon, o que as pessoas tem que entender é:
    Pokemon veio primeiro em jogo, e veio antes de digimon, depois que surgiu o anime.
    Já com digimon foi diferente, tinha o anime e depois surgiram os jogos mais fiéis aquelas animações...
    Ai é como sempre vemos acontecer: o anime de pokémon é uma merda porque é baseado no jogo, e os jogos mais fiéis de digimon são uma merda porque são baseados no anime... eles nunca conseguem fazer uma adaptação decente --'
    Apesar de que a primeira temporada de pokémon é até boa, porém depois vira uma merda com Ash tendo que aprender tudo de novo --"

    ResponderExcluir